Biomassa aérea e NDVI em zona ecotonal cerrado-caatinga da Flona de Palmares, Altos, Piauí, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.005.0042

Palavras-chave:

Bioma caatinga, Ciclagem de nutrientes, Unidade de conservação

Resumo

A estimativa da biomassa é uma forma de avaliar a quantidade de material biológico de uma floresta quanto à sua conversão de energia e ciclagem de nutrientes, como também estudos referentes à biomassa vegetal e à composição nutricional das plantas podem compor um importante banco de dados para o desenvolvimento de programas de conservação. A vegetação aérea exerce uma importante função na avaliação de um ecossistema florestal. Diante disso o estudo teve como objetivo quantificar a biomassa da vegetação aérea e analisar a sua relação com o NDVI da Floresta Nacional de Palmares, Altos, Piauí. O estudo foi realizado em uma unidade de conservação de uso sustentável, a Floresta Nacional dos Palmares está localizada na Zona Rural do município de Altos – PI, tendo como limite a capital Teresina.  Foram considerados nessa pesquisa apenas os indivíduos que estavam dentro das parcelas de 20m x 20m, coletadas em 09 glebas, totalizando uma área de 168 ha. Foram incluídos nesse estrato todos os indivíduos com a circunferência na altura do peito (CAP) igual ou superior a 15 cm. Com o NDVI foi possível ter uma visualização da vegetação da Flona, e assim fazer uma comparação com os resultados da biomassa, que foram coerentes com a imagem do NDVI. A biomassa total em árvores vivas e mortas na Flona de Palmares foi estimada em 313.050 Mg/ha, no período seco de 2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Letícia Stefany Monteiro Brandão, Instituto Federal do Piauí

Possui graduação em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Piauí (2020), na qual desenvolveu trabalhos nas áreas de gerenciamento de resíduos sólidos e gerenciamento de unidade de conservação. Tem experiência na área de estudos ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo de solos, gerenciamento de resíduos sólidos e gerenciamento de unidade de conservação. Atualmente é técnico no grupo de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisa em Investigação e Monitoramento da Qualidade Ambiental (IQAm), do Instituto Federal do Piauí.

Bruna de Freitas Iwata, Instituto Federal do Piauí

Graduada em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Piauí, com mestrado em Agronomia - Solos pela Universidade Federal do Piauí e Doutorado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Ceará. Professora do curso de Gestão Ambiental do Instituto Federal do Piauí Campus Teresina Central, sendo também docente do Programa de Mestrado Profissional em Análise e Planejamento Espacial, na mesma instituição. Tem experiência na área de Estudo Ambientais, Agroecologia, com ênfase em Manejo Agroflorestal, atuando principalmente nos seguintes temas: recuperação de áreas degradadas, manejo e conservação do solo, qualidade e matéria orgânica do solo, qualidade ambiental e impactos ambientais. Possui experiência em estudos de unidades de conservação e plano de manejo. Coordena os grupos de pesquisas: Grupo de Estudo e Pesquisa em Solos, Água e Florestas do Nordeste (Edafcos do Nordeste) e Grupo de Pesquisa em Investigação e Monitoramento da Qualidade Ambiental do Piauí (IQAm). Possui experiência técnica e acadêmica em licenciamento ambiental, elaboração de estudos de impactos ambientais e projetos de recuperação de áreas degradadas. Atual Coordenadora do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFPI Campus Teresina Central e do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto Federal do Piauí.

Gaspar da Silva Alencar, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (2002). Possui Pós-Graduação em Administração e Manejo em Unidades de Conservação pela UEMG (2005). Atualmente exerce o cargo de Chefe da Floresta Nacional de Palmares do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Atuação na área de Geografia e Meio Ambiente. 

Suzane Pereira Carvalho, Instituto Federal do Piauí

Graduada em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Piauí. Campus Teresina Central. Técnica em Administração pelo Instituto Federal do Piauí. Campus Teresina Central

Karoline de Sousa Almeida, Instituto Federal do Piauí

Atualmente discente do Curso Tecnológico em Gestão Ambiental, Instituto Federal do Piauí - IFPI, Campus Teresina Central. Especialista em Ciências Ambientais e Saúde, Faculdade Evangélica do Meio Norte, FAEME. Graduada em Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em ecologia e ecologia aquática, atuando em unidades de conservação, coleta e análise de solo, água e plantas aquáticas. Participação no Grupo de Estudos e Pesquisa em Investigação e Monitoramento da Qualidade Ambiental (IQAm) e o Grupo Edáficos do Nordeste: GEP em Conservação de Solos, Águas e Florestas do Nordeste.

Camila Maria Alves da Silva, Instituto Federal do Piauí

Possui graduação em Técnico em Informatica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piaui(2015), curso-tecnico-profissionalizante em TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO pela FRANCA ESCOLA TECNICA(2015) e ensino-medio-segundo-graupela Unidade Escolar Odylo de Brito Ramos(2013).

Israel Lobato Rocha, Instituto Federal do Piauí

Possui graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (2014), especialização em Gestão e Educação Ambiental pela Universidade Estadual do Piauí (2016) e mestrado em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado pelo Instituto Federal Goiano (2019). Atualmente é professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Piauí - Campus Corrente e coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal do Piauí - Campus Corrente. 

Mauro César de Brito Sousa, Instituto Federal do Piauí

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Piauí (2004). Mestre em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará (2008). Doutor em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela Universidade Federal do Ceará (2015). Especialista em Geoprocessamento pela Universidade Estadual do Ceará (2015). Especialista em Análise e Projeto de Redes de Água pela Universitat Politècnica de València (2017). Especialista em Engenharia de Saneamento Básico e Ambiental pela Universidade Paulista (2020). Professor do Instituto Federal do Piauí nos Cursos de Engenharia Civil, Tecnologia em Gestão Ambiental e Mestrado Profissional em Análise e Planejamento Espacial. Atua nas áreas de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos, com ênfase nos temas: Modelagem em Recursos Hídricos e Monitoramento Hídrico-Ambiental.

Downloads

Publicado

2020-06-05

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>