Estudo dos impactos de vizinhança das indústrias de médio e grande porte na zona sul de Teresina/PI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2019.003.0021

Palavras-chave:

Impactos, Atividade Industrial, Zona Urbana, Teresina

Resumo

O Estudo de Impacto de Vizinhança é um documento de análise urbanística e ambiental de âmbito municipal e se destina a empreendimentos dos mais diversos segmentos que impactos no meio ambiente. O objetivo do presente trabalho é analisar os impactos de vizinhança no entorno das indústrias de médio e grande porte na zona Sul de Teresina no que se refere aos aspectos legais. Os métodos utilizados foram: pesquisa bibliográfica e eletrônica em fontes digitais de informação como em anais de ventos, revistas científicas, etc; levantamento dos dados das indústrias; verificação da situação cadastral das empresas; espacialização das indústrias por meio de geotecnologias; pesquisa documental das leis municipais; atividade de campo e registro fotográfico. Conforme resultados, constatou-se diversos impactos no meio físico, urbanístico, infraestrutura e qualidade de vida, a citar, ocupação irregular do solo por moradores em área de proteção ambiental, resíduos sólidos e pontos de queimada, geração de tráfego, ponto de água servida acumulada e esgoto irregular. Conclui-se que, aplicabilidade das ferramentas de geoprocessamento é de fundamental importância para a espacialização por meio de mapas temáticos de uso e ocupação do solo, visto que, essa visualização espacial possibilita um melhor entendimento da abrangência dos impactos na vizinhança e de áreas de ocupação irregular, servindo como uma ferramenta suporte para a tomada de decisões. É necessária atenção por parte do Poder Municipal na adoção de medidas mitigadoras e compensatórias a cerca dos impactos de vizinhança que interferem diretamente na qualidade de vida dos moradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Núbia Araújo Sena, Instituto Federal do Piauí

Graduanda em Tecnologia em Geoprocessamento pelo Instituto Federal do Piauí - IFPI - Campus Teresina
Central (início: 2017). Graduada em Licenciatura plena em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI - Campus poeta Torquato Neto (2011 - 2015). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq (2013 - 2015) e colaboradora estudante do grupo de estudos Núcleo de Estudo e Pesquisa Rural e Regional - NUPERRE da UESPI na linha de pesquisa Espaço Rural (2013 - 2015). É membro do grupo de estudos Núcleo de Estudos sobre a Zona Costeira do Estado do Piauí - NEZCPI da UESPI (início: 2018) e atua como colaboradora técnica em Geoprocessamento. Estagiária de Geoprocessamento na Diretoria de Geologia e Recursos Minerais - DGM do Serviço Geológico do Brasil - CPRM, Residência de Teresina - RETE (início: 2018). Atua na área de SIG aplicado a produção de mapas temáticos e geoprocessamento aplicado a análise ambiental. E-mail profissional: nubia.sena@live.com

Bruna de Freitas Iwata, Instituto Federal do Piauí

Graduada em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Piauí, com mestrado em Agronomia - Solos pela Universidade Federal do Piauí e Doutorado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Ceará. Professora do curso de Gestão Ambiental do Instituto Federal do Piauí Campus Teresina Central. Tem experiência na área de Estudo Ambientais e em Agroecologia, com ênfase em Manejo Agroflorestal, atuando principalmente nos seguintes temas: recuperação de áreas degradadas, manejo do solo, conservação do solo, qualidade do solo, matéria orgânica do solo, qualidade ambiental e impactos ambientais. Coordena os grupos de pesquisas: Grupo de Estudo e Pesquisa em Solos, grupo Agroecologia e Fatores de Conservação dos Solos do Nordeste (Edafcos do Nordeste) e Grupo de Pesquisa em Investigação e Monitoramento da Qualidade Ambiental do Piauí (IQAm). Possui experiência técnica e acadêmica em licenciamento ambiental, elaboração de estudos de impactos ambientais e projetos de recuperação de áreas degradadas. Atual Coordenadora do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFPI Campus Teresina Central e do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto Federal do Piauí.

Karoline de Sousa Almeida, Instituto Federal do Piauí

Graduanda em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI. Técnica em agricultura formada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq do projeto Dinâmicas e dilemas da exploração do coco babaçu (Orbignya speciosa Mart. Ex Spreng) no Piauí. Participou de um Projeto de Extensão na Parceria IFPI/SEMAR, onde atuou nas áreas de Recursos Hídricos e no Cadastro Ambiental Rural-CAR no período de Outubro/2018 a Fevereiro/2019.

Downloads

Publicado

2019-07-17

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>