Análise das áreas de preservação permanente e da qualidade da água do Rio Corrente, Corrente/PI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.004.0028

Palavras-chave:

Área de preservação permanente, Plano Diretor, Geoprocessamento, Índice de qualidade da água

Resumo

O crescimento da população das cidades e suas atividades econômicas aceleram a deterioração da qualidade da água nos corpos hídricos e avançam sobre sua área de preservação. O presente trabalho objetivou-se analisar as Áreas de Preservação Permanente (APPs) do Rio Corrente nas últimas três décadas, verificando o ordenamento jurídico de uso e ocupação do solo urbano, as legislações ambientais e a qualidade da água do mesmo. Nesse contexto, foi realizado um mapeamento nas APPs do Rio Corrente para avaliar as mudanças de uso e ocupação do solo que ocorreram de 1998 a 2018 com base Plano Diretor Municipal. Foi utilizado técnicas de geoprocessamento e a base de dados MapBiomas. Foram encontradas as seguintes classes de cobertura vegetal: pastagem, floresta natural, formação campestre e cultura anual e perene. Em seguida realizou-se a coleta e análise dos parâmetros físico-químicos e microbiológicos da água e confrontados com a Resolução nº 357/2005 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) e Índice de Qualidade das Águas (IQA). A determinação do IQA resultou em valores que variaram entre 50 e 62 no período seco e 51 a 58 no período chuvoso variando entre aceitável e bom. A APP evoluiu de 39 hectares para 60,8 hectares, demonstrando uma maior preservação pós Plano Diretor Municipal. Se o poder público fiscalizasse efetivamente o resultado poderia ser mais efetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anaian Antunes Bembem, Instituto Federal do Piauí

Mestre em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado pelo Instituto Federal Goiano.Especialista em Meio Ambiente pela FAETE (Faculdade das Atividades Empresariais de Teresina), Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Piauí e Direito Previdenciário.Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (2006) e é Bacharela em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (2011). Professora Efetiva de Geografia do Instituto Federal do Piauí, Campus Corrente.

Leandro Caixeta Salomão, Instituto Federal Goiano

Possui Doutorado e Mestrado em Agronomia/Irrigação e Drenagem pela Faculdade de Ciências Agronômicas/Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - FCA - UNESP - Campus de Botucatu - SP e Graduação em Tecnologia em Irrigação e Drenagem pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Urutaí. É Especialista em Docência Superior pela Faculdade Lions de Goiânia-GO. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal Goiano Campus Urutaí - Goiás, exercendo a função de Coordenador do Curso Superior em Bacharelado em Engenharia Agrícola e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Irrigação no Cerrado, PPG-IC, junto ao IF Goiano Campus Ceres e do Programa de Pós Graduação em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado, PPG-CRENAC, junto ao IF Goiano Campus Urutaí. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem. Atuando principalmente nos seguintes temas: Irrigação Localizada e Aspersão, Manejo de Irrigação, Manejo de Água e Solo, Fertirrigação, Hidráulica Agrícola, Quimigação e Desenho Técnico.

Rômulo Vargas Lustosa, Instituto Federal Goiano

Mestre em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado pelo Instituto Federal Goiano (2020) e exerce a função de professor de Biologia, Espanhol e Química no estado do Piauí, pela Secretaria de Estado da Educação (2015 - atual). Possui graduação em Ciências Biológicas (UFPI/2014) e em Letras-Espanhol (UESPI/2018); pós-graduação (latu sensu) em Docência na Escola de Tempo Integral (UFPI/2016) e em Estudos Geoambientais e Licenciamento (IFPI/2018). Foi estudante de Programa de Educação Tutorial (PET) (2010 - 2015); monitor e co-autor do projeto vencedor da 15ª edição do Prêmio Santander Universidade Solidária (2013-2015); e, bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) (2014 - 2015). É membro ativo do grupo de pesquisa Intervenção em Gestão e Educação Ambiental. Tem experiência nas áreas de Genética, Meio Ambiente, Educação Socioambiental, Comunidades tradicionais, Conservação da Natureza e Qualidade de Água.

Bruna de Freitas Iwata, Instituto Federal do Piauí

Graduada em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Piauí, com mestrado em Agronomia - Solos pela Universidade Federal do Piauí e Doutorado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Ceará. Professora do curso de Gestão Ambiental do Instituto Federal do Piauí Campus Teresina Central, sendo também docente do Programa de Mestrado Profissional em Análise e Planejamento Espacial, na mesma instituição. Tem experiência na área de Estudo Ambientais, Agroecologia, com ênfase em Manejo Agroflorestal, atuando principalmente nos seguintes temas: recuperação de áreas degradadas, manejo e conservação do solo, qualidade e matéria orgânica do solo, qualidade ambiental e impactos ambientais. Possui experiência em estudos de unidades de conservação e plano de manejo. Coordena os grupos de pesquisas: Grupo de Estudo e Pesquisa em Solos, Água e Florestas do Nordeste (Edafcos do Nordeste) e Grupo de Pesquisa em Investigação e Monitoramento da Qualidade Ambiental do Piauí (IQAm). Possui experiência técnica e acadêmica em licenciamento ambiental, elaboração de estudos de impactos ambientais e projetos de recuperação de áreas degradadas. Atual Coordenadora do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFPI Campus Teresina Central e do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto Federal do Piauí.

Israel Lobato Rocha, Instituto Federal do Piauí

Possui graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (2014), especialização em Gestão e Educação Ambiental pela Universidade Estadual do Piauí (2016) e mestrado em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado pelo Instituto Federal Goiano (2019). Atualmente é professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Piauí - Campus Corrente e coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal do Piauí - Campus Corrente. 

Patrine Nunes Gomes, Instituto Federal do Piauí

Técnica em Meio Ambiente pelo o Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Piauí - IFPI (2016). Graduada em Tecnologia em Gestão Ambiental - IFPI (2019).

Downloads

Publicado

2020-04-27

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>