Palm oil biometrics and production in the municipality of Castanhal (PA)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2019.004.0007

Keywords:

Morphometry, Palm trees, Oilseed plants

Abstract

The cultivation of oil palm (Elaeis guineenses Jacq) is an activity of the agro-ecological and industrial chain, with commercial exploitation period of approximately 25 years, production on a commercial scale. It begins three years after planting. Oil palm yield is about 3 to 8 times higher than that of most oilseeds. The objective was to evaluate the growth, dry mass accumulation (DM) and oil palm production (Elaeis guineenses Jacq) as a function of age, through the following variables: plant height, stem circumference, leaf number and length, yield of bunches and dry mass (DM) of each plant component for each age studied. Data were obtained by the destructive method in four plants for each age, in commercial cultivation located in Castanhal (PA), using a completely randomized design. It was observed that the highest biometric results were found in eleven-year-old plants, with an average of 45 leaves per plant, 275 leaflets per leaf, 1.46m height of the stem, 2.20m circumference of the stem, 17 bunches. per plant and 2431 bunches per hectare. The DM production in all plant components increased with age, and the largest amount corresponded to the highest age surveyed (11 years).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Deusdedith Cruz Filho, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1985) e Mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2005) e Doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2012). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, e Ciências Agrárias atuando principalmente nos seguintes temas: manejo florestal, avaliação de resíduos de exploração florestal através de amostragem por intersecto, e estudos de crescimento do dendezeiro híbrido BRS Manicoré em função da idade. Presta Consultoria Florestal e Ambiental, Pericias e Avaliações na área de Ciências Agrárias e Recursos Naturais. Atualmente é Engenheiro Florestal da Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém - Pará, atuando na área de Pesquisa e Extensão, e Professor do Programa de Formação de Professores do Ensino Básico.

Ismael de Jesus Matos Viegas, Universidade Federal Rural da Amazônia

Formado em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazonia-UFRA (1971),mestrado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luís de Queiroz (1985) e doutorado em Agronomia pela mesma escola (1994).Pesquisador da Embrapa de 1973 a 2008 e professor visitante da UFRA do curso de doutorado em Ciências Agrárias, área de concentração Agroecossistemas da Amazônia de 2009 a 2011. Professor efetivo da UFRA Campus de Capanema a partir de outubro de 2012 .Atua na area de fertilidade do solo e nutrição de plantas em dendezeiro, seringueira, coqueiro, açaizeiro, pupunheira,cupuaçuzeiro,gravioleira, mangostanzeiro, pimenteira-do-reino,espécies florestais (mogno, teca, paricá, taxi) e plantas ornamentais tropicais (helicônias, alpinia, bastão-do-imperador e shampoo).

Jessivaldo Rodrigues Galvão, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1985), com mestrado em Agronomia (2005) e doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2011). Engenheiro Agrônomo da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Solos, com ênfase em Fertilidade, Manejo e conservação do solo, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de grãos, disponibilidade de minerais e nutrição de plantas.

Deivison Rodrigues da Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia

Engenheiro Agrônomo e mestrando em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia. Foi bolsista do Programa Jovens Talentos para a Ciência da CAPES/CNPq e do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq, onde desenvolveu trabalhos voltados à fertilidade do solo e nutrição mineral de plantas. Atualmente é membro colaborador do Grupo de Estudos em Nutrição da Palma de Óleo (Nutripalma), onde desenvolve projetos de extensão, treinamentos e promove eventos que favoreçam a difusão de conhecimento técnico científico sobre a nutrição e fertilização da Palma de Óleo. Trabalha com pesquisas na área de ciência do solo com ênfase em fertilidade, nutrição de plantas, manejo e conservação do solo.

Mauro Junior Borges Pacheco, Universidade Federal Rural da Amazônia

Acadêmico em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Agronomia.

Francisco José Lima de Souza, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduando do 10° semestre de Agronomia na Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, aluno de Iniciação Científica e membro do Grupo de Pesquisa em Manejo e Fertilidade do Solo.

Gabriela Vilhena de Almeida, Universidade Federal Rural da Amazônia

Acadêmica do curso de graduação em Agronomia e bolsista de extensão da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). É integrante do grupo de pesquisa e extensão em manejo e fertilidade do solo da UFRA. Desenvolve estudos na área de ciência do solo, com ênfase em fertilidade, manejo e conservação do solo, atuando principalmente nos seguintes temas: adubação, sistemas de manejo do solo e produção vegetal. 

Vlademir Pantoja Barata Junior, Universidade Federal Rural da Amazônia

Acadêmico em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia.

Published

2019-10-09

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>