Caracterização e produção dos frutos de meloeiro (Cucumis melo L.) influenciados por adubação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.001.0026

Palavras-chave:

Cucumis Melo, Variáveis de Frutos, Fertilização

Resumo

A qualidade da fruta no melão envolve atributos relacionados às características da polpa, como sólidos solúveis, aparência interna e externa da fruta, polpa grossa e sabor, indicando a aceitabilidade do consumidor. Foi avaliado o peso, o teor de matéria solúvel, sólidos, espessura do mesocarpo, diâmetro longitudinal e diâmetro transversal dos frutos de melão em cada tratamento. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com cinco repetições e três tratamentos, trat 1: NPK 50-25-25; trat 2: NPK 10-28-20 e tratamento 3: NPK 3-12-6, usado para cultivar o híbrido Sunrise, semeado em flutuação e depois transplantado para os buracos das leiras em uma estufa, que havia sido realizada anteriormente e correção da fertilização com base no solo, foi realizada a irrigação por gotejamento e, 25 dias após o transplante, foi realizado o tutoramento da planta. A colheita foi realizada gradualmente, de acordo com a maturação dos frutos, o que ocorreu aproximadamente 60 dias após o transplante. Conteúdo de sólidos solúveis, espessura do mesocarpo, diâmetro longitudinal e transversal do fruto de melão, não houve efeito significativo dos tratamentos. As médias observadas para peso, teor de sólidos solúveis, espessura do mesocarpo, diâmetro longitudinal e diâmetro transversal do fruto de melão foram maiores nos tratamentos 2 (672,74 g), 1 (5%), 2 (29,33 mm), 1 (101,86 mm) e 2 (104,62 mm), respectivamente. As características relacionadas ao tamanho e formato do fruto (diâmetros transversal e longitudinal e espessura do mesocarpo), teor de sólidos solúveis, peso do fruto e peso seco da parte aérea do melão não foram influenciadas pelos diferentes tipos de fertilizantes utilizados no experimentar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brenda Rocha Guimarães, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui Mestrado em Agronomia, Área de Concentração: Solos e Nutrição de Plantas (2008), e Graduação em Agronomia (2005), ambos pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. É Analista de Meio Ambiente do Governo do Estado do Amapá - GEA, desde Dezembro de 2011, onde atua no planejamento, formulação e monitoramento de políticas públicas, no Núcleo de Política Rural - NPR, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural - SDR.

Ana Regina da Rocha Araújo, Universidade Federal Rural da Amazônia

ANA REGINA ARAUJO MARTINS CONCLUIU O DOUTORADO EM AGRONOMIA PELA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO USP ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ, EM 2001. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Publicou artigos em periódicos especializados e diversos trabalhos em Anais de Eventos de Pesquisa e Extensão. Recebeu 1 prêmio /ou homenagem. Atua na área de Agronomia, atualmente com ênfase em áreas de contaminação por metais pesados. Em suas atividades profissionais interagiu sempre interdisciplinarmente, trabalhando com profissionais de diversas áreas, colaboradores em trabalhos científicos. Em seu CV-LATTES os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: Ciclagem de nutrientes, Fertilidade do Solo, Adubação, Composto orgânico, Dinâmica de nutrientes, Solução do solo, Balanço de nutrientes, Sistema Agroflorestal, Metais pesados. 

Jessivaldo Rodrigues Galvão, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1985), com mestrado em Agronomia (2005) e doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2011). Engenheiro Agrônomo da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Solos, com ênfase em Fertilidade, Manejo e conservação do solo, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de grãos, disponibilidade de minerais e nutrição de plantas.

Mauro Junior Borges Pacheco, Universidade Federal Rural da Amazônia

Tem experiência na área de Agronomia. Foi bolsista de extensão do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Hodiernamente é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) da UFRA, é integrante do Grupo de Pesquisa e Extensão em Manejo e Fertilidade do Solo (GPEMFS) da UFRA. Desenvolve estudos na área de ciência do solo, com ênfase em fertilidade, manejo e conservação do solo, atuando principalmente nos seguintes temas: recuperação de áreas degradadas, análise de solos, microbilogia do solo, utilização de bioestimulantes - promotores de crescimento, Adubação de diversas culturas da Amazônia e nacionais , Sistemas, Técnicas e Práticas de Manejo e conservação do solo e Produção vegetal.

Francisco José Lima de Souza, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduado em Agronomia na Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, bolsista de iniciação científica 2017-2019 e atualmente membro do Grupo de Pesquisa e Extensão em Manejo e Fertilidade do Solo. Desenvolve pesquisas na área de nutrição mineral de plantas e ciência do solo com ênfase em manejo, fertilidade e conservação do solo.

Arley Thoncy Almeida Cardoso, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Administração pela Universidade Norte do Paraná (2018) e graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2018)

Gabriela Vilhena de Almeida, Universidade Federal Rural da Amazônia

Acadêmica do curso de graduação em Agronomia e bolsista de extensão da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). É integrante do grupo de pesquisa e extensão em manejo e fertilidade do solo da UFRA. Desenvolve estudos na área de ciência do solo, com ênfase em fertilidade, manejo e conservação do solo, atuando principalmente nos seguintes temas: adubação, sistemas de manejo do solo e produção vegetal. 

Downloads

Publicado

2020-01-06

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>