Diagnose da Composição Nutricional em dois materiais genéticos de palma de óleo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2019.006.0001

Palavras-chave:

Nutrição de Plantas, Diagnose Foliar, Elaeis oleífera x E. guineenses (O x G)

Resumo

A palma de oléo é um hibrido formado a partir de diferentes matérias genéticos, em que as diferentes variedades geneticas possivelmente possuem diferentes demandas nutricionais.    O híbrido O x G supostamente necessita de mais nutriente do que a palma afriacana. A diagnose da composição nutricional é realizada pelo método de diagnóstico de nutrientes composicionais, que utiliza padrões de nutricionais em plantios cormercias, este método também apóia a recomendação de fertilização. O objetivo foi gerar normas da diagnose da composição nutricional (CND) em palma-de-óleo para N, P, K, Ca, Mg, S e B foliares e realizar diagnósticos em híbridos tenera e interespecíficos (O x G). Utilizou-se o método CND e Faixas de Suficiência (FS) em 240 amostras de plantios no Pará, com idade de até 6 anos, além de daos sobre a produtividade do cacho de frutas secas (FFB) e aqnálise química das folhas para N, P, K, Ca, Mg, S e B. Os plantios da palma de oléo ficam localizados no monicipio de Moju, no norte do estado do Pará. Valores de referência foram obtidos com base nas relações multivariadas entre os índices de CND e os nutrientes. Comparando os conteúdos foliares e o grau de concordoância (DA) com as faixas de suficiência (SR). Nos dois métodos utilizados, o nutriente com mais casos de deficiência foi o S. Os talhões com tenera e O x G apresentaram, respectivamente, mais casos de deficiência de B e S pelo CND. Este método aponta necessidades nutricionais diferentes entre os materiais genéticos, bem como pode auxiliar melhores recomendações de adubação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilson Sergio Bastos de Matos, Universidade Federal Rural da Amazônia

Professor Efetivo da Universidade Federal Rural da Amazônia . Foi responsável pelo setor de Nutrição de Plantas da Belem Bioenergia Brasil S/A (Joint Venture Petrobras x Galp Energia), empresa do segmento da Palma de Óleo. Possui Doutorado em Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) com pesquisa alinhada à valores nutricionais de referência pelo Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação (DRIS), Diagnose da Composição Nutricional (CND), Método da Chance Matemática (ChM) e Método da Distribuição Normal Reduzida na cultura da Palma de Óleo. Possui Mestrado (2009-2011), com a dissertação focada à fertilização de área comercial de eucalipto, e Graduação (2004-2008) em Agronomia (UFRA). Atuou como professor substituto da disciplina Manejo e Conservação do Solo e da Água na (UFRA) . Participou do projeto Solos e Agrossilvicultura (convênio UFRA/VALE FLORESTAR) no seguimento de Monitoramento Nutricional das Florestas de Eucalipto. Atua como coordenador de projeto de pesquisa relacionado à amostragem, diagnósticos, recomendação de calagem e adubação do solo. É coordenador de projeto de extensão relacionado ao levantamento de dados do uso do solo, uso de fertilizantes e fertilização, treinamento de interpretação da análise, bem como práticas de calagem e adubação em comunidades rurais do Pará.

Graziele Rabelo Rodrigues, Universidade Federal Rural da Amazônia

Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia, acadêmica do 10° semestre do curso de Agronomia. Bolsista de iniciação científica do projeto Diagnose Nutricional e Adubação da Palma de óleo. Foi Bolsista de Iniciação Científica Júnior pela Universidade Estadual do Pará - UEPA (2012-2013).

Marcos André Piedade Gama, Universidade Federal Rural da Amazônia

em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1995), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Pró-Reitor Adjunto de Extensão e Professor adjunto da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Tem experiência na área de Ciências Agrárias, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nas seguintes linhas: fertilidade do solo, nutrição florestal, manejo florestal, sistema de cultivo e silvicultura de plantações.

Jessivaldo Rodrigues Galvão, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1985), com mestrado em Agronomia (2005) e doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2011). Engenheiro Agrônomo da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Solos, com ênfase em Fertilidade, Manejo e conservação do solo, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de grãos, disponibilidade de minerais e nutrição de plantas.

Ismael de Jesus Matos Viégas, Universidade Federal Rural da Amazônia

Formado em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazonia-UFRA (1971),mestrado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luís de Queiroz (1985) e doutorado em Agronomia pela mesma escola (1994).Pesquisador da Embrapa de 1973 a 2008 e professor visitante da UFRA do curso de doutorado em Ciências Agrárias, área de concentração Agroecossistemas da Amazônia de 2009 a 2011. Professor efetivo da UFRA Campus de Capanema a partir de outubro de 2012 .Atua na area de fertilidade do solo e nutrição de plantas em dendezeiro, seringueira, coqueiro, açaizeiro, pupunheira,cupuaçuzeiro,gravioleira, mangostanzeiro, pimenteira-do-reino,espécies florestais (mogno, teca, paricá, taxi) e plantas ornamentais tropicais (helicônias, alpinia,bastão-do-imperador e shampoo)

Antonio Anízio Leal Macedo Neto, Universidade Federal Rural da Amazônia

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural da Amazônia, mestrando no programa de pós-graduação em agronomia, pela mesma instituição. Estudante de intercâmbio, pelo Ciência Sem fronteiras, Na Szent Istvan University (Hungria) por um ano. Tendo atuado na área de ciência do solo, com foco em Gênese, Morfologia e Classificação do Solo. Tem interesse na área de sensoriamento remoto, geoestatistica, fertilidade do solo e agricultura de precisão.

Downloads

Publicado

2019-11-05

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>