Deterioration of sugarcane varieties and influence for bioethanol production

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.007.0022

Keywords:

Total Reducing Sugars, Biofuel, Saccharum spp., Sustainability

Abstract

As a consequence of the continuous growth of population and industrialization worldwide, there has been a significant increase in transportation and energy consumption, and the diversification of the world energy matrix with economic and environmental differential is necessary. An alternative is the etanol production from biomass, such as sugarcane (Saccharum spp.); but negative aspects related to production and organization can cause inefficiency to obtain biofuel. Therefore, the objective of this work was to study the impact caused by the deterioration of sugarcane in the post-harvest stage and storage of the varieties RB92579 and SP91-1049 in a sugar mill in the extreme west of the state of São Paulo. The experimental design was completely randomized in a 2x5 factorial scheme (two sugarcane varieties, and five time analysis), with 3 replicates for each analysis. The variables studied were influenced by storage time, but the RB92579 variety deteriorated the most, after 96 hours at the beginning of the study. The percentage in liters of theoretical absolute ethanol per tonne of sugarcane that was no longer produced was 9% for the variety RB92579 and 4% for SP91-1049.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rafaella Eloisa Candido de Azevedo, Centro Universitário de Maringá

Graduada em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2008). Especialização em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Mestre em Tecnologias Limpas pelo Unicesumar - Centro Universitário Cesumar (2018). Atualmente é Supervisora de Controle de Qualidade na Usina Conquista do Pontal.

Francielli Gasparotto, Centro Universitário de Maringá

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2004), mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2010). Professora Adjunta do Centro Universitário Cesumar (UniCesumar), atuando como professora permanente do curso de Mestrado em Tecnologias Limpas e nos cursos de graduação em Agronomia e Tecnologia em Agronegócios. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, Microbiologia do Solo e Produção Agrícola Sustentável.

Isabele Picada Emanuelli, Centro Universitário de Maringá

Graduada em Medicina Veterinária em 2002 pela Universidade Federal de Santa Maria. Foi bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq nos anos de 1999, 2000 e 2001 desenvolvendo seus projetos na área de biotecnologia animal. Mestre em 2005 em zootecnia na área de biotecnologia animal pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenou o Laboratório de Biotecnologia da ReproduçãoAnimal da UniCesumar de abril de 2005 a 2010. Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) em Botucatu/SP no ano de 2013. Possui experiência em Biotecnologia da reprodução (produção de embriões mamíferos in vitro e in vivo; cultura in vitro de células mamíferas e células-tronco e micromanipulação embrionária), e em tecnologias limpas na agroindústria e na produção animal. Desde 2014 é Professora Titular do Programa de Mestrado em Tecnologias Limpas e no Mestrado de Ciências, Tecnologias e Segurança Alimentar da UniCesumar. Atualmente suas pesquisas estão voltadas para Sustentabilidade na Produção e Reprodução Animal, incluindo gestão ambiental na agroindústria e na agropecuária. É editora na Revista em Agronegócios e Meio Ambiente da seção de Tecnologias Limpas.

Celso Silva Caldas, Centro Universitário de Maringá

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Católica de Pernambuco (1983), mestrado em Química e Biotecnologia pela Universidade Federal de Alagoas (1996), doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco (2012) e pós doutorado na Universidade Santiago de Cali - CO (2018). Possui cursos de Especialização na Pontifícia Universidade Católica de MG (1978) e na Universidade Federal da Paraíba (1982). Fez Curso de Aperfeiçoamento de Formação Pedagógica para Docentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (2014). É autor dos livros Manual de Análises Selecionada para Indústrias Sucroalcooleira (1998), Teoria Básica das Análises Sucroalcooleiras (2005); Cana-de-açúcar: Bioenergia, Açúcar e Etanol (2010); Sugarcane: Bioenergy, Sugar and Ethanol (2012/2015); Novo Manual para Laboratórios Sucroalcooleiros (2012); Cálculos Fundamentais para o Controle Químico das Indústrias de Açúcar e de Álcool (2018) e Apuntes de Quimica Azucarera ? Cálculos Fundamentales para el Control Químico de las Industrias de Azúcar y Alcohol (2018). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Tem experiência na área de Química Analítica e Controle de Qualidade de indústrias sucroalcooleiras, atuando principalmente nos seguintes temas: análises, produção e controle de qualidade de açúcar e álcool, laboratório, água e cristalografia.

Josmar Mazucheli, Centro Universitário de Maringá

Graduado em Estatística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional (área de concentração: Estatística) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutor em Engenharia de Produção (área de concentração: Estatística) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Análise de Sobrevivência e Confiabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de sobrevivência, inferência bayesiana, estatística computacional, bioestatística e planejamento e análise de experimentos. 

Luciana Cristina Soto Herek Rezende, Centro Universitário de Maringá

Graduada em Química pela Universidade Estadual de Maringá (2000) com doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2009) na área de Desenvolvimento de Processos em Gestão, Controle e Preservação Ambiental. Possui pós doutorado em Engenharia Mecânica (2017) na área de Materiais.Na área de pesquisa atua em Gestão Ambiental, Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Sólidos, com utilização de resíduos sólidos na fabricação materiais modificados e Gerenciamento e Tratamento de Água e Efluentes. Atualmente é professora do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) do Programa de Pós Graduação em Tecnologias Limpas e dos cursos de Engenharia Civil, Elétrica e Mecânica. Atua como pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência,Tecnologia e Inovação.

Published

2018-09-24

Issue

Section

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>