Terra de diatomáceas como alternativa no controle de Sitophilus spp. em arroz com casca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.006.0012

Palavras-chave:

Agricultura sustentável, Gorgulho, Oryza sativa L.

Resumo

O emprego de métodos alternativos para o controle de pragas em substituição aos agentes químicos vem se destacando em todo mundo, na busca pela sustentabilidade e segurança alimentar nas cadeias produtivas. Assim, o objetivo desse estudo foi avaliar o efeito do pó de terra diatomácea (TD) no controle dos Sitophilus spp. em arroz com casca. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5X3, com 5 doses de TD (0, 250, 500, 750 e 1000g de TD.t-1) x 3 períodos de tratamento prévio do arroz com TD (0, 7 e 14 dias) x 3 períodos de avaliação da mortalidade dos insetos (7, 14 e 21 dias). Amostras de 100 g de arroz foram acondicionadas em potes com 20 insetos adultos de Sitophilus spp. não sexados, onde foram avaliados a mortalidade dos insetos adultos. O uso da TD no controle de Sitophilus spp. em arroz com casca mostrou-se significativo, porém a mortalidade dos insetos variou de acordo a dose e o tempo de exposição destes ao agente de controle. Nos tratamentos em que o arroz com casca foi tratado previamente por 14 dias a mortalidade dos insetos ocorreu de forma mais lenta e em menor porcentagem. Os resultados ainda indicam que a dosagem mais eficiente foi a de 500g.t-1 associada ao período prévio de tratamento de 7 dias.  O uso da terra diatomácea apresenta-se como uma boa alternativa para a mortalidade de insetos em grãos armazenados em função das suas vantagens econômicas e ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francielli Gasparotto, Universidade Unicesumar

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2004), mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2010). 
Professora Adjunta do Centro Universitário Cesumar (UniCesumar), atuando como professora permanente do curso de Mestrado em Tecnologias Limpas e nos cursos de graduação em Agronomia e Tecnologia em Agronegócios. 
Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, Microbiologia do Solo e Produção Agrícola Sustentável.

Luiz Henrique dos Reis Bocaleti, Universidade Unicesumar

Possui graduação em Agronomia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2018). Atualmente Mestrando do Programa em Tecnologias Limpas, área de Agricultura e Agropecuária Sustentável, é assessor da secretaria de agricultura da Prefeitura Municipal de Paiçandu e Cedido para o escritório da EMATER do Município de Paiçandu – PR. Realizando o trabalho administrativo e os trabalhos a campo. Tem experiência na área de Agronomia, principalmente no cultivo de soja, milho, hortifruti e sorgo vassoura. Trabalha com agricultores familiares afim de desenvolver uma agricultura produtiva e sustentável. Tem experiência com turismos rural, cooperativismo e agroindústria. Trabalha em parceria com Universidades e órgãos de pesquisa a fim de gerar dados para obter avanços na Agricultura. 

Thaís de Oliveira Iácono Ramari, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2007) e Mestrado em Tecnologias Limpas (2016) pela Unicesumar. Tem experiência na área de Tecnologias limpas, com ênfase em Ciências Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: Subprodutos do setor sucroalcooleiro, torta de filtro, vinhaça, compostagem, reutilização de resíduos na agricultura, produtividade. Atualmente trabalha como coordenadora técnica e de desenvolvimento em Polli Fertilizantes Especiais.

Edneia Aparecida de Souza Paccola, Universidade Unicesumar

Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Especialização em Didática e Metodologia do Ensino - Universidade Norte do Paraná, UNOPAR. Mestrado e doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em fitopatologia, atuou principalmente nos seguintes temas: Colletotrichum sublineolum (antracnose), Lentinula edodes (shiitake), fungos micorrízicos (FMA), microscopia eletrônica de varredura e transmissão e recombinação genética. Atualmente é membro do corpo docente, colegiado e NDE do curso de Agronomia da Universidade Cesumar (Campi Maringá/PR). E membro do corpo docente permanente e do colegiado do Mestrado em Tecnologias Limpas ? Sustentabilidade Ambiental da Universidade Cesumar, além de ser bolsista Produtividade do ICETI - Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação. Líder do grupo de pesquisa em Ecoeficiência Urbana. Trabalha em projetos que envolvem a Ecoeficiência Urbana como práticas de compostagem de resíduos orgânicos e a educação socioambiental para a população, uso de resíduos orgânicos para produção agrícola, estudo sócio ambiental com materiais recicláveis e com a ecoeficiência de recursos hídricos.

Downloads

Publicado

2020-07-06

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>