Estudo comparativo sobre consumo de madeira na construção de edificações convencionais e de alvenaria estrutural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.006.0024

Palavras-chave:

Sistemas Construtivos, Construção Enxuta, Sustentabilidade

Resumo

A indústria da construção civil está entre as principais consumidoras de recursos naturais e geradoras de resíduos. Entre os principais recursos naturais utilizados no sistema convencional de execução em concreto armado está a madeira. Sendo que no final da execução da obra a madeira utilizada tem como destino final o aterro. Assim, este estudo objetivou realizar um comparativo com relação à madeira consumida em construção de edificações unifamiliares térreas convencionais e de alvenaria estrutural com o auxílio dos softwares TQS® e o Eberick® usando a sustentabilidade. A partir dos resultados dos cálculos referentes ao consumo de madeira nos dois sistemas construtivos, verificou-se que o sistema alvenaria estrutural é mais vantajoso para edificações com pano de lajes menores, mitigando o consumo de madeira em aproximadamente 80%. Sendo assim, este sistema é uma excelente alternativa para o menor consumo de madeira, no entanto, seu melhor aproveitamento está condicionado a um projeto concebido com características necessárias, como a modulação, que é fácil implementação e a sensibilização dos clientes sobre um sistema construtivo que pode, além de trazer economia financeira, agir positivamente sobre o meio ambiente. Em ações sustentáveis em sistemas construtivos, praticadas por profissionais de engenharia e arquitetura, sensibilizados com os objetivos do desenvolvimento sustentável nas construções enxutas para o próximo milênio proporcionarão benefícios econômicos, sociais e ambientais, fundamentais para uma gestão eficaz dos resíduos provenientes dos recursos naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yutaka Mario Kobayashi Júnior, Unicesumar

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Pós graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual de Maringá (2008). Atualmente é engenheiro civil - calculista - Proprietário da YK ENGENHARIA LTDA. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas, tanto em concreto armado, protendido, alvenaria estrutural, estruturas metálicas, fundações e obras especiais. É professor de graduação em engenharia civil e arquitetura, atuando nas disciplinas relacionados a estruturas.

Luciana Cristina Soto Herek Rezende, Unicesumar

Graduada em Química pela Universidade Estadual de Maringá (2000) com doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2009) na área de Desenvolvimento de Processos em Gestão, Controle e Preservação Ambiental. Possui pós doutorado em Engenharia Mecânica (2017) na área de Materiais.Na área de pesquisa atua em Gestão Ambiental, Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Sólidos, com utilização de resíduos sólidos na fabricação materiais modificados e Gerenciamento e Tratamento de Água e Efluentes. Atualmente é professora do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) do Programa de Pós Graduação em Tecnologias Limpas e dos cursos das áreas de Engenharia, Saúde e Ciências Sociais Aplicadas. Atua como pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência,Tecnologia e Inovação. 

Rute Grossi Milani, Unicesumar

Doutorado em Medicina (Saúde Mental - Conceito CAPES 7) pelo Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Universidade de São Paulo (2006). Psicóloga e Especialista em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Maringá. Atua como Professora Titular, Supervisora em Psicologia Clínica e Docente dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Promoção da Saúde e Tecnologias Limpas da Universidade Cesumar (Unicesumar). Bolsista do Programa Produtividade em Pesquisa do ICETI Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação. Membro do Comitê Assessor da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná. Membro da IUHPE - International Union for Health Promotion and Education, e STARS: Society for Theory And Research on Salutogenesis. Coordena o Grupo de Pesquisas em Saúde Mental e Contextos Socioambientais de Desenvolvimento no Ciclo da Vida Cesumar/CNPq, e o LAPPISS - Laboratório de Pesquisas e Práticas Interdisciplinares em Promoção da Saúde, Subjetividades e Cuidado Socioambiental. Editora Chefe da Revista Cesumar - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Ex- membro do Comitê Permanente de Ética em Pesquisa do Cesumar (2005-2019). Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE), do colegiado e docente do curso de Psicologia (UNICESUMAR). Membro GT de Psicologia Ambiental da ANPEPP - Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. Membro fundadora da ABRAPA - Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente. Psicóloga Clínica - Área Psicanalítica. Coordena o Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica/Unicesumar, desde 2009. Coordenou a Comissão de Psicologia Clínica do Conselho Regional de Psicologia/ Paraná-Subsede Maringá.Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em avaliação e intervenção psicológica, e desenvolve pesquisas em saúde mental, promoção da saúde, ambientes saudáveis e sustentáveis.

Edneia Aparecida de Souza Paccola, Unicesumar

Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Especialização em Didática e Metodologia do Ensino - Universidade Norte do Paraná, UNOPAR. Mestrado e doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em fitopatologia, atuou principalmente nos seguintes temas: Colletotrichum sublineolum (antracnose), Lentinula edodes (shiitake), fungos micorrízicos (FMA), microscopia eletrônica de varredura e transmissão e recombinação genética. Atualmente é membro do corpo docente, colegiado e NDE do curso de Agronomia da Universidade Cesumar (Campi Maringá/PR). E membro do corpo docente permanente e do colegiado do Mestrado em Tecnologias Limpas ? Sustentabilidade Ambiental da Universidade Cesumar, além de ser bolsista Produtividade do ICETI - Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação. Líder do grupo de pesquisa em Ecoeficiência Urbana. Trabalha em projetos que envolvem a Ecoeficiência Urbana como práticas de compostagem de resíduos orgânicos e a educação socioambiental para a população, uso de resíduos orgânicos para produção agrícola, estudo sócio ambiental com materiais recicláveis e com a ecoeficiência de recursos hídricos. 

Downloads

Publicado

2020-07-06

Edição

Seção

Construções e Arquitetura Sustentáveis

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>