Uma análise da manufatura aditiva aplicada ao planejamento urbano sustentável: revisão de aplicações, desafios e potencialidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0030

Palavras-chave:

Impressão 3D, Inovação, Sustentabilidade

Resumo

O crescimento populacional e a expansão urbana originaram diversos desafios, como a eficiência do gerenciamento urbano, considerado obstáculo para alcançar a resiliência urbana. Uma das soluções para enfrentar esse e outros desafios é a integração do planejamento urbano baseado em conceitos, como a sustentabilidade e a manufatura aditiva. Diante deste contexto, este artigo objetivou desenvolver o ‘estado da arte’ da manufatura aditiva, e ainda, abordar seu surgimento e avanços no setor urbano, com a apresentação dos desafios e suas potencialidades. Dessa forma, esta revisão de literatura, baseada nos estudos de Büyüközkan et al. (2018), ocorreu em periódicos científicos nas bases de dados ScienceDirect, Scopus, Web of Science e IEEE Xplore, utilizando como descritores: ‘manufatura aditiva’, ‘impressão 3D’, ‘planejamento urbano’, ‘gestão urbana’, e ‘sustentabilidade’, todos com foco em inovações no setor da construção civil. Apresentou-se o fenômeno urbano e as alternativas empregadas para o planejamento urbano, bem como, as contribuições da manufatura aditiva para o meio ambiente atreladas ao planejamento urbano. Em seguida, ressaltou-se as patentes registradas que contribuíram para os avanços e as técnicas reconhecidas até hoje. E por fim, foi apresentado um breve histórico da aplicação de construções 3D, os desafios e suas potencialidades. Portanto, foi possível perceber que as contribuições mostradas nesta revisão podem fomentar a sustentabilidade e contribuir para o planejamento urbano sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maicon Douglas Leles da Silva, Universidade Cesumar

É graduado em Engenharia de Controle e Automação - Mecatrônica pela Universidade de Maringá (UNICESUMAR - 2019) com bolsa PROUNI. É graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Maringá (UNICESUMAR, 2020) com bolsa institucional de 50%. É pós-graduado no programa de especialização em Docência no Ensino Superior na Universidade de Maringá (UNICESUMAR, 2020), com bolsa institucional de 100%. É mestrando no Programa de Pós-graduação em Tecnologias Limpas (conceito 3- Capes), na área de Ecoeficiência Urbana, na Universidade de Maringá (UNICESUMAR) com previsão de término em 2022, com bolsa institucional de 100%. 

Gabriela Burali Bergamasco, Universidade Cesumar

Graduanda atualmente no curso de Engenharia Civil na instituição Unicesumar - Centro Universitário de Maringá

Lilian Keylla Berto, Universidade Cesumar

Mestre em Tecnologias Limpas no Unicesumar (2019-2021). Graduada no curso de Engenharia Civil pelo Centro Universitário Cesumar - UniCesumar (2014-2018). Estagiou na Secretária de Obras Públicas - SEMOP na Prefeitura Municipal de Maringá. Suas pesquisas tiveram enfâse em Materiais Compósitos na Construção Civil. Realizou Iniciação Científica sobre Ligantes Modificados em Asfalto Drenante com o programa PIC (2015-2016). Concluiu pelo programa PROBIC/Unicesumar (2017/2018), o estudo das propriedades químicas e mecânicas de óxido de grafite para incorporação em argamassa de revestimento e a pesquisa da matriz polimérica modificada com resíduos de fibras de algodão, pelo programa PROBIC/Unicesumar (2018), Brasil, tendo como eixo em Ciências Exatas, tecnologias e Engenharias, Materiais compósitos: Argamassa; Polímeros. Por último, no mestrado desenvolveu uma matriz cimentícia para aplicação na manufatura aditiva/impressão 3D. Possui participações em eventos científicos divulgando os trabalhos de pesquisa e publicações em periódicos científicos. 

Luciana Cristina Soto Herek Rezende, Universidade Cesumar

Graduada em Química pela Universidade Estadual de Maringá (2000) com doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2009) na área de Desenvolvimento de Processos em Gestão, Controle e Preservação Ambiental. Possui pós doutorado em Engenharia Mecânica (2017) na área de Materiais.Na área de pesquisa atua em Gestão Ambiental, Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Sólidos, com utilização de resíduos sólidos na fabricação materiais modificados e Gerenciamento e Tratamento de Água e Efluentes. Atualmente é professora da Universidade Cesumar (UNICESUMAR) e faz parte do corpo docente do Programa de Pós Graduação em Tecnologias Limpas. Atua como pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência,Tecnologia e Inovação.

Downloads

Publicado

2021-07-15

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)