Uma proposta para o uso de resíduos têxteis visando o conforto ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.009.0036

Palavras-chave:

Construção Civil, Ensaio Acústico, Reciclagem, Sustentabilidade

Resumo

O desenvolvimento econômico contribui para a exploração dos recursos naturais com o aumento da geração de resíduos, levando a uma degradação ambiental, sendo o setor construtivo um dos grandes responsáveis por esta ação. A destinação correta de resíduos é complexa, seja pela gestão ou por sua destinação, tornando assim, a sua utilização como matéria-prima para o desenvolvimento de materiais modificados como uma estratégia vantajosa para a preservação ambiental. Dentro deste contexto, esta pesquisa teve por objetivo o desenvolvimento de um material a partir da incorporação de fibras de poliéster, advindos da indústria têxtil, em uma matriz de polipropileno reciclado. A partir da incorporação de 16,5% de fibras de poliéster em matriz de polipropileno reciclado pela técnica da injeção, foram realizados ensaios acústicos por meio do tubo de impedância conforme a NBR ISO 10534-2 (1998) e a ASTM-E1050 (2006), para a determinação dos parâmetros de absorção sonora do material e constatação dos dados levantados estatisticamente. Os resultados dos ensaios acústicos apontaram que o material fabricado possui um bom coeficiente de absorção na faixa de frequência específica, determinada em 6,3 kHz, tornando-o um material adequado para aplicação acústica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Dias de Albuquerque, Universidade Cesumar

Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UniCesumar (2017). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Tecnologias Limpas - PPGTL - UniCesumar/Bolsista CAPES (2020) e Pós Graduanda no Programa de Especialização em Docência no Ensino Superior - UniCesumar (2018-2020).

Maicon Douglas Leles da Silva, Universidade Cesumar

É mestre em Tecnologias Limpas (conceito 3- Capes), na área de Ecoeficiência Urbana, pela Universidade de Maringá (UNICESUMAR) (2019 - 2022), com bolsa institucional de 100%. É pós-graduado no programa de especialização em Docência no Ensino Superior na Universidade de Maringá (UNICESUMAR) (2020 - 2020), com bolsa institucional de 100%. É graduado em Engenharia de Controle e Automação - Mecatrônica pela Universidade de Maringá (UNICESUMAR) (2015 - 2019) com bolsa PROUNI de 100%. É graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Maringá (UNICESUMAR) (2017 - 2020) com bolsa institucional de 50%.

Eduarda Bertoletti Duarte, Universidade Cesumar

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Unicesumar na modalidade de bacharelado. No Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (LACTEC) participei como estagiária (02/2019-12/2020) atuando em temas relacionados a qualidade de água bruta e em usinas hidrelétricas, atuei, também no LACTEC, como bolsista PIBIT/CNPq com o trabalho "Macrófitas aquáticas: estado da arte de tecnologias de controle e manejo". E com iniciação científica voluntária na Universidade Unicesumar com o trabalho "Análise sistemática sobre a incorporação de resíduo de malte em diferentes processos produtivos visando uma produção mais limpa". Também participo voluntariamente do Instituto Pró-Restinga.

Natani Aparecida do Bem, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Tecnologias Limpas pela Unicesumar (2021); Especialista em Moda, produto e comunicação pela UNIFAMMA (2018) e Bacharel em Moda pela Unicesumar (2017). Atua como docente no curso de graduação em Moda da Universidade Estadual de Maringá-UEM. Tem experiência na área de Moda, com ênfase em Produção de moda e desenvolvimento de produto. Desenvolve pesquisas na área de tecnologia, sustentabilidade e moda.

Marla Corso, Universidade Positivo

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário de Maringá (2017). Mestre em Tecnologias Limpas pelo Centro Universitário de Maringá (2019) na área de Ecoeficiência Urbana (desenvolvimento de novos materiais). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes (2021). Doutoranda em Gestão Ambiental na Universidade Positivo, pós-graduanda em e em Design de Interiores e Conforto Ambiental no Centro Universitário Integrado. Têm experiência na docência superior, orçamento e levantamento quantitativo de obra, projeto arquitetônico e de interiores. Atualmente, coordenadora e professora no curso de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Integrado.

Luciana Cristina Soto Herek Rezende, Universidade Cesumar

Graduada em Química pela Universidade Estadual de Maringá (2000) com doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2009) na área de Desenvolvimento de Processos em Gestão, Controle e Preservação Ambiental. Possui pós doutorado em Engenharia Mecânica (2017) na área de Materiais.Na área de pesquisa atua em Gestão Ambiental, Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Sólidos, com utilização de resíduos sólidos na fabricação materiais modificados e Gerenciamento e Tratamento de Água e Efluentes. Atualmente é professora da Universidade Cesumar (UNICESUMAR) e faz parte do corpo docente do Programa de Pós Graduação em Tecnologias Limpas. Atua como pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência,Tecnologia e Inovação.

Downloads

Publicado

2021-08-22

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)