Uma proposta para o uso de resíduos têxteis visando o conforto ambiental
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.009.0036Palavras-chave:
Construção Civil, Ensaio Acústico, Reciclagem, SustentabilidadeResumo
O desenvolvimento econômico contribui para a exploração dos recursos naturais com o aumento da geração de resíduos, levando a uma degradação ambiental, sendo o setor construtivo um dos grandes responsáveis por esta ação. A destinação correta de resíduos é complexa, seja pela gestão ou por sua destinação, tornando assim, a sua utilização como matéria-prima para o desenvolvimento de materiais modificados como uma estratégia vantajosa para a preservação ambiental. Dentro deste contexto, esta pesquisa teve por objetivo o desenvolvimento de um material a partir da incorporação de fibras de poliéster, advindos da indústria têxtil, em uma matriz de polipropileno reciclado. A partir da incorporação de 16,5% de fibras de poliéster em matriz de polipropileno reciclado pela técnica da injeção, foram realizados ensaios acústicos por meio do tubo de impedância conforme a NBR ISO 10534-2 (1998) e a ASTM-E1050 (2006), para a determinação dos parâmetros de absorção sonora do material e constatação dos dados levantados estatisticamente. Os resultados dos ensaios acústicos apontaram que o material fabricado possui um bom coeficiente de absorção na faixa de frequência específica, determinada em 6,3 kHz, tornando-o um material adequado para aplicação acústica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.