A proposal for the use of textile waste aiming environmental comfort

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.009.0036

Keywords:

Acoustic Testing, Construction, Recycling, Sustainability

Abstract

Economic development contributes to the exploitation of natural resources with an increase in waste generation, leading to environmental degradation, with the construction sector being one of the main responsible for this action. The correct disposal of waste is complex, whether by management or by its destination, making its use as a raw material for the development of modified materials an advantageous strategy for environmental preservation. Within this context, this research aimed to develop a material from the incorporation of polyester fibers, coming from the textile industry, in a recycled polypropylene matrix. From the optimal incorporation determined by Albuquerque et al., (2021), as being 16.5% for this material, acoustic tests were carried out, through an impedance tube test based on the NBR ISO 10534-2 (1998) standard and in the ASTM-E1050 (2006) standard, for the determination of the material's sound absorption parameters and verification of the statistically collected data. The results of the acoustic tests showed that the manufactured material has a good absorption coefficient in the specific frequency range, determined at 6.3 kHz, making it a suitable material for acoustic application.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Carolina Dias de Albuquerque, Universidade Cesumar

Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UniCesumar (2017). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Tecnologias Limpas - PPGTL - UniCesumar/Bolsista CAPES (2020) e Pós Graduanda no Programa de Especialização em Docência no Ensino Superior - UniCesumar (2018-2020).

Maicon Douglas Leles da Silva, Universidade Cesumar

É mestre em Tecnologias Limpas (conceito 3- Capes), na área de Ecoeficiência Urbana, pela Universidade de Maringá (UNICESUMAR) (2019 - 2022), com bolsa institucional de 100%. É pós-graduado no programa de especialização em Docência no Ensino Superior na Universidade de Maringá (UNICESUMAR) (2020 - 2020), com bolsa institucional de 100%. É graduado em Engenharia de Controle e Automação - Mecatrônica pela Universidade de Maringá (UNICESUMAR) (2015 - 2019) com bolsa PROUNI de 100%. É graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Maringá (UNICESUMAR) (2017 - 2020) com bolsa institucional de 50%.

Eduarda Bertoletti Duarte, Universidade Cesumar

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Unicesumar na modalidade de bacharelado. No Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (LACTEC) participei como estagiária (02/2019-12/2020) atuando em temas relacionados a qualidade de água bruta e em usinas hidrelétricas, atuei, também no LACTEC, como bolsista PIBIT/CNPq com o trabalho "Macrófitas aquáticas: estado da arte de tecnologias de controle e manejo". E com iniciação científica voluntária na Universidade Unicesumar com o trabalho "Análise sistemática sobre a incorporação de resíduo de malte em diferentes processos produtivos visando uma produção mais limpa". Também participo voluntariamente do Instituto Pró-Restinga.

Natani Aparecida do Bem, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Tecnologias Limpas pela Unicesumar (2021); Especialista em Moda, produto e comunicação pela UNIFAMMA (2018) e Bacharel em Moda pela Unicesumar (2017). Atua como docente no curso de graduação em Moda da Universidade Estadual de Maringá-UEM. Tem experiência na área de Moda, com ênfase em Produção de moda e desenvolvimento de produto. Desenvolve pesquisas na área de tecnologia, sustentabilidade e moda.

Marla Corso, Universidade Positivo

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário de Maringá (2017). Mestre em Tecnologias Limpas pelo Centro Universitário de Maringá (2019) na área de Ecoeficiência Urbana (desenvolvimento de novos materiais). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes (2021). Doutoranda em Gestão Ambiental na Universidade Positivo, pós-graduanda em e em Design de Interiores e Conforto Ambiental no Centro Universitário Integrado. Têm experiência na docência superior, orçamento e levantamento quantitativo de obra, projeto arquitetônico e de interiores. Atualmente, coordenadora e professora no curso de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Integrado.

Luciana Cristina Soto Herek Rezende, Universidade Cesumar

Graduada em Química pela Universidade Estadual de Maringá (2000) com doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2009) na área de Desenvolvimento de Processos em Gestão, Controle e Preservação Ambiental. Possui pós doutorado em Engenharia Mecânica (2017) na área de Materiais.Na área de pesquisa atua em Gestão Ambiental, Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Sólidos, com utilização de resíduos sólidos na fabricação materiais modificados e Gerenciamento e Tratamento de Água e Efluentes. Atualmente é professora da Universidade Cesumar (UNICESUMAR) e faz parte do corpo docente do Programa de Pós Graduação em Tecnologias Limpas. Atua como pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência,Tecnologia e Inovação.

Published

2021-08-22

Issue

Section

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Most read articles by the same author(s)