Análise da incorporação de óxido de grafeno em matrizes cimentícias para obtenção de métodos construtivos mais sustentáveis
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.006.0008Palavras-chave:
Análise de correspondência, Análise de agrupamento, Função desejabilidade, NanomateriaisResumo
As cidades têm buscado estratégias sustentáveis, com o propósito de trazerem inclusão social, proteção ambiental e viabilidade financeira em conjunto com métodos na indústria da construção, contribuindo para que as organizações consigam alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. No contexto urbano surge a construção civil, que está em constante processo de evolução para atender o gerenciamento do ciclo de vida do produto, por meio da inserção de métodos construtivos mais eficazes. Assim, o desenvolvimento de compósitos de matriz cimentícia com propriedades reológicas e mecânicas apropriadas torna-se um desafio, onde a aplicação da nanotecnologia pode auxiliar o setor a alcançar seus objetivos, por meio da incorporação de materiais a base de carbono, devido às suas características específicas e aplicações que influenciam de forma positiva nos resultados. Diante do exposto, este trabalho teve por objetivo a verificação, por meio das análises de correspondência e agrupamento, das propriedades mecânicas de materiais compósitos com diferentes formas de óxidos, de modo a determinar a dosagem que contribui com a minimização do custo do ciclo de vida da infraestrutura. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica em bases de dados científicos, utilizando descritores com relevância no setor da construção civil relacionados aos parâmetros mecânicos e à sustentabilidade. O teste de desejabilidade realizado identificou que os materiais compósitos reforçados podem ter êxito nas áreas críticas das estruturas e são exemplos dos avanços deste método construtivo mais sustentável, mitigando os problemas relacionados a mudanças climáticas e promovendo infraestruturas resilientes e cidades sustentáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.