Análise da incorporação de óxido de grafeno em matrizes cimentícias para obtenção de métodos construtivos mais sustentáveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.006.0008

Palavras-chave:

Análise de correspondência, Análise de agrupamento, Função desejabilidade, Nanomateriais

Resumo

As cidades têm buscado estratégias sustentáveis, com o propósito de trazerem inclusão social, proteção ambiental e viabilidade financeira em conjunto com métodos na indústria da construção, contribuindo para que as organizações consigam alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.  No contexto urbano surge a construção civil, que está em constante processo de evolução para atender o gerenciamento do ciclo de vida do produto, por meio da inserção de métodos construtivos mais eficazes. Assim, o desenvolvimento de compósitos de matriz cimentícia com propriedades reológicas e mecânicas apropriadas torna-se um desafio, onde a aplicação da nanotecnologia pode auxiliar o setor a alcançar seus objetivos, por meio da incorporação de materiais a base de carbono, devido às suas características específicas e aplicações que influenciam de forma positiva nos resultados. Diante do exposto, este trabalho teve por objetivo a verificação, por meio das análises de correspondência e agrupamento, das propriedades mecânicas de materiais compósitos com diferentes formas de óxidos, de modo a determinar a dosagem que contribui com a minimização do custo do ciclo de vida da infraestrutura. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica em bases de dados científicos, utilizando descritores com relevância no setor da construção civil relacionados aos parâmetros mecânicos e à sustentabilidade. O teste de desejabilidade realizado identificou que os materiais compósitos reforçados podem ter êxito nas áreas críticas das estruturas e são exemplos dos avanços deste método construtivo mais sustentável, mitigando os problemas relacionados a mudanças climáticas e promovendo infraestruturas resilientes e cidades sustentáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marla Corso, Universidade Positivo

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário de Maringá (2017). Mestre em Tecnologias Limpas pelo Centro Universitário de Maringá (2019) na área de Ecoeficiência Urbana (desenvolvimento de novos materiais). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes (2021). Doutoranda em Gestão Ambiental na Universidade Positivo, pós-graduanda em Design de Interiores e Conforto Ambiental no Centro Universitário Integrado. Têm experiência na coordenação, docência superior, orçamento e levantamento quantitativo de obra, projeto arquitetônico e de interiores. 

Flávia Aparecida Reitz Cardoso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada em Matemática, concluiu o doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá em 2014. Atualmente é professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenadora Curso Técnico Integrado em Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Membro do Conselho de Graduação e Educação Profissional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e professora permanente do Mestrado em Inovações Tecnológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Revisora da Revista Varia Scientia, Chemical Product and Process Modeling (CPPM), FOOD CHEMISTRY, PLOSONE, Brazilian Journal of Food Research, Revista Brasileira de Ciências Ambientais, Mathematical and Computer Modelling of Dynamical Systems, Journal of Food Processing and Preservation, British Food Journal e Journal of Pharmaceutical Research International. Publicou 54 artigos em periódicos especializados e 64 trabalhos em anais de eventos. Possui 19 capítulos de livros e 8 livros publicados. Orientou 7 dissertações de mestrado e coorientou 3, além de ter orientado 31 trabalhos de iniciação científica e 60 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Ciência da Computação, Matemática e Educação. Recebeu 5 prêmios e/ou homenagens. Entre 2004 e 2020 participou de 8 projetos de pesquisa, sendo que coordenou 7 destes. Atualmente participa de 11 projetos de pesquisa, sendo que coordena 6 destes. Atua na área de Matemática e em suas atividades profissionais interagiu com 253 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. 

Maicon Douglas Leles da Silva , Universidade de Maringá

É mestre em Tecnologias Limpas (conceito 3- Capes), na área de Ecoeficiência Urbana, pela Universidade de Maringá (UNICESUMAR) (2019 - 2022), com bolsa institucional de 100%. É pós-graduado no programa de especialização em Docência no Ensino Superior na Universidade de Maringá (UNICESUMAR) (2020 - 2020), com bolsa institucional de 100%. É graduado em Engenharia de Controle e Automação - Mecatrônica pela Universidade de Maringá (UNICESUMAR) (2015 - 2019) com bolsa PROUNI de 100%. É graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Maringá (UNICESUMAR) (2017 - 2020) com bolsa institucional de 50%.

Rodolfo Marques Sastre, Universidade Positivo

Graduado em Arquitetura e Urbanismo (ULBRA, 2000) e em Artes Plásticas com ênfase em História Teoria e Crítica de Arte (UFRGS, 2007). Possui especialização em Tecnologia da Construção (ULBRA, 2002), Mestrado em Arquitetura (PROPAR-UFRGS, 2011) e Doutorado em Arquitetura (PROPAR-UFRGS, 2018). Atualmente atua como Coordenador da Escola Politécnica e professor da Universidade Positivo (PR) nas áreas de Projeto e Teoria no curso de Arquitetura e Urbanismo. Na pós-graduação lato sensu atua como Coordenador e professor dos cursos de Arquitetura e Execução de Obras de Pequeno Porte e de Arquitetura Comercial: do projeto à execução e professor da especialização em Arquitetura de Interiores e Lighting Design. No Stricto Sensu faz parte do corpo docente do PPGAmb - Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental onde atua nas áreas de tecnologia e teoria da arquitetura e urbanismo. Ainda na Universidade Positivo atua como Coordenador do Departamento de Gestão dos Espaços Acadêmicos, departamento vinculado à Reitoria. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de arquitetura, arquitetura de interiores, execução de obra e regularização de imóvel. Experiência docente de Projeto Arquitetônico do 1° ao 5° ano e nas disciplinas de Teoria, História e Crítica e Introdução ao Urbanismo e Paisagismo. Na Área de artes Visuais atuou no ensino, museografia de exposições e crítica de arte.

Luciana Cristina Soto Herek Rezende , Centro de Ensino Superior de Maringá

Graduada em Química pela Universidade Estadual de Maringá (2000) com doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2009) na área de Desenvolvimento de Processos em Gestão, Controle e Preservação Ambiental. Possui pós doutorado em Engenharia Mecânica (2017) na área de Materiais.Na área de pesquisa atua em Gestão Ambiental, Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Sólidos, com utilização de resíduos sólidos na fabricação materiais modificados e Gerenciamento e Tratamento de Água e Efluentes. Atualmente é professora da Universidade Cesumar (UNICESUMAR) e faz parte do corpo docente do Programa de Pós Graduação em Tecnologias Limpas. Atua como pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência,Tecnologia e Inovação.

Publicado

2023-01-08

Edição

Seção

Construções e Arquitetura Sustentáveis

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)