Analysis of the incorporation of graphene oxide in cementitious matrices to obtain more sustainable construction methods

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.006.0008

Keywords:

Correspondence analysis, Cluster analysis, Desirability function, Nanomaterials

Abstract

Cities have sought sustainable strategies, with the purpose of bringing social inclusion, environmental protection and financial viability together with methods in the construction industry, helping organizations to achieve the Sustainable Development Goals. In the urban context, civil construction appears, which is in a constant process of evolution to meet the management of the product's life cycle, through the insertion of more effective construction methods. Thus, the development of cement matrix composites with appropriate rheological and mechanical properties becomes a challenge, where the application of nanotechnology can help the sector to achieve its goals, through the incorporation of carbon-based materials, due to their characteristics. specific and applications that positively influence the results. In view of the above, this work aimed to verify, through correspondence and grouping analyses, the mechanical properties of composite materials with different forms of oxides, in order to determine the dosage that contributes to the minimization of the life cycle cost. of the infrastructure. For this, a bibliographic review was carried out in scientific databases, using descriptors with relevance in the civil construction sector related to mechanical parameters and sustainability. The desirability test carried out identified that reinforced composite materials can be successful in critical areas of structures and are examples of advances in this more sustainable construction method, mitigating problems related to climate change and promoting resilient infrastructure and sustainable cities.

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Author Biographies

Marla Corso, Universidade Positivo

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário de Maringá (2017). Mestre em Tecnologias Limpas pelo Centro Universitário de Maringá (2019) na área de Ecoeficiência Urbana (desenvolvimento de novos materiais). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes (2021). Doutoranda em Gestão Ambiental na Universidade Positivo, pós-graduanda em Design de Interiores e Conforto Ambiental no Centro Universitário Integrado. Têm experiência na coordenação, docência superior, orçamento e levantamento quantitativo de obra, projeto arquitetônico e de interiores. 

Flávia Aparecida Reitz Cardoso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada em Matemática, concluiu o doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá em 2014. Atualmente é professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenadora Curso Técnico Integrado em Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Membro do Conselho de Graduação e Educação Profissional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e professora permanente do Mestrado em Inovações Tecnológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Revisora da Revista Varia Scientia, Chemical Product and Process Modeling (CPPM), FOOD CHEMISTRY, PLOSONE, Brazilian Journal of Food Research, Revista Brasileira de Ciências Ambientais, Mathematical and Computer Modelling of Dynamical Systems, Journal of Food Processing and Preservation, British Food Journal e Journal of Pharmaceutical Research International. Publicou 54 artigos em periódicos especializados e 64 trabalhos em anais de eventos. Possui 19 capítulos de livros e 8 livros publicados. Orientou 7 dissertações de mestrado e coorientou 3, além de ter orientado 31 trabalhos de iniciação científica e 60 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Ciência da Computação, Matemática e Educação. Recebeu 5 prêmios e/ou homenagens. Entre 2004 e 2020 participou de 8 projetos de pesquisa, sendo que coordenou 7 destes. Atualmente participa de 11 projetos de pesquisa, sendo que coordena 6 destes. Atua na área de Matemática e em suas atividades profissionais interagiu com 253 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. 

Maicon Douglas Leles da Silva , Universidade de Maringá

É mestre em Tecnologias Limpas (conceito 3- Capes), na área de Ecoeficiência Urbana, pela Universidade de Maringá (UNICESUMAR) (2019 - 2022), com bolsa institucional de 100%. É pós-graduado no programa de especialização em Docência no Ensino Superior na Universidade de Maringá (UNICESUMAR) (2020 - 2020), com bolsa institucional de 100%. É graduado em Engenharia de Controle e Automação - Mecatrônica pela Universidade de Maringá (UNICESUMAR) (2015 - 2019) com bolsa PROUNI de 100%. É graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Maringá (UNICESUMAR) (2017 - 2020) com bolsa institucional de 50%.

Rodolfo Marques Sastre, Universidade Positivo

Graduado em Arquitetura e Urbanismo (ULBRA, 2000) e em Artes Plásticas com ênfase em História Teoria e Crítica de Arte (UFRGS, 2007). Possui especialização em Tecnologia da Construção (ULBRA, 2002), Mestrado em Arquitetura (PROPAR-UFRGS, 2011) e Doutorado em Arquitetura (PROPAR-UFRGS, 2018). Atualmente atua como Coordenador da Escola Politécnica e professor da Universidade Positivo (PR) nas áreas de Projeto e Teoria no curso de Arquitetura e Urbanismo. Na pós-graduação lato sensu atua como Coordenador e professor dos cursos de Arquitetura e Execução de Obras de Pequeno Porte e de Arquitetura Comercial: do projeto à execução e professor da especialização em Arquitetura de Interiores e Lighting Design. No Stricto Sensu faz parte do corpo docente do PPGAmb - Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental onde atua nas áreas de tecnologia e teoria da arquitetura e urbanismo. Ainda na Universidade Positivo atua como Coordenador do Departamento de Gestão dos Espaços Acadêmicos, departamento vinculado à Reitoria. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de arquitetura, arquitetura de interiores, execução de obra e regularização de imóvel. Experiência docente de Projeto Arquitetônico do 1° ao 5° ano e nas disciplinas de Teoria, História e Crítica e Introdução ao Urbanismo e Paisagismo. Na Área de artes Visuais atuou no ensino, museografia de exposições e crítica de arte.

Luciana Cristina Soto Herek Rezende , Centro de Ensino Superior de Maringá

Graduada em Química pela Universidade Estadual de Maringá (2000) com doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2009) na área de Desenvolvimento de Processos em Gestão, Controle e Preservação Ambiental. Possui pós doutorado em Engenharia Mecânica (2017) na área de Materiais.Na área de pesquisa atua em Gestão Ambiental, Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Sólidos, com utilização de resíduos sólidos na fabricação materiais modificados e Gerenciamento e Tratamento de Água e Efluentes. Atualmente é professora da Universidade Cesumar (UNICESUMAR) e faz parte do corpo docente do Programa de Pós Graduação em Tecnologias Limpas. Atua como pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência,Tecnologia e Inovação.

Published

2023-01-08

Issue

Section

Construções e Arquitetura Sustentáveis

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