Emissão de CO2 e número de internações hospitalares por doenças respiratórias: previsão de internação com redes neurais artificias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.004.0047

Palavras-chave:

Emissão de CO2, Doenças respiratórias, Redes neurais artificiais, Campo Grande

Resumo

Este estudo investigou a capacidade preditiva das RNA’s para explicar o número de internações hospitalares provocadas por doenças respiratórias na cidade de Campo Grande (MS), em função do volume de emissão de CO2 e do número de habitantes. A relevância do estudo é observada pela utilização da inteligência artificial para auxiliar na previsão de doenças respiratórias na população devido ao efeito do volume de CO2 emitido pelos veículos automotores. O estudo é caracterizado como descritivo-exploratório e o período de análise foi de 2005 a 2016. Os dados utilizados na pesquisa foram obtidos junto à SEMAGRO/MS, IBGE e DATASUS.  Concluiu-se que o modelo de RNA foi capaz de explicar, com erro de 0,11 o número de internações provocadas por doenças respiratórias. Pode-se afirmar que o modelo apresentou valores satisfatórios para sua validação e uso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raul Asseff Castelão, Universidade Anhanguera

Doutor e mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Uniderp-Anhanguera (2018), MBA Executivo em Finanças pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo - EAESP/FGV (2010) e graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade Salesiana de Santa Teresa (2007). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos e Modelos Econométricos e Estatísticos, atuando principalmente nas seguintes áreas de pesquisa: Mato Grosso do Sul, Desenvolvimento Sustentável, Políticas Públicas (planejamento e avaliação), Mercado de Trabalho e Meio Ambiente

João Bosco Arbués Carneiro Júnior, Universidade Federal de Rondonópolis

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000), Mestrado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ (2006), Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela UNIDERP - MS (2020). Coordena o MBA em Finanças e Controladoria na UFR. Atualmente é professor Adjunto IV e Diretor da Faculdade de Ciências Aplicadas e Políticas da Universidade Federal de Rondonópolis. Tem experiência na área de Análise Financeira Empresarial, Redes Neurais Artificiais e Desenvolvimento Regional. 

Celso Correia de Souza, Universidade Anhanguera

Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis (1972); mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1985) e; doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1994). É professor aposentado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus de Três Lagoas, MS. Atualmente, é professor doutor da Universidade Anhanguera Uniderp, Campus de Campo Grande, MS. É professor do Curso de Matemática e dos Mestrados em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Produção e Gestão Agroindustrial e do Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera Uniderp de Campo Grande (MS). Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas, Otimização e Pesquisa Operacional e Controle Automático de Sistemas. É pesquisador da Fundação Manoel de Barros (FMB) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais (NEPES) que calcula a Inflação da cidade de Campo Grande (MS).

Daniel Massen Frainer, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Mato Grosso do Sul, Desenvolvimento Regional, Economia Industrial, Mercado de Trabalho e Meio Ambiente. Atualmente desenvolvendo projetos relacionados com o tema de Matriz de Insumo-Produto Regional.

Josimar Fernandes de França, Universidade Anhanguera

Possui graduação em Administração pela União Pioneira de Integração Social (2011). Coordenador de Operações - BURGER KING. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração. Especialista em Direito Trabalhista, pela Uninter e Mestre em Gestão e Produção em Agronegócio pela UNIDERP. Responsável pelo resultado do restaurante, planejamento e controle de contas do restaurante, desenvolvimento e motivação da equipe de trabalho, pedidos de mercadorias, acompanhar a execução de check-list, garantir os procedimento técnicos e operacionais de segurança e higiene, fazer recrutamento e seleção da equipe. Dar explicação das metas e resultados e analisar as planilhas das lojas.

Downloads

Publicado

2021-02-08

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>