Percepção do valor hedônico de residências na vizinhança de Três Parques Verde Urbanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.006.0048

Palavras-chave:

Amenidades Ambientais, Análise de Variância Fatorial, Comportamento Ambiental, Percepção Ambiental, Valoração Hedônica

Resumo

O objetivo deste do artigo foi examinar como os usuários e moradores vizinhos de três Parques Urbanos, em Campo Grande, MS, percebem a sua existência, o grau de satisfação e as atitudes na preservação desses. Empregou-se uma abordagem quantitativa, em 412 usuários dos três Parques. Foram coletadas as informações sobre as suas características sociodemográfica, satisfação com o parque e atitude preservação ambiental, empregando uma escala de Likert de sete pontos. Os dados coletados revelaram que a satisfação geral, com o parque, contribui como a percepção hedônica do aumento do valor do imóvel. Da análise de variância fatorial, a satisfação geral, a atitude preservacionista e o local do parque demonstraram relações significativas, como interações no acréscimo do valor do imóvel. Destaca-se que existem diferenças na percepção da satisfação dos moradores residentes próximos aos três parques. Este artigo apresenta algumas relações interessantes sob os aspectos de implicação teórica, como a contribuição aos estudos sobre os Parques Urbanos e suas relações com os usuários e moradores ao seu redor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Francisco dos Reis Neto, Universidade Anhanguera

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1974), mestrado em Investigación en Administración y Economía de la Empresa - Universidad de Salamanca (2008) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Doutor em Economía de la Empresa pela Universidad de Salamanca, Espanha, com qualificação Sobressaliente Cum Laude e menção Doutor Internacional. Atualmente é pesquisador da Fundação Manoel de Barros, professor da Universidade Anhanguera - Uniderp, os cursos de graduação de Administração, Agronomia e Medicina Veterinária, e nos Programas Stricto Sensu em MPA - Produção e Gestão Agroindustrial e em MDR - Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1152-1149 Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Jose_Reis_Neto

Michelle da Rosa Lopes, Universidade Anhanguera

Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela UNIDERP; Mestre em Produção e Gestão Agroindustrial - UNIDERP. Especializações: Metodologias para a Educação a Distância. Especialista em Gestão Empresarial Avançada e MBA em Gestão da Inovação. Graduada em Administração com Ênfase em Comércio Exterior. Atuou como Coordenadora e Pesquisadora de Projetos de Iniciação Científica na Universidade Anhanguera UNIDERP. Foi pesquisadora no Projeto ALI - Agente Local de Inovação Parceria SEBRAE/ SENAI/ FUNDECT (MS). Coordenou os cursos de Administração, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Tecnologia em Logística do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande. Possui experiência Profissional como professora nos cursos de Administração; Ciências Contábeis; Recursos Humanos; Logística e Engenharia da Produção. Disciplinas competentes: Planejamento Estratégico; Pesquisa Mercadológica; Planejamento e Inteligência de Marketing, Teoria Geral da Administração, Gestão de Projetos, Recursos Humanos, Comportamento Organizacional, Comportamento do Consumidor, Análise de Investimento, Demonstrações Contábeis, Folha de Pagamento, Departamento Pessoal, e Empreendedorismo. Experiência profissional nas áreas Administrativa, ênfase em Gestão de Pessoal, Gestão Financeira, Comercial, Logística e consultoria e Gestão da inovação empresarial. Capacitada como consultora empresarial pelo SENAC/MS 2010. Atualmente está na Direção da Anhanguera de Itapetininga/SP, desde setembro de 2018.

Pablo Antonio Muñoz Gallego, Universidad de Salamanca

Possui graduação em CC. Económicas y Empresariales - sección empresari - Universidad de Oviedo (1981) e doutorado em Organización de Empresas - Universidad Complutense de Madrid (1986). Atualmente é catedrático de universidad - Universidad de Salamanca e docente e pesquisador da Universidade Anhanguera - Uniderp. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, Inovação e Turismo atuando principalmente nos seguintes temas: acciones estratégicas, brasil e pequeñas empresas. Google Scholar: https://scholar.google.com/citations?hl=es&user=Qs8EGscAAAAJ&view_op=list_works&sortby=pubdate ORCID: 0000-0003-4531-2051 http://orcid.org/0000-0003-4531-2051 ResearcherID: L-4904-2014 http://www.researcherid.com/rid/L-4904-2014 RePEc Short-ID: pmu163

Celso Correia de Souza, Universidade Anhanguera

Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis (1972); mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1985) e; doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1994). É professor aposentado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus de Três Lagoas, MS. Atualmente, é professor doutor da Universidade Anhanguera Uniderp, Campus de Campo Grande, MS. É professor do Curso de Matemática e dos Mestrados em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Produção e Gestão Agroindustrial e do Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera Uniderp de Campo Grande (MS). Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas, Otimização e Pesquisa Operacional e Controle Automático de Sistemas. É pesquisador da Fundação Manoel de Barros (FMB) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais (NEPES) que calcula a Inflação da cidade de Campo Grande (MS).

Taner Douglas Alves Bitencourt, Universidade Anhanguera

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso(1998), especialização em MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria pela Universidade de Cuiabá(2016) e mestrado em Produção e Gestão Agroindustrial pela Universidade Anhanguera - Uniderp(2020). Atualmente é Reitor da Universidade Anhanguera - Uniderp. Tem experiência na área de Administração.

Downloads

Publicado

2020-07-06

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>