Aplicação de redes neurais artificiais na previsão do produto interno bruto do Mato Grosso do Sul em função da produção de cana-de-açúcar, açúcar e etanol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2019.005.0019

Palavras-chave:

Produção de Cana-de-açúcar em MS, Produção de açúcar em MS, Produção de etanol em MS, Predição do PIB de MS com RNA

Resumo

A produção de cana-de-açúcar e de seus derivados contribui significativamente para o aumento do Produto Interno Bruto do estado de Mato Grosso do Sul (MS). Gestores públicos e executivos do setor necessitam de informações para que suas decisões relacionadas à produção, tributação, entre outras possam ter melhor qualidade. Para isto, as técnicas de predição contribuem neste processo. Diante do exposto, este artigo buscou responder qual a capacidade preditiva das Redes Neurais Artificiais (RNAs) para explicar o Produto Interno Bruto de MS em função da das variáveis independentes, produção de cana-de-açúcar, açúcar e etanol? Assim, o objetivo geral do trabalho é estimar o Produto Interno Bruto de MS relativo a produção de cana-de-açúcar, de açúcar e de etanol utilizando as RNAs. Como objetivos específicos: verificar as correlações entre as variáveis envolvidas na produção de açúcar e etanol a partir da cana-de-açúcar; construir, treinar e validar um modelo de RNAs com estas variáveis; utilizar o modelo construído e validado para realizar previsões. A relevância da pesquisa é a utilização desta importante ferramenta de predição para pode prever o fluxo monetário que será demandado com o incremento da produção da cana-de-açúcar, do açúcar e do etanol, podendo planejar investimentos no sentido de propiciar melhores condições de vida à população, não só nos entornos das usinas, mas no Estado que será beneficiado como um todo. Observando os dados coletados e os objetivos propostos, este trabalho é classificado como exploratório descritivo. A série temporal em análise compreende o intervalo de 2002 a 2015. O software utilizado para construir a RNA foi o SPSS - Statistical Package for the Social Sciences - Pacote Estatístico para as Ciências Sociais. Concluiu-se que o modelo predito de RNA foi capaz de explicar o comportamento do PIB do MS em função das variáveis independentes descritas, além disso, o modelo apresentou valores e observações satisfatórias para sua validação. Por fim, utilizando dados hipotéticos para as variáveis independentes, o modelo predito e validado foi utilizado para realizar uma previsão com significativa segurança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso Correia de Souza, Universidade Anhaguera

Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis (1972); mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1985) e; doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1994). É professor aposentado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus de Três Lagoas, MS. Atualmente, é professor doutor da Universidade Anhanguera Uniderp, Campus de Campo Grande, MS. É professor do Curso de Matemática e dos Mestrados em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Produção e Gestão Agroindustrial e do Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera Uniderp de Campo Grande (MS). Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas, Otimização e Pesquisa Operacional e Controle Automático de Sistemas. É pesquisador da Fundação Manoel de Barros (FMB) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais (NEPES) que calcula a Inflação da cidade de Campo Grande (MS).

Downloads

Publicado

2019-10-12

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>