Percepção da sociedade sobre as ações socioeconômicas e ambientais do segmento sucroenergético em Mato Grosso do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.001.0011

Palavras-chave:

Amostragem bola de neve, Desenvolvimento regional sustentável, Microrregião de Dourados, Segmento sucroenergético

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido na linha de pesquisa Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento Regional Sustentável. Teve como objetivo verificar a percepção da sociedade quanto às ações de sustentabilidade promovidas pelas empresas do segmento sucroenergético do Mato Grosso do Sul. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva, combinando informações quantitativas e qualitativas colhidas por meio de formulários aplicados a um grupo composto por representantes da sociedade nos principais municípios em que as empresas sucroenergéticas estão instaladas, utilizando-se a metodologia de amostragem Snowball Sampling ou 'Amostragem em Bola de Neve'. Os dados foram processados e analisados utilizando os softwares Sphinx Léxica 5.0 e SPSS 22. Os resultados demonstram que a sociedade tem pouca percepção sobre as ações de gestão da sustentabilidade promovidas pelas usinas da região, dentro das dimensões socioeconômica (média de 3,99 na escala de 1 a 7) e ambiental (média de 3,77 na escala de 1 a 7). Infere-se que, se as empresas sucroenergéticas desenvolvem ações de sustentabilidade, estas são pouco percebidas pela sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Sandro Richter Won Mühlen, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1998). Mestre em Produção e Gestão Agroindustrial (2011). Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (2016). É professor titular na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atua como Coordenador do Curso de Administração. Exerce cargo de gestão na função de Gerente/Diretor de Unidade/Campi na Unidade Universitária da UEMS na cidade de Maracaju-MS. Tem experiência como empresário rural na agropecuária atuando no município de Maracaju-MS, onde é diretor do Sindicato Rural e membro dos conselhos municipais de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Segurança e Conselho da Cidade. Tem experiência na área de Administração, com ênfase no Agronegócio, atuando principalmente nos temas: logística, gestão financeira, tecnologia da informação, gestão de riscos e desenvolvimento regional. 

Raul Asseff Castelão, Universidade Anhanguera

Doutor e mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Uniderp-Anhanguera (2018), MBA Executivo em Finanças pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo - EAESP/FGV (2010) e graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade Salesiana de Santa Teresa (2007). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos e Modelos Econométricos e Estatísticos, atuando principalmente nas seguintes áreas de pesquisa: Mato Grosso do Sul, Desenvolvimento Sustentável, Políticas Públicas (planejamento e avaliação), Mercado de Trabalho e Meio Ambiente. É conselheiro do Conselho Regional de Economia - 20º região e membro dos grupos de pesquisa GESREDES (Gestão do conhecimento, redes de inovação e desenvolvimento regional) e IEEIS (Laboratório de internacionalização empresarial, empreendedorismo, inovação e sustentabilidade) da UFMS-CPAN.

Celso Correia de Souza, Universidade Anhanguera

Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis (1972); mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1985) e; doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1994). É professor aposentado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus de Três Lagoas, MS. Atualmente, é professor doutor da Universidade Anhanguera Uniderp, Campus de Campo Grande, MS. É professor do Curso de Matemática e dos Mestrados em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Produção e Gestão Agroindustrial e do Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera Uniderp de Campo Grande (MS). Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas, Otimização e Pesquisa Operacional e Controle Automático de Sistemas. É pesquisador da Fundação Manoel de Barros (FMB) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais (NEPES) que calcula a Inflação da cidade de Campo Grande (MS).

Daniel Massen Frainer, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Mato Grosso do Sul, Desenvolvimento Regional, Economia Industrial, Mercado de Trabalho e Meio Ambiente. Atualmente desenvolvendo projetos relacionados com o tema de Matriz de Insumo-Produto Regional.

Josimar Fernandes de França, Universidade Anhanguera

Possui graduação em Administração pela União Pioneira de Integração Social (2011). Atualmente é gerente de negócios - BURGER KING. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração. Especialista em Direito Trabalhista, pela Uninter. Responsável pelo resultado do restaurante, planejamento e controle de contas do restaurante, desenvolvimento e motivação da equipe de trabalho, pedidos de mercadorias, acompanhar a execução de check-list, garantir os procedimento técnicos e operacionais de segurança e higiene, fazer recrutamento e seleção da equipe. Dar explicação das metas e resultados e analisar as planilhas da loja.

Downloads

Publicado

2020-01-06

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>