A pegada ecológica como ferramenta de percepção da (in)sustentabilidade do ecossistema de Aquidauana
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2015.002.0004Palavras-chave:
Pegada Ecológica, Sustentabilidade Ambiental, Indicador, Impacto AmbientalResumo
Os centros educacionais, como centro de conhecimento, também vêm repensando sobre suas ações, e, a partir disso, adotam diretrizes mais sustentáveis em seus eixos de atuação: ensino, pesquisa, extensão e gestão. Assim, o indicador como Pegada Ecológica (PE), possui um importante papel na tentativa de mensurar a (in)sustentabilidade desses centros, como maneira de identificar qual rumo e destino a sociedade está seguindo, de forma a sensibilizar a sociedade e tomadores de decisão a orientar a formulação de políticas. Assim, este artigo calcula a PE no Câmpus Aquidauana do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), analisando sua aplicabilidade e viabilidade no contexto institucional. Para o cálculo, foi adaptada a metodologia empregada na Universidade de São Paulo (USP), considerando as seguintes categorias no cálculo: consumo de água, consumo de energia elétrica, consumo de papel, áreas construídas e mobilidade e transporte.Downloads
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