Society's perception of the socio-economic and environmental actions of the sugar-energy segment in Mato Grosso do Sul

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.001.0011

Keywords:

Snowball sampling, Sustainable regional development, Dourados Microregion, Sugar-energy segment

Abstract

This work was developed in the line of Society research, Environment and Sustainable Regional Development. Aimed to verify the perception of society and the sustainability of actions promoted by companies in the sugar and ethanol segment of Mato Grosso do Sul. Therefore, a descriptive exploratory survey was conducted by combining quantitative and qualitative information collected through forms applied to a group of society representatives in cities where sucroenergéticas companies are located, using the methodology 'Snowball Sampling'. Data were processed and analyzed using the software Sphinx Lexica 5.0 and SPSS 22. The results demonstrate that the society has little insight into the sustainability management actions promoted by the companies of the region, within the socioeconomic dimensions (average of 3.99 on the scale 1 to 7) and environmental (average 3.77 on a scale of 1 to 7). It is inferred that if sucroenergéticas companies develop sustainability actions, these are hardly perceived by society.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alex Sandro Richter Won Mühlen, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1998). Mestre em Produção e Gestão Agroindustrial (2011). Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (2016). É professor titular na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atua como Coordenador do Curso de Administração. Exerce cargo de gestão na função de Gerente/Diretor de Unidade/Campi na Unidade Universitária da UEMS na cidade de Maracaju-MS. Tem experiência como empresário rural na agropecuária atuando no município de Maracaju-MS, onde é diretor do Sindicato Rural e membro dos conselhos municipais de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Segurança e Conselho da Cidade. Tem experiência na área de Administração, com ênfase no Agronegócio, atuando principalmente nos temas: logística, gestão financeira, tecnologia da informação, gestão de riscos e desenvolvimento regional. 

Raul Asseff Castelão, Universidade Anhanguera

Doutor e mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Uniderp-Anhanguera (2018), MBA Executivo em Finanças pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo - EAESP/FGV (2010) e graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade Salesiana de Santa Teresa (2007). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos e Modelos Econométricos e Estatísticos, atuando principalmente nas seguintes áreas de pesquisa: Mato Grosso do Sul, Desenvolvimento Sustentável, Políticas Públicas (planejamento e avaliação), Mercado de Trabalho e Meio Ambiente. É conselheiro do Conselho Regional de Economia - 20º região e membro dos grupos de pesquisa GESREDES (Gestão do conhecimento, redes de inovação e desenvolvimento regional) e IEEIS (Laboratório de internacionalização empresarial, empreendedorismo, inovação e sustentabilidade) da UFMS-CPAN.

Celso Correia de Souza, Universidade Anhanguera

Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis (1972); mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1985) e; doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1994). É professor aposentado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus de Três Lagoas, MS. Atualmente, é professor doutor da Universidade Anhanguera Uniderp, Campus de Campo Grande, MS. É professor do Curso de Matemática e dos Mestrados em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Produção e Gestão Agroindustrial e do Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera Uniderp de Campo Grande (MS). Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas, Otimização e Pesquisa Operacional e Controle Automático de Sistemas. É pesquisador da Fundação Manoel de Barros (FMB) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais (NEPES) que calcula a Inflação da cidade de Campo Grande (MS).

Daniel Massen Frainer, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Mato Grosso do Sul, Desenvolvimento Regional, Economia Industrial, Mercado de Trabalho e Meio Ambiente. Atualmente desenvolvendo projetos relacionados com o tema de Matriz de Insumo-Produto Regional.

Josimar Fernandes de França, Universidade Anhanguera

Possui graduação em Administração pela União Pioneira de Integração Social (2011). Atualmente é gerente de negócios - BURGER KING. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração. Especialista em Direito Trabalhista, pela Uninter. Responsável pelo resultado do restaurante, planejamento e controle de contas do restaurante, desenvolvimento e motivação da equipe de trabalho, pedidos de mercadorias, acompanhar a execução de check-list, garantir os procedimento técnicos e operacionais de segurança e higiene, fazer recrutamento e seleção da equipe. Dar explicação das metas e resultados e analisar as planilhas da loja.

Published

2020-01-06

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>