Evolução da histórica e de gestão da ONG Instituto Socioambiental Árvore no período 2003-2009

Autores

  • Carlos Eduardo Silva Escola Superior de Sustentabilidade
  • Edivaldo Rabelo de Menezes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Marcos Antônio de Souza Barbosa Universidade Federal de Sergipe
  • Matheus Pereira Mattos Felizola Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2011.001.0003

Palavras-chave:

Gestão Organizacional, Terceiro Setor, Organizações Não-Governamentais, Modelos de Gestão, Gestão da Qualidade

Resumo

A ciência da Administração relegou por muitos anos a responsabilidade de avaliar, discutir e criar ferramentas voltadas às organizações do chamado Terceiro Setor, deixando que as demais Ciências Sociais dominassem a temática. A partir da década de 90, pesquisadores da Administração voltaram a dedicar-se à análise dos fatores que influenciam a evolução da gestão no Terceiro Setor. Neste estudo deu-se atenção especial ao histórico que explica as diversas fases de ligação das Organizações Não Governamentais com a Igreja, com o Estado, e por último com o Setor Empresarial. Foram analisados os aspectos de gestão do Instituto Socioambiental Árvore, através do enfoque qualitativo, utilizando método do estudo de caso que se caracteriza por ter como objeto uma unidade que se analisa profundamente. Quanto aos fins, a pesquisa foi exploratória e aplicada. Quanto aos meios, a pesquisa foi bibliográfica e documental. Foi possível descrever características fundamentais da gestão ligadas ao pensamento sistêmico; aprendizado organizacional; cultura de inovação; liderança e constância de propósitos; orientação por processos e informações; visão de futuro; geração de valor; valorização das pessoas; conhecimento sobre o cliente e o mercado; desenvolvimento de parcerias; e responsabilidade social. Concluiu-se em análise genérica a organização em estudo mostrou-se conectada com a evolução da gestão no Terceiro Setor, principalmente pela gama de relacionamento através de redes sociais, e principalmente pelo seu envolvimento com organismos de fomento a excelência de gestão.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Silva, Escola Superior de Sustentabilidade

É Reitor da Escola Superior de Sustentabilidade (IES mantida pelo Instituto Socioambiental Árvore, do qual é Presidente do Conselho Diretor). Possui graduação em Administração (FASE), especialização em Planejamento e Gestão de Projetos Sociais (UNIT), e é mestrando Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes (UNIT). É fundador do Grupo Scientia Silva, que inclui a Escola Superior de Sustentabilidade, a Metamorfose Consultores Associados e a Sustenere Books do Brasil. Atua profissionalmente como pesquisador-bolsista do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP/UNIT) no Laboratório de Biologia Tropical. Atua e atuou como coordenador e docente de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior como Faculdade Serigy, Faculdade Ages, FANESE, e UNIP. Suas atividades científicas se estendem ainda como Diretor de Comunicação e Documentação da Sociedade Brasileira de Ecoturismo. Além de ter publicado o Dicionário de Meio Ambiente e diversos artigos científicos, é Editor da Revista Nordestina de Ecoturismo, da Revista Brasileira de Ecoturismo, da Revista Brasileira de Administração Científica, da Acta Forestalis (UFS), e da Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais (UFRJ+USP).

Edivaldo Rabelo de Menezes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Especialista em Administração de Marketing pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2005) e em Didática e Prática do Ensino Superior pela Faculdade AGES/BA, 2008. Graduado em Administração pela UFS, 2003. Professor efetivo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN e da Faculdade Evolução do Alto Oeste Potiguar. Representante da UERN no Conselho do Polo Turístico Serrano. Atua como consultor nas áreas de Marketing, Gestão de Pessoas e Empreendedorismo.

Marcos Antônio de Souza Barbosa, Universidade Federal de Sergipe

Professor de Administração da Universidade Federal de Sergipe - UFS, possui mestrado em Educação (NPGED / UFS) na linha Novas Tecnologias, Trabalho e Educação e graduação em Administração (CCSA / UFAL). Desenvolve pesquisas e orienta alunos em projetos de iniciação científica, projetos de Extensão, em monitoria e trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Administração, Tecnologia da Informação, Educação, Sociologia.

Matheus Pereira Mattos Felizola, Universidade Federal de Sergipe

Publicitário, doutorando em ciências sociais - UFRN, professor do curso de publicidade e propaganda da UFS - Universidade Federal de Sergipe, líder do grupo de pesquisa em Marketing.

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Publicado

2011-11-03

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