Evolução da histórica e de gestão da ONG Instituto Socioambiental Árvore no período 2003-2009
DOI:
https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2011.001.0003Palavras-chave:
Gestão Organizacional, Terceiro Setor, Organizações Não-Governamentais, Modelos de Gestão, Gestão da QualidadeResumo
A ciência da Administração relegou por muitos anos a responsabilidade de avaliar, discutir e criar ferramentas voltadas às organizações do chamado Terceiro Setor, deixando que as demais Ciências Sociais dominassem a temática. A partir da década de 90, pesquisadores da Administração voltaram a dedicar-se à análise dos fatores que influenciam a evolução da gestão no Terceiro Setor. Neste estudo deu-se atenção especial ao histórico que explica as diversas fases de ligação das Organizações Não Governamentais com a Igreja, com o Estado, e por último com o Setor Empresarial. Foram analisados os aspectos de gestão do Instituto Socioambiental Árvore, através do enfoque qualitativo, utilizando método do estudo de caso que se caracteriza por ter como objeto uma unidade que se analisa profundamente. Quanto aos fins, a pesquisa foi exploratória e aplicada. Quanto aos meios, a pesquisa foi bibliográfica e documental. Foi possível descrever características fundamentais da gestão ligadas ao pensamento sistêmico; aprendizado organizacional; cultura de inovação; liderança e constância de propósitos; orientação por processos e informações; visão de futuro; geração de valor; valorização das pessoas; conhecimento sobre o cliente e o mercado; desenvolvimento de parcerias; e responsabilidade social. Concluiu-se em análise genérica a organização em estudo mostrou-se conectada com a evolução da gestão no Terceiro Setor, principalmente pela gama de relacionamento através de redes sociais, e principalmente pelo seu envolvimento com organismos de fomento a excelência de gestão.Downloads
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