Nível de estresse em profissionais da educação de um município da Zona da Mata Mineira
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.001.0013Palavras-chave:
Professores Escolares, Estresse Ocupacional, Saúde do Trabalhador, EpidemiologiaResumo
O estresse é problema de saúde pública frequente em determinadas categorias profissionais. O objetivo do estudo foi avaliar o nível de estresse em profissionais da educação de município da zona da mata mineira. Quanto ao método, trata-se de um estudo descritivo, exploratório, transversal, de campo, com abordagem quantitativa. O estudo foi desenvolvido em escolas e centros de educação infantil municipais, localizados em um município na Zona da Mata Mineira, estado de Minas Gerais, Brasil. As variáveis sociodemográficas, profissionais e estilo de vida foram avaliadas para caracterizar a população estudada. A Escala de Estresse no Trabalho (EET, versão resumida) foi empregada para analisar os níveis de estresse. Os dados foram analisados empregando estatística descritiva. Os resultados mostraram que a maioria dos participantes do estudo foi composta por mulheres (86,4%), na faixa etária de 40 a 49 anos (42,4%) e com pós-graduação (45,8%). Grande parte (93,2%) atuavam no cargo de professor. Verifica-se que todos professores apresentaram níveis importantes de estresse, dos quais grande parte foi classificada com médio nível de estresse (39,0%). Conclui-se que o estresse ocupacional é um fenômeno prevalente entre os profissionais que exercem funções pedagógicas, técnicas e administrativas na rede de ensino municipal pesquisada. É fundamental o acompanhamento da situação de saúde dos trabalhadores, implementação de práticas apropriadas à prevenção do agravamento do estresse identificado.
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