Level of stress in education professionals in a municipality in the Zona da Mata Mineira

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.001.0013

Keywords:

School Teachers, Occupational Stress, Occupational Health, Epidemiology

Abstract

Stress is a frequent public health problem in certain professional categories. The objective of the study was to evaluate the level of stress in education professionals in the municipality of Zona da Mata Mineira. As for the method, it is a descriptive, exploratory, cross-sectional field study with a quantitative approach. The study was carried out in municipal schools and early childhood education centers, located in a municipality in the Zona da Mata Mineira, state of Minas Gerais, Brazil. Sociodemographic, professional and lifestyle variables were evaluated to characterize the studied population. The Work Stress Scale (WSS, short version) was used to analyze stress levels. Data were analyzed using descriptive statistics. The results showed that the majority of study participants were women (86.4%), aged between 40 and 49 years (42.4%) and with a postgraduate degree (45.8%). Most (93.2%) worked as professors. It appears that all teachers had significant levels of stress, of which most were classified as having a medium level of stress (39.0%). It is concluded that occupational stress is a prevalent phenomenon among professionals who perform pedagogical, technical and administrative functions in the municipal education network surveyed. It is essential to monitor the workers' health situation, implement appropriate practices to prevent the aggravation of the identified stress.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Amanda Oliveira Vieira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) em Ciências Biológicas (2023). Foi Inicialmente voluntária e posteriormente Bolsista do Projeto de Extensão intitulado "Preenchendo a lacuna entre o científico e o coloquial na área de genética" (2019-2023), voluntária no Projeto de Iniciação Cientifica "Fatores de risco cardiovascular em trabalhadores da educação de um município de Minas Gerais" (2022) Atuou como Professora Substituta na Escola Estadual Dr. Pedro Paulo Neto, nas disciplinas de Ciências e Biologia (2022). Atualmente é Professora Substituta nas Disciplinas de Ciências e Biologia nas escolas Estaduais Maria Rosa de Freitas e Joaquim Bartholomeu Pedrosa (2023). Durante a Graduação teve experiências com Divulgação Científica em Genética e Produção de Materiais didáticos. 

Sandy Almada Estanislau, Universidade do Estado de Minas Gerais

Formada no Ensino Médio pelo Colégio Santa Teresinha. Cursando Ciências Biológicas na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Daniel Delgado Queissada, Universidade de São Paulo

Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas (2005) e Doutorado em Ciências, com foco em Microbiologia, Bioquímica e Biotecnologia, pela Universidade de São Paulo - USP (2009) e Pós-doutorado em Bioprocessos pelo Instituto de Tecnologia e Pesquisa Aracaju-SE (2013).Tem experiência nas áreas de Microbiologia Ambiental, Aplicada e Clínica, Bioquímica Geral e Clínica, Fisiologia Humana e Biotecnologia. Trabalhou como docente de ensino superior no Centro Universitário AGES (UniAGES-BA) durante 10 anos (2013 à 2023) e na Faculdade AGES (campus Lagarto-SE), instituição pertencente ao Grupo Ânima. Além disso, já esteve como orientador pedagógico em Método Ativo em cinco campi do Centro Universitário AGES (UniAGES). Como docente, dentre as disciplinas lecionadas estão Microbiologia; Bioquímica Geral, Humana e Clínica; Fisiologia Humana e Comparada; Imunologia; Genética e Evolução; Histologia, Embriologia e Método do Trabalho Científico. Já entre as Unidades Curriculares lecionadas estão Biossistemas do Corpo Humano, Mecanismos de Agressão e Defesa e Biodiversidade Vegetal, além do componente Vida e Carreira. Também foi membro do NDE-Núcleo Docente Estruturante do Colegiado de Ciências Biológicas (UniAGES e Faculdade AGES de Lagarto), além de ter sido coordenador do curso de Ciências Biológicas (Faculdade AGES - Campus de Lagarto) entre 2018 e 2020. Além disso, já esteve como presidente da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Faculdade AGES de Lagarto. Entre os cursos de atuação docente estão o de Ciências Biológicas, Nutrição, Farmácia, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Educação Física, Medicina Veterinária, etc.Trabalhou com biorremediação na iniciação científica (2003-2005), onde pesquisou a biodegradação de agroquímicos com micro-organismos autóctones da indústria sucro-alcooleira. Já, no doutorado direto (2005-2009) trabalhou com o tratamento integrado de efluente industrial oleoso, focando o tratamento integrado: biológico (com micro-organismos autóctones do efluente) e processo oxidativo avançado (com sistema UV/H2O2). Realizou pós-doutorado (2011-2013) na área de Bioprocessos, com foco em imobilização enzimática. 

Helton Oliveira Campos, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Ciências Biológicas na área de concentração em Fisiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) na linha de pesquisa Atividade Física, Esporte e Saúde. Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Licenciado em Educação Física pela UNIPAC. Atualmente é membro dos Grupos de Pesquisa: Atividade física: saúde e performance (UFV) e Fisiologia do Exercício e da Inflamação (UFVJM). Tem experiência na área de Fisiologia do Exercício, Termorregulação, Fisiologia Cardiovascular e Modelos Animais. Atua como Professor Efetivo na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG - Carangola) e Professor Titular na Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC - Conselheiro Lafaiete)

Renan Sallazar Ferreira Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2022), mestre em enfermagem pela Universidade Guarulhos (2013) e graduado em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (2009), aluno bolsista do PROUNI. Tem as seguintes especializações: MBA em Gestão de Pessoas; Gestão Hospitalar; Saúde Pública; Enfermagem do Trabalho; Ergonomia; Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental; Aprimoramento de Nível Superior; Lab. Vigilância Epidemiológica e Saúde do Idoso-UFV. Possui experiência profissional atuando como gestor, enfermeiro, docente e pesquisador em diferentes tipos de estabelecimentos de saúde. É professor (Adjunto C) do Magistério Superior na Universidade Federal do Tocantins - UFT, 40 horas - DE. Tem experiência na área de Ciências da Saúde, com ênfase em Enfermagem e Saúde do Trabalhador. É membro pesquisador no GEPESC_UFT (linha: "Saúde do trabalhador e Educação Permanente") e no GEPSPVAM_UFAM (Linha: Prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis). Desenvolve projetos Orienta no Programa de Residência Multiprofissional, da Fundação Escola de Saúde Pública (FESP) de Palmas-TO. Possui histórico em ministrar diversas disciplinas de cursos de graduação na área de saúde (Semiologia e Semiotécnica; Fundamentos de Assistência ao Paciente; Avaliação Clínica; Saúde do Trabalhador; Legislação e Ética em Enfermagem; Metodologia da Pesquisa Científica; Enfermagem nos cuidados integrais ao adulto no perioperatório; Enfermagem na Saúde do Adulto Hospitalizado em Situação Clínica; Administração de Pessoal e de Serviços; Gerenciamento dos Serviços de Saúde; Epidemiologia e Vigilância em Saúde; Educação em Saúde; Bioestatística; Processo Saúde Doença e Modelos Assistenciais em Saúde, entre outras). Desenvolve projetos de extensão nas áreas temáticas de saúde e trabalho. Possui experiência no uso de metodologias ativas na formação profissional em saúde. Membro da Associação Brasileira de Enfermagem e da Comissão de Avaliação Externa de Curso de Graduação em Enfermagem (Conselho Estadual de Educação do Tocantins). Contato: renansallazar@mail.uft.edu.br Link ORCID: https://orcid.org/0000000151404046 

Ana Paula Gomes Soares Pereira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui Doutorado e Mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal de Viçosa. Possui Estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Viçosa e na Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é chefe de Departamento de Ciências Exatas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) na Unidade de Carangola. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão na instituição e em colaboração em rede com outras organizações mineiras de pesquisa. Atua nas seguintes áreas: Biologia Molecular, Biotecnologia, Bioquímica e Saúde Pública.

Published

2023-06-19

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>