Os cuidados de enfermagem aos trabalhadores rurais que fazem uso de agrotóxico na colheita de acerola no povoado Jenipapo, Lagarto/SE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2020.003.0012

Palavras-chave:

Saúde do Trabalhador, Políticas de saúde, Agrotóxico

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar os riscos ocupacionais presentes no processo de trabalho em coletores de acerola do povoado Jenipapo de Lagarto/SE. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, exploratório, de campo com abordagem quantitativa, realizado com 26 trabalhadores que atenderam os seguintes critérios de inclusão da pesquisa: estar realizando suas atividades de enfermagem no período em que o pesquisador estiver coletando os dados e ser catador da safra de acerola, em atividade. O estudo foi realizado no período de fevereiro a março de 2015. Foi constatado que 88% destes trabalhadores eram mulheres enquanto apenas 12% eram homens, com faixa etária entre 33 a 68 anos de idade, (27%) são casados, amasiados e solteiros, 11% separados e 4% divorciados. 63% disseram que trabalham de 8 a 10 horas no campo enquanto 38% afirmaram trabalhar de 6 a 8 horas na agricultura. Sobre o estado de saúde, 42% disseram estar regular, 23% ótimo e 19% responderam que está bom. Conclui-se que que a Política de Saúde do Trabalhador não é tão eficaz, tendo em vista a falta de fiscalização, de acompanhamento técnico e o não cumprimento da legislação que controla a comercialização dos agrotóxicos, propiciando neste sentido, acesso indiscriminado aos mesmos e com isso implicando na possibilidade de contaminação à saúde e ao meio ambiente e a saúde destes trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elvis das Neves de Souza, Centro Universitário AGES

É discente no curso de Enfermagem no Centro Universitário Ages- UniAGES. Diretor de extensão na Liga Acadêmica do Trauma- LAT pela mesma instituição. Monitor acadêmico das disciplinas: Atenção Primária à Saúde e ESF e Projeto Integrador. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Saúde- GEPISA, onde realiza pesquisa na área de saúde coletiva com ênfase em epidemiologia. Membro atuante dos Branquinhos Camaragens/ Doutores da Alegria. Membro atuante da Faculdade Integrada da Terceira Idade- FINATI. Realizou atividades de monitoria em semestres anteriores nas seguintes disciplinas: Biologia Celular e Histologia e Semiologia.

Carmen Luiza Rodrigues de Jesus Santos, Centro Universitário UniAges

Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Coletiva

Ana Paula Gomes Soares Pereira, Universidade Estadual de Minas Gerais

Possui Doutorado e Mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal de Viçosa. Possui Estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Viçosa e na Universidade de São Paulo (USP); além de pós-graduação Lato Sensu em Análises Clínicas e Microbiológicas. Atua nas seguintes áreas: Biologia Molecular, Biotecnologia, Genética e Bioquímica Aplicada e Agrícola. Tem experiência com clonagem, de DNA, expressão heteróloga de proteínas, purificação de proteínas, caracterização enzimática e bioquímica de proteínas, mutagênese induzida, cultura de tecidos vegetais, construção de cassetes de expressão, transformação genética de plantas, análises filogenéticas. Temas de atuação: Caracterização, expressão e purificação de proteínas heterólogas; caracterização in silico, isolamento, clonagem, análise de expressão e silenciamento (RNA interference) de genes. Trabalhou como docente do ENSINO SUPERIOR no Centro Universitário UniAGES (2014-2018) ministrando disciplinas em cursos de graduação nas áreas da Saúde, Ciências Biológicas e Engenharias. Foi Coordenadora do curso de Química do UniAGES (2014-2016), participando do Núcleo Docente Estruturante para aprovação e reconhecimento do Curso junto ao MEC. Coordenou os Estágios dos Cursos de Licenciaturas dos UniAGES no período 2016-2018. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP). Possui também experiência no uso de metodologias ativas de ensino. Atualmente é professora titular do Curso de Ciências Biológicas. membro do NDE e do CPE da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Renan Sallazar Ferreira Pereira, Universidade Federal do Tocantins

É professor na Universidade Federal do Tocantins - UFT. Trabalha em conjunto com a Universidade Federal do Amazonas - UFAM/EEM Escola de Enfermagem de Manaus e Programa de Residência Multiprofissional do HUGV/UFAM. Doutorando do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Possui mestrado em Enfermagem (2013) pela Universidade Guarulhos, MBA em Gestão de Pessoas (2016), especialização em Gestão Hospitalar e de Pessoas (2016), especialização em Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental (2017), especialização em Ergonomia (2011) pela Faculdade de Ciências Humanas do Vale do Piranga, Aprimoramento Profissional de Nível Superior (2010) pela Universidade Federal de Viçosa-MG, especialização em Saúde Pública (2010) pela Faculdade de Ciências Humanas do Vale do Piranga, especialização em Enfermagem do Trabalho (2009) pela Faculdade de Ciências Humanas do Vale do Piranga. Graduado em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde/Univiçosa (2008). Tem experiência na área de Enfermagem, atuando como docente e pesquisador nos seguintes temas: Saúde do trabalhador, Doenças Crônicas Não-Transmissíveis, Risco Cardiovascular. Pesquisador no Grupo de Estudo e Pesquisa em Saúde com Populações em Situação de Vulnerabilidade na Amazônia - GPSVAM e NIPES - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Enfermagem e Saúde, na UFAM. Desenvolve projetos de extensão com enfoque na prevenção e controle de doenças crônicas degenerativas e saúde do trabalhador. Possui experiência no uso de metodologias ativas.  

Humberto Aparecido Faria, Centro Universitário UniAges

Sou mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Graduado (2008) e com Licenciatura Plena em Enfermagem (2008) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com formação humanista, reflexiva e crítica. Tenho experiência na área de assistência em Enfermagem pela Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente sou docente pela UniAGES. Estou envolvido no grupo de Pesquisa Saúde mental e qualidade de vida no ciclo vital na UFPE. Premiado Tributo ao docente 2013.1 e 2013.2 como um dos melhores professores da Faculdade Ages. Tenho 27 publicações, destas 10 artigos publicados em revistas científicas internacionais e nacionais, 17 publicações em anais, 2 livros na área Enfermagem Fundamental. E 16 apresentações de trabalhos em congressos. Dessa forma, promovo o ensino - aprendizagem com ética e compromisso.

Tatiane Jesus dos Santos, Centro Universitário UniAges

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga(2019).

Christiano Miranda, Universidade Cruzeiro do Sul

Enfermeiro graduado pela Faculdade Santa Marcelina-FASM (2002). Especialização em Urgência e emergências em Atendimento Pré- Hospitalar(UNIBAN, 2004); Especialização em Educação e Formação em Saúde( FASM, 2006). Especialista em Gerenciamento de unidades e serviços em enfermagem (FASM, 2009) Mestre em Enfermagem pela Universidade Guarulhos (2014) Docente em Universidade Cruzeiro do Sul (Jan/2020) Docente convidado na Pós graduação de Emergência (USCS) ; Cardiologia (Censupeg); Terapia intensiva (estácio); urgência e emergência(FAPSS) e Instituto Símbolo. Atuações como enfermeiro do Pronto Socorro Adulto, hemodinâmica, unidade internação medica- cirúrgica e UTI. Tem experiência com ênfase em Emergência, atuando principalmente nos seguintes temas: emergência cirúrgicas traumáticas e não traumáticas, emergências clinicas, educação e ensino superior.

Daciane Souza dos Santos, Centro Universitário UniAges

Foi bolsista integral pelo ProUni do Centro Universitário AGES (UniAGES) no curso de graduação em Enfermagem. Durante graduação, estagiou no Hospital Municipal Luís Eduardo Magalhães, através de bolsa de estágio concedida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em parceria com a prefeitura de Cícero Dantas/Ba, entre 2014 e 2016. Atuou como membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar em Saúde (GEPISA) da UniAGES, desenvolvendo atividades de iniciação científica, entre 2016 e 2017, e monitora acadêmica em Atenção Primária à Saúde e Estratégia de Saúde da Família desenvolvendo atividades de ensino, em 2017.

Downloads

Publicado

2020-07-09

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>