Controle do colesterol total de pacientes de uma farmácia utilizando extrato de alcachofra (Cynara scolymus)
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.004.0013Palavras-chave:
Agentes anticolesterolemiantes, Colesterol, AteroscleroseResumo
O colesterol é sintetizado pelo fígado e adquirido pela alimentação. Porém, o excesso de LDL (lipoproteína de baixa densidade) na corrente sanguínea pode formar placas ateroscleróticas e obstruir vasos e capilares. A planta Cynara scolymus (Alcachofra) pode agir como antiateroesclerótico, diminuindo os níveis de colesterol no sangue. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento sobre os principais fatores relacionados aos níveis de colesterol e analisar o efeito do uso do extrato de Cynara scolymus em relação à hipercolesterolemia em pacientes da Farmácia Municipal de Ubá-MG. Com este propósito, foram aplicados questionários investigativos aos pacientes da farmácia para avaliar diversos fatores relacionados ao colesterol. Um grupo de 20 pessoas que afirmavam apresentar colesterol alto foram selecionados para realizar exames de sangue e avaliar a taxa de colesterol. Observou-se que 10 pacientes estavam com colesterol total alto, e estes foram divididos em dois grupos de 5 pessoas: sendo um experimental, no qual os participantes fizeram uso do extrato de Cynara scolymus e o outro grupo medicado com placebo. Após um mês do consumo da medicação verificou-se maior atividade oxidante nos pacientes do grupo alcachofra chegando a uma diminuição de até 21% dos níveis de colesterol, que nos pacientes do grupo controle. Dessa forma, o uso de Cynara scolymus parece auxiliar no controle do colesterol plasmático.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.