Nível de estresse em profissionais da educação de um município da Zona da Mata Mineira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.001.0013

Palavras-chave:

Professores Escolares, Estresse Ocupacional, Saúde do Trabalhador, Epidemiologia

Resumo

O estresse é problema de saúde pública frequente em determinadas categorias profissionais. O objetivo do estudo foi avaliar o nível de estresse em profissionais da educação de município da zona da mata mineira. Quanto ao método, trata-se de um estudo descritivo, exploratório, transversal, de campo, com abordagem quantitativa. O estudo foi desenvolvido em escolas e centros de educação infantil municipais, localizados em um município na Zona da Mata Mineira, estado de Minas Gerais, Brasil.  As variáveis sociodemográficas, profissionais e estilo de vida foram avaliadas para caracterizar a população estudada. A Escala de Estresse no Trabalho (EET, versão resumida) foi empregada para analisar os níveis de estresse. Os dados foram analisados empregando estatística descritiva. Os resultados mostraram que a maioria dos participantes do estudo foi composta por mulheres (86,4%), na faixa etária de 40 a 49 anos (42,4%) e com pós-graduação (45,8%). Grande parte (93,2%) atuavam no cargo de professor. Verifica-se que todos professores apresentaram níveis importantes de estresse, dos quais grande parte foi classificada com médio nível de estresse (39,0%). Conclui-se que o estresse ocupacional é um fenômeno prevalente entre os profissionais que exercem funções pedagógicas, técnicas e administrativas na rede de ensino municipal pesquisada. É fundamental o acompanhamento da situação de saúde dos trabalhadores, implementação de práticas apropriadas à prevenção do agravamento do estresse identificado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Oliveira Vieira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) em Ciências Biológicas (2023). Foi Inicialmente voluntária e posteriormente Bolsista do Projeto de Extensão intitulado "Preenchendo a lacuna entre o científico e o coloquial na área de genética" (2019-2023), voluntária no Projeto de Iniciação Cientifica "Fatores de risco cardiovascular em trabalhadores da educação de um município de Minas Gerais" (2022) Atuou como Professora Substituta na Escola Estadual Dr. Pedro Paulo Neto, nas disciplinas de Ciências e Biologia (2022). Atualmente é Professora Substituta nas Disciplinas de Ciências e Biologia nas escolas Estaduais Maria Rosa de Freitas e Joaquim Bartholomeu Pedrosa (2023). Durante a Graduação teve experiências com Divulgação Científica em Genética e Produção de Materiais didáticos. 

Sandy Almada Estanislau, Universidade do Estado de Minas Gerais

Formada no Ensino Médio pelo Colégio Santa Teresinha. Cursando Ciências Biológicas na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Daniel Delgado Queissada, Universidade de São Paulo

Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas (2005) e Doutorado em Ciências, com foco em Microbiologia, Bioquímica e Biotecnologia, pela Universidade de São Paulo - USP (2009) e Pós-doutorado em Bioprocessos pelo Instituto de Tecnologia e Pesquisa Aracaju-SE (2013).Tem experiência nas áreas de Microbiologia Ambiental, Aplicada e Clínica, Bioquímica Geral e Clínica, Fisiologia Humana e Biotecnologia. Trabalhou como docente de ensino superior no Centro Universitário AGES (UniAGES-BA) durante 10 anos (2013 à 2023) e na Faculdade AGES (campus Lagarto-SE), instituição pertencente ao Grupo Ânima. Além disso, já esteve como orientador pedagógico em Método Ativo em cinco campi do Centro Universitário AGES (UniAGES). Como docente, dentre as disciplinas lecionadas estão Microbiologia; Bioquímica Geral, Humana e Clínica; Fisiologia Humana e Comparada; Imunologia; Genética e Evolução; Histologia, Embriologia e Método do Trabalho Científico. Já entre as Unidades Curriculares lecionadas estão Biossistemas do Corpo Humano, Mecanismos de Agressão e Defesa e Biodiversidade Vegetal, além do componente Vida e Carreira. Também foi membro do NDE-Núcleo Docente Estruturante do Colegiado de Ciências Biológicas (UniAGES e Faculdade AGES de Lagarto), além de ter sido coordenador do curso de Ciências Biológicas (Faculdade AGES - Campus de Lagarto) entre 2018 e 2020. Além disso, já esteve como presidente da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Faculdade AGES de Lagarto. Entre os cursos de atuação docente estão o de Ciências Biológicas, Nutrição, Farmácia, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Educação Física, Medicina Veterinária, etc.Trabalhou com biorremediação na iniciação científica (2003-2005), onde pesquisou a biodegradação de agroquímicos com micro-organismos autóctones da indústria sucro-alcooleira. Já, no doutorado direto (2005-2009) trabalhou com o tratamento integrado de efluente industrial oleoso, focando o tratamento integrado: biológico (com micro-organismos autóctones do efluente) e processo oxidativo avançado (com sistema UV/H2O2). Realizou pós-doutorado (2011-2013) na área de Bioprocessos, com foco em imobilização enzimática. 

Helton Oliveira Campos, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Ciências Biológicas na área de concentração em Fisiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) na linha de pesquisa Atividade Física, Esporte e Saúde. Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Licenciado em Educação Física pela UNIPAC. Atualmente é membro dos Grupos de Pesquisa: Atividade física: saúde e performance (UFV) e Fisiologia do Exercício e da Inflamação (UFVJM). Tem experiência na área de Fisiologia do Exercício, Termorregulação, Fisiologia Cardiovascular e Modelos Animais. Atua como Professor Efetivo na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG - Carangola) e Professor Titular na Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC - Conselheiro Lafaiete)

Renan Sallazar Ferreira Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2022), mestre em enfermagem pela Universidade Guarulhos (2013) e graduado em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (2009), aluno bolsista do PROUNI. Tem as seguintes especializações: MBA em Gestão de Pessoas; Gestão Hospitalar; Saúde Pública; Enfermagem do Trabalho; Ergonomia; Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental; Aprimoramento de Nível Superior; Lab. Vigilância Epidemiológica e Saúde do Idoso-UFV. Possui experiência profissional atuando como gestor, enfermeiro, docente e pesquisador em diferentes tipos de estabelecimentos de saúde. É professor (Adjunto C) do Magistério Superior na Universidade Federal do Tocantins - UFT, 40 horas - DE. Tem experiência na área de Ciências da Saúde, com ênfase em Enfermagem e Saúde do Trabalhador. É membro pesquisador no GEPESC_UFT (linha: "Saúde do trabalhador e Educação Permanente") e no GEPSPVAM_UFAM (Linha: Prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis). Desenvolve projetos Orienta no Programa de Residência Multiprofissional, da Fundação Escola de Saúde Pública (FESP) de Palmas-TO. Possui histórico em ministrar diversas disciplinas de cursos de graduação na área de saúde (Semiologia e Semiotécnica; Fundamentos de Assistência ao Paciente; Avaliação Clínica; Saúde do Trabalhador; Legislação e Ética em Enfermagem; Metodologia da Pesquisa Científica; Enfermagem nos cuidados integrais ao adulto no perioperatório; Enfermagem na Saúde do Adulto Hospitalizado em Situação Clínica; Administração de Pessoal e de Serviços; Gerenciamento dos Serviços de Saúde; Epidemiologia e Vigilância em Saúde; Educação em Saúde; Bioestatística; Processo Saúde Doença e Modelos Assistenciais em Saúde, entre outras). Desenvolve projetos de extensão nas áreas temáticas de saúde e trabalho. Possui experiência no uso de metodologias ativas na formação profissional em saúde. Membro da Associação Brasileira de Enfermagem e da Comissão de Avaliação Externa de Curso de Graduação em Enfermagem (Conselho Estadual de Educação do Tocantins). Contato: renansallazar@mail.uft.edu.br Link ORCID: https://orcid.org/0000000151404046 

 

Ana Paula Gomes Soares Pereira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui Doutorado e Mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal de Viçosa. Possui Estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Viçosa e na Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é chefe de Departamento de Ciências Exatas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) na Unidade de Carangola. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão na instituição e em colaboração em rede com outras organizações mineiras de pesquisa. Atua nas seguintes áreas: Biologia Molecular, Biotecnologia, Bioquímica e Saúde Pública.

Publicado

2023-06-19

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>