Fatores de risco cardiovascular em residentes de um hospital universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2021.003.0005

Palavras-chave:

Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Saúde do Trabalhador

Resumo

As doenças cardiovasculares configuram-se como um problema de saúde pública mundial e são responsáveis por um elevado número de invalidez, resultando em uma necessidade maior de cuidado familiar e prejuízo financeiro ao setor da saúde. Existem fatores determinantes para o aparecimento dessas doenças, que podem ser modificáveis ou não. Assim sendo, esse projeto teve como objetivo identificar os fatores de risco cardiovascular nos estudantes do programa de residência multiprofissional de um hospital universitário do município de Manaus-AM. Tratou-se de um estudo descritivo, transversal, de campo, com abordagem quantitativa realizada em um Hospital Universitário, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa, incluiu 85 residentes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Foram identificados alguns fatores de risco para doença cardiovascular. Com os resultados, percebe-se a necessidade de orientações e ações efetivas que visem à saúde desta população, através do cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suellen Oliveira de Sousa, Universidade Federal do Amazonas

Bacharel em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Manaus (EEM) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Enfermeira Residente em Saúde do Adulto e do Idoso na Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Realizou Projeto de Iniciação Científica pela UFAM sobre fatores de risco cardiovascular em residentes de um Hospital Universitário. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Saúde com Populações em Situação de Vulnerabilidade na Amazônia (GEPSVAM).Participou da Liga Acadêmica de Doenças Transmissíveis do Amazonas. Foi monitora das disciplinas de Saúde Mental e Educação em Saúde. Participou de atividades de extensão relacionadas à Saúde da Mulher, Educação em Saúde e Sistema Único de Saúde. Possui Curso de Capacitação Profissional em Urgência e Emergência.

Alaidistania Aparecida Ferreira, Universidade Federal do Amazonas

Bacharel em Enfermagem. Doutora em Ciências pelo programa de Enfermagem na saúde do Adulto (PROESA) pela Escola de EnfermagemUniversidade de São Paulo (USP) (2017). Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias da Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas e FIOCRUZ (2011). Especialista em Saúde Pública (2000), Saúde da Família (2001) pela Universidade Estadual de Montes Claros, especialista em Saúde Mental (2007) pela FIOCRUZ e especialização em Vigilância em Saúde (2017) pelo Instituto Sírio-Libanês de ensino e pesquisa. É membro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Enfermagem e Saúde (NIPES-CNPq). Professora titular da Universidade Federal do Amazonas nas disciplinas Enfermagem em Doenças Transmissíveis, Saúde Coletiva, vigilância em saúde e Enfermagem em Saúde Mental. Tem experiência em ensino, pesquisa e extensão na área de Saúde Pública e Saúde Mental aplicado a Enfermagem.

Albert Einstein Tavares de Seixas, Universidade Federal do Amazonas

Cursando o 10º período do Curso de Bacharel em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Manaus (EEM) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Saúde com Populações em Situação de Vulnerabilidade na Amazônia (GEPSVAM). Realizou Projeto de Iniciação Científica pela UFAM sobre a satisfação no trabalho de profissionais de Enfermagem da Saúde Indígena. Foi monitor das disciplinas de Suporte Básico de Vida e Processamento de Artigos e Superfícies Hospitalares. Participou de atividades de extensão relacionadas à Hipertensão e Diabetes, Educação em Saúde e Saúde da Mulher. Possui Curso de Capacitação Profissional em Urgência e Emergência. 

Drielly da Silva Galvão, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmica da Escola de Enfermagem de Manaus - EEM da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Everton de Oliveira Pinto, Universidade Federal do Amazonas

Graduando do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Membro do Grupo de estudo Etnofarmacológico da Amazônia, ex-Diretor Adjunto do Centro Acadêmico do Curso de Enfermagem (CACEn), Bolsista da Fundação de Apoio à Pesquisa no Amazonas (FAPEAM) no período de 2016-2017. Atualmente desenvolvo atividades extracurriculares em Avaliação de fatores de risco cardiovascular, análise de Problemas Relacionados à Medicamentos (PRM) e Resultados Negativos associados à Medicação (RNM).

Karoline Costa de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Enfermeira pela Universidade Federal do Amazonas (2021). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Associação Ampla (UFAM/UEPA). Pós-Graduanda em Saúde Pública pela FAVENI. Foi bolsista de Extensão da Escola de Saúde Pública de Manaus (ESAP) no contexto da Atenção Primária à Saúde. Atuou na Campanha de Vacinação contra a COVID-19 como voluntária. Ministra módulos para o Curso Técnico de Enfermagem em Manaus. Foi presidente do Centro Acadêmico do Curso de Enfermagem Heitor Lira. Desenvolveu Iniciação Científica relacionada às Políticas Públicas de Saúde no contexto da Extensão Universitária, pela qual recebeu o Prêmio de Melhor Projeto de Ciências da Saúde da UFAM em 2019.

Renan Sallazar Ferreira Pereira, Universidade Federal do Tocantins

É professor na Universidade Federal do Tocantins - UFT. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva, Educação em saúde, Saúde do Idoso e Gestão em Saúde. Atua como docente, enfermeiro e pesquisador nos seguintes temas: saúde do trabalhador, risco cardiovascular, populações vulneráveis e saúde do idoso. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva (GEPESC_UFT) e participa de projetos em conjunto com o Grupo de Estudo e Pesquisa em Saúde com Populações em Situação de Vulnerabilidade na Amazônia (GPSVAM) e o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Enfermagem e Saúde (NIPES), na UFAM. Atuou como professor do Programa de Residência Multiprofissional UFAM/HUGV, nas disciplinas de Gestão, planejamento e avaliação em serviço de saúde. Atualmente, no ensino de graduação, (CSS071) coordena as disciplinas de Administração de Pessoal e de Serviços (CSA705), Introdução ao Gerenciamento dos Serviços de Saúde, Legislação e Ética em Enfermagem (CSS070) e Gestão Ambiental em Saúde (CSS091). Desenvolve projetos de extensão nas áreas temáticas de saúde, educação, meio ambiente e trabalho. Possui experiência no uso de metodologias ativas aplicada a enfermagem.

Thiago do Nascimento Reis, Universidade Federal do Amazonas

Graduando da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bolsista de Iniciação Científica do CNPq (2020-atual). Ligante Fundador da Liga Amazonense de Enfermagem em Cuidados Oncológicos (LAECO-UEA). Presidente da Atlética Pretoriana - UFAM (2020-atual). Diretor Secretário Adjunto do Centro Acadêmico de Enfermagem Heitor Lira - CACEn HL (2021-atual). Diretor de Eventos do Comitê Estudantil da ABEn Seção Amazonas - COEST AM (2021-atual). Participou como voluntário no Combate à Pandemia da COVID-19 na Campanha de Vacinação em Manaus e na Testagem Sorológica em servidores da UFAM. Atua como voluntário no Ambulatório de Cirurgia Vascular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em saúde com populações em situação de vulnerabilidade na Amazônia - GPSVAM UFAM. Integrante do Núcleo de Saúde, Sexualidade e Sociedade - NÓS UFAM. Foi monitor da matéria de Vigilância em Saúde e atualmente de Suporte Básico de Vida para o Enfermeiro.

Downloads

Publicado

2021-06-22

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>