Fatores que ocasionam a não adesão das mulheres na realização do papanicolau na cidade de Sitio do Quinto (BA), Brasil

Autores

  • Bruna Luisa Nilo Santos UniAges
  • José Renaldo Prata Sobrinho UniAges
  • Renan Sallazar Ferreira Pereira UniAges
  • Igor Macedo Brandão UniAges
  • Fábio Luiz Oliveira de Carvalho UniAges

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2236-9600.2016.001.0001

Palavras-chave:

Câncer do Colo Do Útero, Câncer de colo do útero, Papanicolau, Prevenção, Ações

Resumo

É de grande relevância a realização do exame Papanicolau, sendo uma das principais formas de rastreamento do câncer de colo do útero, onde uma vez, que descoberto no início tem um alto percentual de cura. O Ministério da Saúde, devido a isto, implementou a Política de Atenção à Saúde da Mulher, com intuito preventivo. Este tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres de 25 a 59 anos, estando em terceiro lugar como o de maior incidência, tendo como uma das suas principais causas o HPV. Desta forma, esta pesquisa tem o objetivo de entender quais fatores levam as mulheres da cidade de Sitio do Quinto-BA a não realizarem o exame citopatologico. Foram entrevistadas 30 usuárias das unidades básicas de saúde, em suas residências e local de trabalho, onde os resultados mostraram que a maior parte delas tem entre 41 a 50 anos (39%), a situação conjugal 43,3% são casadas, 50% analfabetas, possuem em média renda familiar de 1 salário mínimo. Em seus antecedentes obstétricos 43,3% falaram ter de 1 a 2 filhos, 0 a 1 gestação (23,3%), 63,3% afirmaram não ter antecedentes familiares com câncer. 76,6% relataram frequentar o PSF, quando indagadas com que frequência, 39,1 % falaram que as vezes e 39,1% disseram que sempre. Quando perguntei sobre a realização do exame 60% afirmaram nunca ter realizado, onde 31% delas disseram que o principal motivo era a falta de tempo. 66,6% afirmam saber da importância do exame, e que foram informadas através dos ACS (agentes comunitários de saúde) (52,1%), sobre o local em que receberam a informação 33,35 afirmaram ser em outros, 100% delas afirmaram nunca ter recebido convite da unidade de saúde de atividades acerca do câncer de colo do útero e exame preventivo. O trabalho é quantitativo, bibliográfica, tendo uma análise estatística descritiva, observacional de caráter exploratório, sendo um estudo epidemiológico de corte transversal e amostragem estratificada. O resultado da pesquisa apontou que há uma grande relação entre fatores socioeconômicos a realização do Papanicolau, e uma grande fragilidade relacionada as ações voltadas a promoção de saúde na cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Luisa Nilo Santos, UniAges

Graduanda em Enfermagem pela UniAges

José Renaldo Prata Sobrinho, UniAges

Graduado em Odontologia pela Universidade Tiradentes, Aracaju - Sergipe - Brasil no ano de 2010/ 2. Mestre em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes, Aracaju - Sergipe - Brasil e pela Universidad Intercontinental , Tlalpan - Distrito Federal - México, com linha de pesquisa voltada ao Ambiente, Desenvolvimento e Saúde. Sócio Efetivo da SBPqO - Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Professor Titular, Coordenador de Relações Internacionais (COMIN), Coordenador Institucional do Programa de Intercâmbio do Governo Federal Ciência sem Fronteiras e Vice - Presidente do CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Ages, Paripiranga - Bahia - Brasil.

Renan Sallazar Ferreira Pereira, UniAges

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde(2008), aluno bolsista do Prouni, especialização em Enfermagem do Trabalho pelo Centro Técnico Viçosense (2009), Aprimoramento Profissional de Nível Superior da Universidade Federal de Viçosa-MG (2010), Saúde Pública pelo Centro Técnico Viçosense (2010), Ergonomia pelo Centro Técnico Viçosense (2011) mestrado em Enfermagem pela Universidade Guarulhos (2011). Em 2013 ingressou no curso de especialização em Gestão em Saúde da Universidade de São Paulo- UNIFESP.Tem experiência na área de Enfermagem, atuando como docente e pesquisador nos seguintes temas: saúde do idoso, saúde do trabalhador, doenças crônicas degenerativas. Atuou como professor Coordenador Técnico Científico do curso de Cuidadores de Idosos da Liberta Editora LTDA-ME, Enfermeiro do Trabalho no Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence-SP, Enfermeiro Responsável Técnico do Asilo São Vicente de Paulo de Ubá-MG e docente no SENAC-SP. Atualmente trabalha como professor titular do curso de enfermagem da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais- AGES.

Igor Macedo Brandão, UniAges

Nutricionista com atuação em Nutrição Clínica, Esportiva, Materno Infantil e Pediátrica. Biólogo com experiência em Biologia Marinha, Conservação e Preservação de Mamíferos Aquáticos e no Ensino de Ciências e Biologia. Biomédico com atuação multidisciplinar em Saúde. Mestre em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes. Possui MBA em Gestão e Direito Ambiental pela Facinter/PR. Auditor Ambiental (ISO 14001). Auditor Líder em Sistemas Integrados de Gestão: ISO 14001 (Gestão Ambiental), ISO 9001 (Gestão da Qualidade) e OHSAS 18001 (Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho). Atualmente é Coordenador e Professor do curso de Nutrição na Faculdade AGES em Paripiranga/BA. Atuou também na área de idiomas como Intérprete de Conferências (Interpretações Simultânea e Consecutiva),Tradução (Inglês e Português) e com o Ensino de Língua Inglesa. Possui FCE (First Certificate in English) pela University of Cambridge e TOEIC (Test of English for International Communication) pela Educational Testing Services.

Fábio Luiz Oliveira de Carvalho, UniAges

Possui graduação em Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá , graduação em Bacharel em Enfermagem pela Escola Superior de Cruzeiro , graduação em Tecnologia em Radiologia pelo Centro Universitário São Camilo e graduação em Programa Formação Pedagógica Ciências Biológicas pela Universidade Metropolitana de Santos, Graduando em História pelo Centro Universitário UNISEB. Atualmente é professor na Faculdade AGES nos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física, Nutrição, Farmácia e Odontologia. Coordenador do curso de Fisioterapia. Especialista nas áreas de Fisioterapia Cardiorrespiratória, Enfermagem do Trabalho, Metodologia do Ensino na Educação Superior e Design Instrucional para Educação a Distância, Qualidade de Vida e Gerontologia, Saúde Pública com ênfase em PSF, História e Cultura Afro-Brasileira.

Downloads

Publicado

2017-08-13

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>