Perfil epidemiológico e socioeconômico de usuários de medicamentos de dispensação em caráter excepcional em Aracaju (2008)
DOI:
https://doi.org/10.6008/ESS2236-9600.2013.002.0003Palavras-chave:
Medicamentos Excepcionais, Perfil Socioeconômico, SUSResumo
Embora a saúde seja um direito garantido na constituição, a práxis revela uma enorme contradição entre as conquistas sociais estabelecidas no plano legal e a realidade de crise vivenciada pelos usuários e profissionais do setor. Geralmente, quanto mais complexo for o diagnóstico para o esclarecimento da patologia apresentada, maiores serão as barreiras que o usuário terá que enfrentar para iniciar a terapêutica indicada para o tratamento da sua enfermidade. Esta pesquisa objetivou realizar estudo comparativo do perfil epidemiológico e socioeconômico entre usuários de medicamentos de dispensação em caráter excepcional, de acordo com o custo do diagnóstico e tratamento da patologia, procurando identificar se os usuários de medicamentos excepcionais portadores de patologias cujo diagnóstico e tratamento possuem custos mais elevados tem os mesmos perfis daqueles pacientes cujas doenças de base são diagnosticadas com custos financeiros menos dispendiosos e terapêutica economicamente mais acessível. Concluiu-se que há heterogeneidade no perfil dos grupos analisados, especialmente no tocante ao nível de escolaridade, renda e classe social dos usuários, destacando-se a importância da defesa, manutenção e cumprimento dos princípios e diretrizes preconizados pelo SUS.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.