Perfil epidemiológico e socioeconômico de usuários de medicamentos de dispensação em caráter excepcional em Aracaju (2008)
DOI:
https://doi.org/10.6008/ESS2236-9600.2013.002.0003Keywords:
Medicamentos Excepcionais, Perfil Socioeconômico, SUSAbstract
Embora a saúde seja um direito garantido na constituição, a práxis revela uma enorme contradição entre as conquistas sociais estabelecidas no plano legal e a realidade de crise vivenciada pelos usuários e profissionais do setor. Geralmente, quanto mais complexo for o diagnóstico para o esclarecimento da patologia apresentada, maiores serão as barreiras que o usuário terá que enfrentar para iniciar a terapêutica indicada para o tratamento da sua enfermidade. Esta pesquisa objetivou realizar estudo comparativo do perfil epidemiológico e socioeconômico entre usuários de medicamentos de dispensação em caráter excepcional, de acordo com o custo do diagnóstico e tratamento da patologia, procurando identificar se os usuários de medicamentos excepcionais portadores de patologias cujo diagnóstico e tratamento possuem custos mais elevados tem os mesmos perfis daqueles pacientes cujas doenças de base são diagnosticadas com custos financeiros menos dispendiosos e terapêutica economicamente mais acessível. Concluiu-se que há heterogeneidade no perfil dos grupos analisados, especialmente no tocante ao nível de escolaridade, renda e classe social dos usuários, destacando-se a importância da defesa, manutenção e cumprimento dos princípios e diretrizes preconizados pelo SUS.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
The CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (Brazil CNPJ: 11.221.422/0001-03) the material rights of the published works. The rights relate to the publication of the work anywhere in the world, including rights to renewals, expansions and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. All electronically published works may subsequently be published in printed collections under the coordination of this company and / or its partners. The authors preserve the copyright, but are not allowed to publish the contribution in another medium, printed or digital, in Portuguese or in translation.