Adesão dos idosos cadastrados no Projeto ‘Faculdade Integrada da Terceira Idade’ frente à hipertensão arterial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2019.002.0004

Palavras-chave:

Enfermagem, Hipertensão Arterial Sistêmica, Adesão, Tratamento

Resumo

Existem vários conceitos que irão presidir a forma de o indivíduo enfrentar o processo de envelhecer bem, como compreender todas as mudanças existentes durante esse evento. O trabalho visa identificar a incidência de idosas hipertensas participantes do Projeto ‘Faculdade Integrada da Terceira Idade’ (FINATI) existente na Universidade UniAGES. Esse trabalho é um estudo descritivo, exploratório, transversal, de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa. O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, sob parecer de número 850215. Em relação aos hábitos e estilo de vida, 76,7% informou não fazer uso de bebida alcoólica; e 66,7% não possui o habito de fumar. As idosas participantes do estudo classificaram o seu estado de como bom (23,3%); regular (76,7%). Dores nas costas (90%) e a presença de varizes (60%) foram as condições de saúde mais presentes no histórico pessoal dessas idosas além a HAS como já foi referido. Dentre as 29 idosas hipertensas, (n=23; 79,3%) afirmam ter interrompido o tratamento em algum momento do curso terapêutico em contra partida das (n=6; 20,7%) que assumem não ter interrompido a dinâmica terapêutica; remédios muito caros (n=18; 62,1%); indisponibilidade nas farmácias, UBS e hospitais (n=25; 86,2%); assintomatologia da doença (n=7; 24,1%) e esquecimento (n=23; 79,3%) foram as variáveis mais relevantes que justificou a interrupção do tratamento medicamento na população estudada o que de certo modo provoca prejuízos para o controle da HAS. Entre os motivos pelo quais as idosas tenham faltado às consultas médicas, temos o horário de atendimento (n= 7; 24,1%), a insatisfação pelo profissional que as atende (n= 9; 31,0%), o tempo de espera pelas consultas (n=9; 31,0%) e as consultas muito rápidas (n=41,4%). Desse modo, fomenta-se a necessidade de uma consciência entre a prescrição médica e o comportamento adotado pelo paciente, o que não afasta a participação efetiva dos familiares e de toda a equipe de saúde frente às mudanças que serão necessárias no decorrer do plano terapêutico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington Pereira Rodrigues, Centro Universitário AGES

Graduado em Enfermagem pelo Centro Universitário AGES (UniAGES). Professor de Ensino Superior em Enfermagem. Pós-Graduado em Saúde do Trabalhador e Ambiental e Pós-graduando em Enfermagem do Trabalho. Atualmente, mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) (2019) na linha pesquisa intitulada (Ambiente e Sociedade). Possui formação como Bombeiro Civil pela empresa - New Center Informática. Formado no curso de Auxiliar em Radiologia pelo - Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante (IBEP). Têm experiência como Auxiliar Administrativo com carga horária de 1000 horas pela empresa SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Atuou como Auxiliar de Inspetor de Qualidade e promovido ao cargo de Inspetor de Qualidade na Empresa Alimentícia - JAV indústria de Alimentos LTDA. É participante do projeto: Branquinhos CamarAGES (Anjos da Alegria) na função de pesquisador científico. Atuei como monitor de disciplinas específicas da área de enfermagem. Atua como Diretor de Projetos e Extensão pela Liga Acadêmica de Oncologia (LIAONCO) pelo Centro Universitário - UniAGES atuando na coordenação dos projetos: Câncer de Pulmão e suas consequências na qualidade de vida no município de Paripiranga/BA, Outubro Rosa (Câncer de Mama e Colo Uterino), Novembro Azul (Câncer de Próstata) e Dezembro Vermelho (HIV/Aids). Atuante como Diretor de Projetos e Extensão pela Liga Acadêmica de Cardiologia (LACARDIO) pelo Centro Universitário - UniAGES. Atuou na participação do FINATI (Faculdade Integrada da Terceira Idade), Atualmente sou pesquisador ativo do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar em Saúde - GEPISA; Grupo de Pesquisa em Metodologias Ativas - GPEMA; e Grupo de Pesquisa em Planejamento Geoambiental - GPGEO, ambas pelo Centro Universitário - UniAGES. Autor dos livros intitulados: (Atendimento Pré-Hospitalar ao Paciente Politraumatizado, 1º Edição; Suicídio: repercussões da Morte no Sistema Familiar, 1º Edição; Estudo da dor em Pacientes Oncológicos e a Importância da Enfermagem no Controle dos Cuidados Paliativos; O cuidado humanizado ao portador de autismo e suas relações familiares; O apoio da família ao paciente com transtorno mental e de comportamento; e Saúde pública e o SUS: avanço na promoção à saúde) e finalizando mais duas obras intituladas: (Perfil do Cuidador de Idosos em Relação à Hipertensão Arterial, 1º Edição).

Ana Paula Gomes Soares, Universidade Federal de Viçosa

Possui Doutorado e Mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal de Viçosa. Possui Estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Viçosa e na Universidade de São Paulo (USP); além de pós-graduação Lato Sensu em Análises Clínicas e Microbiológicas. Atua nas seguintes áreas: Biologia Molecular, Biotecnologia, Genética e Bioquímica Aplicada e Agrícola. Tem experiência com clonagem, amplificação de DNA, expressão heteróloga de proteínas, purificação de proteínas, caracterização enzimática e bioquímica de proteínas, mutagênese induzida, cultura de tecidos vegetais, construção de cassetes de expressão, transformação genética de plantas, análises filogenéticas. Temas de atuação: Caracterização, expressão e purificação de proteínas heterólogas; caracterização in silico, isolamento, clonagem, análise de expressão e silenciamento (RNA interference) de genes. Trabalhou como docente do ENSINO SUPERIOR no Centro Universitário UniAGES (2014-2018) ministrando disciplinas em cursos de graduação nas áreas da Saúde, Ciências Biológicas e Engenharias. Foi Coordenadora do curso de Química do UniAGES (2014-2016), participando do Núcleo Docente Estruturante para aprovação e reconhecimento do Curso junto ao MEC. Coordenou os Estágios dos Cursos de Licenciaturas dos UniAGES no período 2016-2018. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP). Possui também experiência no uso de metodologias ativas de ensino.

Priscila Dantas Gonçalves, Centro Universitário AGES

Graduanda em Enfermagem pelo Centro Universitário AGES (UniAGES), participante ativa das ligas acadêmicas de Ginecologia e Obstetrícia e Saúde e meio Ambiente pelo UniAGES. Atuou como monitora do projeto integrador na modalidade de iniciação científica entre os períodos de 2017 a 2018.2. Atuei como monitora na disciplina de Cuidados Integrais a Saúde da Mulher no período de 2019.1. Autora de dois livros internacionais intitulados: O cuidado humanizado ao portador de autismo e suas relações familiares: Interpelação multiprofissional; e Estudo da dor em Pacientes Oncológicos: a importância da Enfermagem no Controle dos Cuidados Paliativos. Pesquisadora ativa do GEPEMA (Grupo de Estudos e Pesquisa em Metodologias Ativas) pelo Centro Universitário AGES.

Elisângela Oliveira de Carvalho, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmica do 4 período de enfermagem. 

Leonardo Fabrício Gomes Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. É Médico Psiquiatria pelo Hospital Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - HUMAP/UFMS. Mestrado com ênfase em Saúde Mental no Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro-oeste/UFMS (em andamento). Preceptor no Programa de Residência Médica em Psiquiatria - HUMAP/UFMS. Possui Pós-graduação em Psiquiatria pelo Centro de Ensino Superior de Valença - RJ e Pós-graduação em Atenção Básica em Saúde da Família pela UFMS. 

Cinthia Caldas Rios Soares, Centro Universitário de Muriaé

Graduada em Farmácia pelo Centro Universitário de Muriaé - MG (2009). Mestrado em Ciências Farmacêuticas - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ UFMS (2018) Pós-Graduação em Farmácia Clinica - MASTER/IBRATE Campo Grande-MS (2017) Pós-Graduação em Farmacologia Clínica - Centro Universitário de Muriaé - MG (2013) Pós-Graduação em Gestão de Saúde - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC//MG (2012) Professora e Tutora no projeto Cuidado Farmacêutico no SUS do Conselho Federal de Farmácia (CFF) Professora voluntária no curso de graduação em Farmácia da UFMS. Professora convidada no Curso de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados- SES/MS, ESP/MS e UFMS. Assessoria e consultoria em implantação de serviços clínicos farmacêuticos Coordenação do projeto "Consultório Farmacêutico" na Rede de Drogarias São Bento - Campo Grande, MS (2015-2018) Atuação como Secretaria de Saúde Adjunta (2013), Coordenadora da Atenção Básica Municipal (2009-2012), Coordenadora da Assistência Farmacêutica (2009-2011), Experiencia em Farmácia Hospitalar (2011-2012). Atuação em atenção farmacêutica e cuidado ao paciente (2009-2017)

Humberto Aparecido Faria, Centro Universitário AGES

Sou mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Graduado (2008) e com Licenciatura Plena em Enfermagem (2008) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com formação humanista, reflexiva e crítica. Tenho experiência na área de assistência em Enfermagem pela Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente sou docente pela UniAGES. Estou envolvido no grupo de Pesquisa Saúde mental e qualidade de vida no ciclo vital na UFPE. Premiado Tributo ao docente 2013.1 e 2013.2 como um dos melhores professores da Faculdade Ages. Tenho 27 publicações, destas 10 artigos publicados em revistas científicas internacionais e nacionais, 17 publicações em anais, 2 livros na área Enfermagem Fundamental. E 16 apresentações de trabalhos em congressos. Dessa forma, promovo o ensino - aprendizagem com ética e compromisso. 

Gilmara Souza Santa Rosa, Centro Universitário AGES

Graduanda em Enfermagem pelo Centro Universitário AGES. Tem experiência na área de Enfermagem.

Renan Sallazar Ferreira Pereira, Universidade Federal do Amazonas

É professor na Universidade Federal do Tocantins - UFT. Trabalha em conjunto com a Universidade Federal do Amazonas - UFAM/EEM Escola de Enfermagem de Manaus e Programa de Residência Multiprofissional do HUGV/UFAM. Doutorando do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Possui mestrado em Enfermagem (2013) pela Universidade Guarulhos, MBA em Gestão de Pessoas (2016), especialização em Gestão Hospitalar e de Pessoas (2016), especialização em Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental (2017), especialização em Ergonomia (2011) pela Faculdade de Ciências Humanas do Vale do Piranga, Aprimoramento Profissional de Nível Superior (2010) pela Universidade Federal de Viçosa-MG, especialização em Saúde Pública (2010) pela Faculdade de Ciências Humanas do Vale do Piranga, especialização em Enfermagem do Trabalho (2009) pela Faculdade de Ciências Humanas do Vale do Piranga. Graduado em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde/Univiçosa (2008). Tem experiência na área de Enfermagem, atuando como docente e pesquisador nos seguintes temas: Saúde do trabalhador, Doenças Crônicas Não-Transmissíveis, Risco Cardiovascular. Pesquisador no Grupo de Estudo e Pesquisa em Saúde com Populações em Situação de Vulnerabilidade na Amazônia - GPSVAM e NIPES - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Enfermagem e Saúde, na UFAM. Desenvolve projetos de extensão com enfoque na prevenção e controle de doenças crônicas degenerativas e saúde do trabalhador. Possui experiência no uso de metodologias ativas.

Downloads

Publicado

2019-06-20

Edição

Seção

Enfermagem em Saúde Pública

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>