Uso da música pelos profissionais de saúde na exteriorização da violência de gênero no puerpério

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2020.003.0004

Palavras-chave:

Musicoterapia, Violência contra a mulher, Saúde da mulher

Resumo

O uso da música pelos profissionais de saúde no processo de cuidar pode propiciar um ambiente acolhedor e favorável para dar voz a puérpera sobre as situações de violência em que enfrentavam. A música é uma tecnologia leve, diretamente ligada às relações, perpassando os processos de acolhimento, vínculo e atenção integral como gerenciadores das ações de saúde e visando criar tecnologias das relações como dispositivos de atendimento humanizado, sendo um método intimamente importante na expressão verbal ou não das mães e de estreitamento da relação existente entre esta e seu filho. O objetivo dessa pesquisa é compreender a contribuição do uso da música pelos profissionais de saúde na exteriorização da violência de gênero durante o puerpério. Pesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados com quatro puérperas da Unidade Canguru do Hospital e Maternidade Pública em Palmas-TO, por meio de grupo musicoterápico e observação participante. Posteriormente foram analisados pela Análise de Conteúdo gerando duas categorias: 'Corpo marcado, útero guardado' e 'Minha música e minha vida'. Concluímos que a utilização da música é uma tecnologia significativa para a exteriorização da violência de gênero, possibilitando a assistência dos aspectos subjetivos das puérperas. Contribuiu para efetivo auxílio ao processo de autodescoberta, do construir-se mãe, fortalecimento da autonomia, da autoestima e do poder de decisão da mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayane de Sousa Silva Santos, Universidade Federal do Tocantins

Atualmente é professora Assistente no magistério superior da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Saúde Coletiva com ênfase em educação em saúde; promoção da saúde; puerpério e prevenção das infecções sexuais. Possui graduação em ENFERMAGEM pela Universidade Católica de Goiás (2007) e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal Fluminense (2013).

Ana Carolina Gonçalves dos Reis, Universidade Federal do Tocantins

Atualmente é Enfermeira graduada na Universidade Federal do Tocantins,cursando a especialização em Enfermagem Obstétrica e Ginecológica. Musicista da Empresa Harmonia Produções e Concursada no Governo do Estado do Tocantins, lotada no Instituto de Criminalística Valdivino Tundelo de Carvalho.

Dhanylho Laureano dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Educação Musical. Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil. Professor no Centro de Educação Especial – Márcia Dias, Brasil

 

Leonora Rezende Pacheco, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Enfermagem - 2008 pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Saúde da Família- 2010 pela Faculdade de Enfermagem - UFG. Especialista em Enfermagem Obstétrica - 2019 pela Faculdade de Enfermagem - UFG. Mestre em Enfermagem - 2012 pela Faculdade de Enfermagem - UFG. Doutora em Enfermagem- 2015 pelo Programa de Pós- Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem - UFG. Professora Adjunta na Universidade Federal de Goiás - UFG, Faculdade de Enfermagem, disciplina Enfermagem Ginecológica e Obstétrica. Vice coordenadora da Coordenação de Graduação da FEN/UFG - 2019. Membro do Nucleo Docente Estruturante (NDE). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Qualitativas em Saúde e Enfermagem (NEQUASE), da FEN/UFG e Núcleo de Estudos Epidemiológicos em Cuidados com Agravos Infecciosos com ênfase em Hepatites Virais (NECAIH). Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde da Criança (GEPESC), da UFT. Atuante em pesquisas qualitativas na assistência em saúde à pessoas em situação de violência e vulnerabilidade.

Leidiene Ferreira Santos, Universidade Federal do Tocantins

Enfermeira, graduada pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás FEN/UFG (2008). Especialista em Gestão de Programas de Saúde da Família pela Faculdade do Noroeste de Minas FINOM (2009). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem FEN/UFG. Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Saúde da UFG. Integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis - INEP/MEC). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde da Criança (GEPESC-UFT). Professora Adjunto da Universidade Federal do Tocantins/Campus Palmas/Curso Enfermagem, na disciplina Saúde da Criança. Ênfase em Saúde da Criança e Sistematização da Assistência de Enfermagem.

Marcelo Aguiar de Assunção, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Ceuma (2017). Atualmente é voluntário da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase no campo social e clínica

Danielle Rosa Evangelista, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2007), especialização em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Estadual do Ceará (2012), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2009) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2012). Atualmente é professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) na disciplina Saúde Sexual e Ciclo Reprodutivo da Mulher. Vinculada ao corpo docente do Mestrado Profissional em Ciências da Saúde da UFT.

Renan Sallazar Ferreira Pereira, Universidade Federal do Tocantins

É professor na Universidade Federal do Tocantins - UFT. Trabalha em conjunto com a Universidade Federal do Amazonas - UFAM/EEM Escola de Enfermagem de Manaus e Programa de Residência Multiprofissional do HUGV/UFAM. Doutorando do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Possui mestrado em Enfermagem (2013) pela Universidade Guarulhos, MBA em Gestão de Pessoas (2016), especialização em Gestão Hospitalar e de Pessoas (2016), especialização em Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental (2017), especialização em Ergonomia (2011) pela Faculdade de Ciências Humanas do Vale do Piranga, Aprimoramento Profissional de Nível Superior (2010) pela Universidade Federal de Viçosa-MG, especialização em Saúde Pública (2010) pela Faculdade de Ciências Humanas do Vale do Piranga, especialização em Enfermagem do Trabalho (2009) pela Faculdade de Ciências Humanas do Vale do Piranga. Graduado em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde/Univiçosa (2008). Tem experiência na área de Enfermagem, atuando como docente e pesquisador nos seguintes temas: Saúde do trabalhador, Doenças Crônicas Não-Transmissíveis, Risco Cardiovascular. Pesquisador no Grupo de Estudo e Pesquisa em Saúde com Populações em Situação de Vulnerabilidade na Amazônia - GPSVAM e NIPES - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Enfermagem e Saúde, na UFAM. Desenvolve projetos de extensão com enfoque na prevenção e controle de doenças crônicas degenerativas e saúde do trabalhador. Possui experiência no uso de metodologias ativas. 

Downloads

Publicado

2020-07-09

Edição

Seção

Enfermagem Obstétrica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>