Use of music by health professionals in externalizing gender violence in the puerperium

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2020.003.0004

Keywords:

Music therapy, Violence against women, Women's health

Abstract

The use of music by health professionals in the care process can provide a welcoming and favorable environment to give a voice to the puerperal woman about the situations of violence in which they faced. Music is a light technology, directly linked to relationships, permeating the processes of welcoming, bonding and comprehensive care as managers of health actions and aiming to create technologies of relationships as humanized care devices, being an intimately important method in verbal expression or not of mothers and closer relationship between the mother and her child. The objective of this research is to understand the contribution of the use of music by health professionals in the manifestation of gender violence during the postpartum period. Descriptive and exploratory research with qualitative approach. Data were collected with four mothers in the Unit Kangaroo of the Public Maternity Hospital in Palmas-TO, through music therapy group and participant observation. Later data were analyzed by content analysis generating two categories: 'Marked body, guarded uterus' e 'My music and my life'. We conclude that the use of music is a significant technology for the externalization of gender violence, allowing the assistance of the subjective aspects of postpartum women. Contributed to effective aid to self-discovery process, of the build herself as mother, strengthening the autonomy, self-esteem and decision-making power of women.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Nayane de Sousa Silva Santos, Universidade Federal do Tocantins

Atualmente é professora Assistente no magistério superior da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Saúde Coletiva com ênfase em educação em saúde; promoção da saúde; puerpério e prevenção das infecções sexuais. Possui graduação em ENFERMAGEM pela Universidade Católica de Goiás (2007) e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal Fluminense (2013).

Ana Carolina Gonçalves dos Reis, Universidade Federal do Tocantins

Atualmente é Enfermeira graduada na Universidade Federal do Tocantins,cursando a especialização em Enfermagem Obstétrica e Ginecológica. Musicista da Empresa Harmonia Produções e Concursada no Governo do Estado do Tocantins, lotada no Instituto de Criminalística Valdivino Tundelo de Carvalho.

Dhanylho Laureano dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Educação Musical. Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil. Professor no Centro de Educação Especial – Márcia Dias, Brasil

 

Leonora Rezende Pacheco, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Enfermagem - 2008 pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Saúde da Família- 2010 pela Faculdade de Enfermagem - UFG. Especialista em Enfermagem Obstétrica - 2019 pela Faculdade de Enfermagem - UFG. Mestre em Enfermagem - 2012 pela Faculdade de Enfermagem - UFG. Doutora em Enfermagem- 2015 pelo Programa de Pós- Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem - UFG. Professora Adjunta na Universidade Federal de Goiás - UFG, Faculdade de Enfermagem, disciplina Enfermagem Ginecológica e Obstétrica. Vice coordenadora da Coordenação de Graduação da FEN/UFG - 2019. Membro do Nucleo Docente Estruturante (NDE). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Qualitativas em Saúde e Enfermagem (NEQUASE), da FEN/UFG e Núcleo de Estudos Epidemiológicos em Cuidados com Agravos Infecciosos com ênfase em Hepatites Virais (NECAIH). Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde da Criança (GEPESC), da UFT. Atuante em pesquisas qualitativas na assistência em saúde à pessoas em situação de violência e vulnerabilidade.

Leidiene Ferreira Santos, Universidade Federal do Tocantins

Enfermeira, graduada pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás FEN/UFG (2008). Especialista em Gestão de Programas de Saúde da Família pela Faculdade do Noroeste de Minas FINOM (2009). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem FEN/UFG. Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Saúde da UFG. Integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis - INEP/MEC). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde da Criança (GEPESC-UFT). Professora Adjunto da Universidade Federal do Tocantins/Campus Palmas/Curso Enfermagem, na disciplina Saúde da Criança. Ênfase em Saúde da Criança e Sistematização da Assistência de Enfermagem.

Marcelo Aguiar de Assunção, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Ceuma (2017). Atualmente é voluntário da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase no campo social e clínica

Danielle Rosa Evangelista, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2007), especialização em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Estadual do Ceará (2012), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2009) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2012). Atualmente é professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) na disciplina Saúde Sexual e Ciclo Reprodutivo da Mulher. Vinculada ao corpo docente do Mestrado Profissional em Ciências da Saúde da UFT.

Renan Sallazar Ferreira Pereira, Universidade Federal do Tocantins

É professor na Universidade Federal do Tocantins - UFT. Trabalha em conjunto com a Universidade Federal do Amazonas - UFAM/EEM Escola de Enfermagem de Manaus e Programa de Residência Multiprofissional do HUGV/UFAM. Doutorando do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Possui mestrado em Enfermagem (2013) pela Universidade Guarulhos, MBA em Gestão de Pessoas (2016), especialização em Gestão Hospitalar e de Pessoas (2016), especialização em Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental (2017), especialização em Ergonomia (2011) pela Faculdade de Ciências Humanas do Vale do Piranga, Aprimoramento Profissional de Nível Superior (2010) pela Universidade Federal de Viçosa-MG, especialização em Saúde Pública (2010) pela Faculdade de Ciências Humanas do Vale do Piranga, especialização em Enfermagem do Trabalho (2009) pela Faculdade de Ciências Humanas do Vale do Piranga. Graduado em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde/Univiçosa (2008). Tem experiência na área de Enfermagem, atuando como docente e pesquisador nos seguintes temas: Saúde do trabalhador, Doenças Crônicas Não-Transmissíveis, Risco Cardiovascular. Pesquisador no Grupo de Estudo e Pesquisa em Saúde com Populações em Situação de Vulnerabilidade na Amazônia - GPSVAM e NIPES - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Enfermagem e Saúde, na UFAM. Desenvolve projetos de extensão com enfoque na prevenção e controle de doenças crônicas degenerativas e saúde do trabalhador. Possui experiência no uso de metodologias ativas.

Published

2020-07-09

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>