Tendência temporal dos afastamentos do trabalho por transtorno depressivo em uma Universidade Pública Federal, 2012-2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.002.0011

Palavras-chave:

Transtorno depressivo, Depressão, Ansiedade, Absenteísmo, Saúde mental, Empregados do governo

Resumo

O objetivo principal do estudo foi analisar a tendência temporal dos afastamentos por transtorno depressivo, em servidores públicos de uma universidade federal, entre 2012 a 2022. Quanto ao método, trata-se de uma análise de série temporal das taxas dos afastamentos por transtorno depressivo unipolar, ocorrido com professores e técnicos administrativos que possuíam diagnóstico de transtorno depressivo F32 e F33, de acordo com a 10ª versão do Código Internacional de Doença. Foram avaliadas as variáveis sociodemográficas, profissionais e as taxas anuais dos afastamentos. A análise descritiva foi realizada a partir da distribuição de frequência absoluta e relativa, incluindo às medidas de dispersão. A regressão de Prais-Winsten foi usada para efetuar a análise de tendência e cálculo da variação anual, com nível de significância estatística menor que 0,05%. Os dados foram coletados no Sistema de Gestão de Pessoas, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os resultados obtidos, demostraram que ocorreram 2244 afastamentos do trabalho por transtorno depressivo em servidores públicos da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS, de 2012 a 2022, com uma média de 36,14 (± 25,035) dias, variando de 1 a 180 dias. Também foi observado uma tendência crescente no número de dias de afastamento para a Escolaridade Ensino Fundamental (4,718%; p=0,036), para o Estado Civil Separado Judicialmente (2,150%; p=0,004) e para a faixa etária até 51 anos (0,601%; p=0,054), que ficou no limiar da significância estatística. Conclui-se que as tendências detectadas nas variáveis de agrupamento forneceram um diagnóstico dinâmico da ocorrência dos afastamento e sua previsão, sendo útil para que gestores planejarem intervenções em saúde direcionadas aos servidores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Fabrício Gomes Soares, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. É Médico Psiquiatra pelo Hospital Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - HUMAP/UFMS. Mestrado com ênfase em Neuropsiquiatria no Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro-oeste/UFMS. Médico Psiquiatra do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro-oeste/UFMS. Possui Pós-graduação em Psiquiatria pelo Centro de Ensino Superior de Valença - RJ e Pós-graduação em Atenção Básica em Saúde da Família pela UFMS. 

Renan Sallazar Ferreira Pereira, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutor em enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2022), mestre em enfermagem pela Universidade Guarulhos (2013) e graduado em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (2009), aluno bolsista do PROUNI. Tem as seguintes especializações: MBA em Gestão de Pessoas; Gestão Hospitalar; Saúde Pública; Enfermagem do Trabalho; Ergonomia; Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental; Aprimoramento de Nível Superior; Lab. Vigilância Epidemiológica e Saúde do Idoso-UFV. Possui experiência profissional atuando como gestor, enfermeiro, docente e pesquisador em diferentes tipos de estabelecimentos de saúde. É professor (Adjunto C) do Magistério Superior na Universidade Federal do Tocantins - UFT, 40 horas - DE. Tem experiência na área de Ciências da Saúde, com ênfase em Enfermagem e Saúde do Trabalhador. É membro pesquisador no GEPESC_UFT (linha: "Saúde do trabalhador e Educação Permanente") e no GEPSPVAM_UFAM (Linha: Prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis). Desenvolve projetos Orienta no Programa de Residência Multiprofissional, da Fundação Escola de Saúde Pública (FESP) de Palmas-TO. Possui histórico em ministrar diversas disciplinas de cursos de graduação na área de saúde (Semiologia e Semiotécnica; Fundamentos de Assistência ao Paciente; Avaliação Clínica; Saúde do Trabalhador; Legislação e Ética em Enfermagem; Metodologia da Pesquisa Científica; Enfermagem nos cuidados integrais ao adulto no perioperatório; Enfermagem na Saúde do Adulto Hospitalizado em Situação Clínica; Administração de Pessoal e de Serviços; Gerenciamento dos Serviços de Saúde; Epidemiologia e Vigilância em Saúde; Educação em Saúde; Bioestatística; Processo Saúde Doença e Modelos Assistenciais em Saúde, entre outras). Desenvolve projetos de extensão nas áreas temáticas de saúde e trabalho. Possui experiência no uso de metodologias ativas na formação profissional em saúde. Membro da Associação Brasileira de Enfermagem e da Comissão de Avaliação Externa de Curso de Graduação em Enfermagem (Conselho Estadual de Educação do Tocantins). Contato: renansallazar@mail.uft.edu.br Link ORCID: https://orcid.org/0000000151404046

Ana Paula Gomes Soares Pereira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui Doutorado e Mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal de Viçosa. Possui Estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Viçosa e na Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é chefe de Departamento de Ciências Exatas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) na Unidade de Carangola. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão na instituição e em colaboração em rede com outras organizações mineiras de pesquisa. Atua nas seguintes áreas: Biologia Molecular, Biotecnologia, Bioquímica e Saúde Pública. 

Paulo Roberto Haidamus de Oliveira Bastos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1980), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (1997), e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (1999). Professor Titular Aposentado (Full Professor) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) (2017). Professor Visitante da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Visiting Researcher) (2019-2021). Pesquisador Sênior Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste (PPGSD), da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) (2021- ) - Áreas de Concentração: Saúde e Sociedade. Linhas de pesquisa: 1. Atenção à saúde integral da criança, do adolescente e da gestante; 2. Doenças emergentes, reemergentes e negligenciadas na Região Centro-Oeste: aspectos sócio-culturais ecoambientais, epidemiológicos e clínicos, e 3. Avaliação de tecnologias, políticas e ações em saúde. Revisor (Referee) de periódicos científicos. Atua nas áreas de ensino, extensão e pesquisa em Saúde, Bioética, Neuroética, Biodireito, Metodologia e Ética Científica, Espiritualidade e Ciência, com ênfase na interdisciplinaridade da investigação qualitativa. Citação em Outra Base Bibliográfica. Academia Premium (University of Oxford - Berkeley University of California - MIT Massachussetts Institute of Technology - NYU): 2.237 papers mention, July 31. 2022.

Publicado

2023-08-10

Edição

Seção

Psiquiatria e Saúde Mental

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>