Controle do colesterol total de pacientes de uma farmácia utilizando extrato de alcachofra (Cynara scolymus)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.004.0013

Palabras clave:

Agentes anticolesterolemiantes, Colesterol, Aterosclerose

Resumen

O colesterol é sintetizado pelo fígado e adquirido pela alimentação. Porém, o excesso de LDL (lipoproteína de baixa densidade) na corrente sanguínea pode formar placas ateroscleróticas e obstruir vasos e capilares. A planta Cynara scolymus (Alcachofra) pode agir como antiateroesclerótico, diminuindo os níveis de colesterol no sangue. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento sobre os principais fatores relacionados aos níveis de colesterol e analisar o efeito do uso do extrato de Cynara scolymus em relação à hipercolesterolemia em pacientes da Farmácia Municipal de Ubá-MG. Com este propósito, foram aplicados questionários investigativos aos pacientes da farmácia para avaliar diversos fatores relacionados ao colesterol. Um grupo de 20 pessoas que afirmavam apresentar colesterol alto foram selecionados para realizar exames de sangue e avaliar a taxa de colesterol. Observou-se que 10 pacientes estavam com colesterol total alto, e estes foram divididos em dois grupos de 5 pessoas: sendo um experimental, no qual os participantes fizeram uso do extrato de Cynara scolymus e o outro grupo medicado com placebo. Após um mês do consumo da medicação verificou-se maior atividade oxidante nos pacientes do grupo alcachofra chegando a uma diminuição de até 21% dos níveis de colesterol, que nos pacientes do grupo controle. Dessa forma, o uso de Cynara scolymus parece auxiliar no controle do colesterol plasmático.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lívia de Toledo Lima, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Senador Levindo Coelho- Ubá (MG)(2009). Tem experiência na área de Biologia Geral.

Silvana Rodrigues Pires Moreira, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Possui graduação em Bioquímica pela Universidade Federal de Viçosa (2004), Licenciatura em Química- Formação Ped. de Docentes pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba (2010), mestrado em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (2007) e doutorado em Bioquímica Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2013). Atuou como docente designada na Universidade do Estado de Minas Gerais, de 2010 a 2016 lecionando disciplinas como Bioquímica, Metodologia Científica, Higiene e Segurança do Trabalho, Seminário Temático, Biologia Celular, Química Orgânica I e Química Orgânica II; além de atuar como orientadora em projetos de Iniciação Científica, projetos de Extensão e Trabalhos de Conclusão de Curso. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal Campus Santos Dumont, onde leciona disciplinas na área da Química para Cursos Técnicos e Superior. Tem experiência na área de Bioquímica e Fisiologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: Enzimologia, Bromatologia, Biologia Molecular, Fitopatologia e Virologia.

Ana Paula Gomes Soares Pereira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui Doutorado e Mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal de Viçosa. Possui Estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Viçosa e na Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é chefe de Departamento de Ciências Exatas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) na Unidade de Carangola. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão na instituição e em colaboração em rede com outras organizações mineiras de pesquisa. Atua nas seguintes áreas: Biologia Molecular, Biotecnologia, Bioquímica e Saúde Pública. 

Vitor da Cunha Baía, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Química pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Bacharel em Engenharia Química pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa, atual Centro Universitário de Viçosa (UNIVIÇOSA). Licenciado em Química pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Atualmente é Técnico-Administrativo da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com experiência em Gestão e Logística. Foi estagiário no Departamento de Química da UFV (2013), atuando conjuntamente em pesquisas na área de Química Orgânica. Estuda na seguinte linha de pesquisa: Química computacional na identificação estrutural de compostos orgânicos sintéticos e isolados de produtos naturais. 

Publicado

2023-01-04

Número

Sección

Controle de Fármacos e Medicamentos

Artículos más leídos del mismo autor/a