Perfil bacteriano e de resistência relacionados às infecções de sítio cirúrgico em neurocirurgia
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.003.0004Palavras-chave:
Infecção hospitalar, Infecção da ferida cirúrgica, Resistência microbiana a medicamentosResumo
As infecções relacionadas à assistência à saúde são um importante evento adverso relacionado à segurança do paciente e o número de ocorrências tem crescido em todo o mundo. Quando ocorrem em sítios de neurocirurgia, normalmente, essas infecções são associadas a um mau prognóstico e seguimento do doente. Assim, o objetivo desta pesquisa foi identificar o perfil da microbiota bacteriana e a resistência aos antibióticos utilizados em pacientes submetidos às cirurgias neurológicas. Este é um estudo descritivo, transversal, retrospectivo de natureza quantitativa. Foram analisados os prontuários dos pacientes diagnosticados com Infecção de Sítio Cirúrgico (ISC), no período de julho de 2018 a dezembro de 2019, em um hospital universitário no município de Petrolina-PE. Compondo a amostra os pacientes com diagnóstico clínico de ISC em neurocirurgia, por meio do antibiograma das análises microbianas. Desse modo, identificou-se que o Staphylococcus aureus, bactéria Gram positiva, foi o patógeno prevalente em 52,63% dos casos. Constatou-se nos achados que os principais microrganismos nas infecções das feridas cirúrgicas estudadas foram as bactérias Gram-negativas. Os microrganismos apresentaram uma resistência significativa à antibioticoterapia empregada na rotina clínica. Portanto, observou-se nas ISC em neurocirurgia a presença de cocos Gram positivos e de bacilos Gram negativos, que se mostraram resistentes aos antimicrobianos testados, incluindo os de 3ª geração.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.