Conhecimentos acerca das infecções sexualmente transmissíveis e o comportamento sexual por estudantes da saúde: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.002.0020

Palavras-chave:

Preservativos, Estudantes de Ciências da Saúde, Saúde Pública, Saúde do Estudante, Doenças Sexualmente Transmissíveis

Resumo

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são enfermidades transmitidas prioritariamente por via sexual desprotegida. São consideradas um problema de saúde pública mundial, que apresenta grande ascensão nos últimos anos. Além disso, os universitários estão particularmente propensos a desenvolver hábitos de risco com relação a práticas sexuais. O objetivo deste trabalho é levantar a literatura existente acerca dos conhecimentos sobre as ISTs e hábitos sexuais de estudantes universitários da área da saúde. Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa, em que a busca de títulos foi realizada no mês de abril de 2021 nos repositórios: Pubmed, Bireme, Lilacs, Scielo e Google Acadêmico, utilizando os Descritores em Ciências da Saúde: Preservativos, Estudantes de ciências da saúde e Doenças sexualmente transmissíveis, em inglês e português. Foram pré-selecionados 53 artigos ao fim da busca, dos quais 14 estavam de acordo com os critérios de inclusão e não apresentaram nenhum dos critérios de exclusão estabelecidos para esta revisão, portanto, foram analisados.  Existem discordâncias nas literaturas analisadas. Foi ressaltado o importante papel dos centros de ensino superior na educação sexual, bem como a sua relação com práticas sexuais desprotegidas. À medida que as relações se tornam mais estáveis, os indivíduos tendem a substituir o uso de preservativos por outros métodos contraceptivos, colocando as ISTs em segundo plano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Lorran Paranhos Leão, Universidade de Pernambuco

Discente de Medicina na Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Santo Amaro - Recife. Participa dos projetos de extensão "Prevenção e Qualidade de Vida: Saúde Óssea e Auditiva" e "Projeto Urologia na Comunidade (PUC)"; do "Grupo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde Coletiva (GEPISC)"; do "Grupo de Pesquisa em Sistema Urogenital" e do "Grupo de estudos de Saúde materno-infantil: um olhar multidisciplinar". Apresenta linhas de pesquisa em Saúde Coletiva, Economia da Saúde, Planejamento e Gestão dos Serviços e Sistema de Saúde, Alterações Anatômicas da Genitália Externa Masculina e Aspectos Morfofuncionais das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Apresenta uma pesquisa vinculada ao CNPq como voluntário. Além de ser membro da Liga Acadêmica de Urologia da UPE. 

Daniela de Araújo Viana Marques, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Obteve o título de duplo-doutorado pela Universidade de São Paulo, Brasil e pela Universidade de Gênova, Itália (2006-2010) e de pós-doutor pela Universidade de São Paulo (2011) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (2014). Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco nos cursos de Saúde do Instituto de Ciências Biológicas (Campus Santo Amaro) e Professora Permanente do PPG em Biologia Celular e Molecular Aplicada (ICB/Campus Santo Amaro/UPE) e PPG em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental (MultiCampi Garanhuns/UPE). Desenvolve pesquisas na área de Biotecnologia, Microbiologia, Doenças Infecciosas e Parasitárias e Epidemiologia na Universidade de Pernambuco. Colabora com Projetos no Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami da Universidade Federal de Pernambuco, no Laboratório de Tecnologia de Bioativos e do Centro de Apoio à Pesquisa na Universidade Federal Rural de Pernambuco/Campus Recife, no Instituto Aggeu Magalhães (FIOCRUZ/UFPE), no Laboratório de Biologia celular e molecular do Campus Garanhuns/UPE e na Faculdade de Ciências Farmacêuticas das Universidades de São Paulo (USP) e Estadual Júlio de Mesquita Filho (Campus Araraquara/UNESP). Tem experiência na área de Microbiologia Geral, Microbiologia Industrial e de Fermentações, Bioquímica Geral, Análises Clínicas, Biotecnologia, Biologia Molecular, Processos de Extração e Purificação de Moléculas, Processos Industriais de Engenharia Química.

Marcela Silvestre Outtes Wanderley, Universidade de Pernambuco

graduada em Biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre em Bioquímica e Fisiologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutora em biotecnologia pelo programa de pós-graduação em Ciências Biológicas da UFPE, com doutorado sanduíche realizado no Departamento de Engenharia Biológica da Universidade do Minho (UMinho, Portugal). Atualmente, professor adjunto do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco (UPE) e Vice-coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM), da Universidade de Pernambuco (UPE) (CEP-CISAM).

Publicado

2022-05-18

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)