Coinfecção por tuberculose e vírus da imunodeficiência humana na população em situação de rua: realidade de um estado do Nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.003.0025Palavras-chave:
Coinfecção, Tuberculose, HIV, Saúde públicaResumo
A tuberculose (TB) é uma infecção bacteriana causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que atinge, principalmente, os pulmões e possui grande período de latência, já o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) atinge, majoritariamente, linfócitos T CD4+. Essas duas afecções são frequentemente encontradas agindo no mesmo organismo. A alta prevalência da coinfecção por HIV e TB viabiliza a relevância deste estudo e corrobora com a construção de uma necessidade de atenção às pessoas em situação de rua. Devido as suas dificuldades quanto ao acesso a recursos governamentais, abrangência de políticas públicas e cuidados adequados, elas, muitas vezes, estão distantes da atenção do sistema de saúde. O objetivo deste trabalho foi levantar e analisar as informações acerca do quadro de coinfecção de TB e o HIV nas pessoas em situação de rua (PSR) no estado de Pernambuco, Brasil. Trata-se de um estudo quali-quantitativo e observacional ecológico, feito a partir da análise de dados disponíveis no site do Sistema de Agravos de Notificação, de 2015 a 2019. Constatou-se, quanto às PSR em Pernambuco, que o número total de casos de coinfecção por TB e HIV foi de 138 (26,85% da PSR com tuberculose em PE) entre os anos de 2015 e 2020, sendo 82 (59,42%) do sexo masculino e 56 (40,58%) do sexo feminino. Assim, é evidente que o estado de Pernambuco apresentou um aumento percentual dos casos de coinfecção entre os anos apresentados, o que não foi acompanhado pelo restante do Brasil. Além disso, tendo em vista que o sexo masculino representa cerca de 80% das PSR, o número de mulheres portadoras da coinfecção por HIV e TB é, proporcionalmente, muito expressivo. Essa população possui elevada suscetibilidade a presença de coinfecção por HIV e TB, principalmente no sexo masculino, podendo-se atribuir parte desses números à uma marginalização no acesso aos serviços de saúde. Considera-se que a coinfecção por TB e HIV é mais frequente nas PSR pernambucanas em detrimento da população em geral. A coinfecção por doenças é prevalente em homens, mas o sexo feminino tem apresentado grande ascensão dessa coinfecção no estado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.