Bacterial and resistance profile related to surgical site infections in neurosurgery

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.003.0004

Keywords:

Cross Infection, Surgical wound infection, Microbial drug resistance

Abstract

Health care-related infections are an important adverse event related to patient safety and the number of occurrences has grown worldwide. When they occur at neurosurgical sites, these infections are usually associated with a poor prognosis and patient follow-up. Thus, the objective of this research was to identify the profile of the bacterial microbiota and the resistance to antibiotics used in patients undergoing neurological surgery. This is a descriptive, cross-sectional, retrospective study of a quantitative nature. The medical records of patients diagnosed with Surgical Site Infection (SSI), from July 2018 to December 2019, were analyzed at a university hospital in the city of Petrolina-PE. The sample comprised patients with a clinical diagnosis of SSI in neurosurgery, using the antibiogram of microbial analyzes. Thus, it was identified that Staphylococcus aureus, a Gram positive bacterium, was the prevalent pathogen in 52.63% of cases. It was found in the findings that the main microorganisms in the infections of the surgical wounds studied were Gram-negative bacteria. Microorganisms showed significant resistance to antibiotic therapy used in the clinical routine. Therefore, the presence of Gram positive cocci and Gram negative bacilli was observed in the SSI in neurosurgery, which proved to be resistant to the tested antimicrobials, including the 3rd generation.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Samyly Pereira da Silva, Universidade de Pernambuco

Graduanda em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco (UPE). Atualmente é monitora voluntária da disciplina de Microbiologia na Universidade de Pernambuco.

Ana Beatriz Barros Porpino do Prado, Universidade de Pernambuco

Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em clínica de pequenos animais, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Discente do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco. Atualmente faz parte do Grupo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde Coletiva (GEPISC), certificado pelo CNPq

Iago José Cunha Silva, Universidade de Pernambuco

Discente de Medicina na Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Santo Amaro - Recife. Participa dos projetos de extensão "Prevenção e Qualidade de Vida: Saúde Óssea e Auditiva" e do "Grupo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde Coletiva (GEPISC)". Apresenta linhas de pesquisa em Saúde Coletiva e Economia da Saúde. É bolsista PIBIC-CNPQ. Além de ser membro da Liga Acadêmica de Urologia da UPE. 

Marcos Lorran Paranhos Leão, Universidade de Pernambuco

Discente de Medicina na Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Santo Amaro - Recife. Participa do "Grupo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde Coletiva (GEPISC)" e do "Grupo de estudos de Saúde materno-infantil: um olhar multidisciplinar". Apresenta linhas de pesquisa em Saúde Coletiva, Economia da Saúde, Planejamento e Gestão dos Serviços e Sistema de Saúde, Aspectos Morfofuncionais das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Preconceito.

Amanda Carla Corrêa Viana, Universidade de Pernambuco

Acadêmica do 9º período do Bacharelado em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (FCM/UPE). Atuou como extensionista dos projetos Música nas Enfermarias, Memória Viva e (Re)Inventando Sons. Durante o período de 2019-2021 foi monitora de Histologia pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco (ICB/UPE). Integrou e foi tesoureira da Liga Acadêmica de Mastologia da Universidade de Pernambuco (LAMUPE) e o projeto de extensão Oficina da Mama (2020-2021). Foi bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) períodos 2020-2021 e 2021-2022, atuando com enfoque nos seguintes temas: Avaliação do estado nutricional da população idosa, Síndrome da fragilidade e Obesidade sarcopênica. Integrou o Grupo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde Coletiva (GEPISC) em 2022, certificado pelo CNPq. Contato: amanda.correa@upe.br

Thiago Joanes Brandão Sales, Universidade de Pernambuco

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Luiz Prisco de Braga(2015). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Acadêmico. 

Fábio Henrique Cavalcanti de Oliveira, Universidade de Pernambuco

Farmacêutico, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, doutor em CIências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade de Pernambuco - PPGCS/UPE, mestre em Inovação Terapêutica pela UFPE (Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica - PPGIT/UFPE). Docente e pesquisador nas áreas de Saúde Coletiva e Medicina, Economia da Saúde, Planejamento e gestão dos serviços e sistema de saúde, Avaliação de serviços, programas e políticas de saúde, Assistência Farmacêutica, bem como Farmacoeconomia e na Inovação e Incorporação tecnológica em Saúde. Como gestor em saúde, passou pelas experiências em Assistência Farmacêutica pública e privadas. Como gestor em educação, já exerceu as funções de Diretor Geral de Campus/Unidade, Diretor Adjunto de Operações e Diretor Administrativo/Financeiro, Pesquisador Institucional e Coordenador do Curso . Atualmente, pertence ao Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do INEP/MEC para Avaliação de Cursos e de Instituições de Ensino Superior. Professor Adjunto da UPE, Faculdade de Ciências Médicas, na graduação e pós-graduação, coordenador setorial de extensão e cultura e formador em inovação tecnológica. 

Flávia Bezerra de Souza Melo, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em CIÊNCIAS BIÓLÓGICAS pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1995), mestrado em Biofísica pela Universidade Federal de Pernambuco (1998) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ (2008). Desde 2008 é professora adjunta da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. É professora do curso de Especialização em Análises Clínicas do Campus Petrolina.Tem experiência na área de Fisiologia Humana, Biofísica, Imunologia e Microbiologia

Published

2023-01-04

Most read articles by the same author(s)