Benefits of complementary therapies of critical ill patients in the adult intensive care unit: scope review

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.003.0002

Keywords:

Care nursing, Pain management, Complementary therapies, Intensive Care Units

Abstract

Patients who are in Adult Intensive Care Unit feel very anxious to be in this environment, and this can contribute to an increase in pain and, consequently, to a change in physical, emotional and psychological patterns. The use of complementary therapies is not yet a reality in this sector, so the objective of this research is to identify in the literature possible benefits of using complementary therapies in the care of adult critical ill patients. This is a scope review, with qualitative and quantitative data analysis, by searches in the virtual databases BDENF, IBECS, LILACS and PubMed-MEDLINE, of articles published in period 2017 to 2022. It was observed that practices such as music therapy, aromatherapy, massage therapy, transcutaneous electrical stimulation at acupuncture points, the lotus positions, virtual reality and hypnosis can bring significant benefits ranging from the reduction of anxiety and pain to the reduction of use opioids in the ICU, decreased delirium, reduced length of stay on mechanical ventilation, improved sleep and breathing patters, in addition to bringing relaxation and comfort to patients. However, more multicenter randomized controlled clinical trials are still needed in order to strengthen the ideas present in this study.

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Author Biographies

Bruna Squilaro Cazita, Universidade de Sorocaba

Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem.

Leandro Aparecido de Souza, Universidade de Sorocaba

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Paulista Sorocaba (2006) .Pós Graduado em Docência e Pesquisa na Área da Saúde. Pós Graduado em Unidade de Terapia Intensiva. Pós Graduado em Enfermagem do Trabalho. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Sorocaba. Doutorando no Programa de Ciências Farmacêuticas - Uso Racional de Medicamentos da Universidade de Sorocaba. Atualmente é Enfermeiro Assistencial no Hospital Unimed Sorocaba. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Sorocaba nas áreas da Enfermagem na Saúde do Adulto e Paciente Crítico. Membro do Grupo de Estudos Científicos em Enfermagem da Universidade de Sorocaba. Faz parte do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso da Enfermagem. Tem experiência na área, com ênfase em UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA e EMERGÊNCIA.

Clayton Gonçalves de Almeida, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem - UNIP (Universidade Paulista), especialização em doação de órgãos e tecidos pela faculdade Albert Einstein, mestrado stricto sensu em ciências farmacêuticas ? UNISO (Universidade de Sorocaba), técnico em Banco de Olhos pela Associação Pan- Americana de Banco de Olhos - APABO. Atuação como enfermeiro da comissão intra Hospitalar de transplantes no Hospital Israelita Albert Einstein (NCAP), possui ampla atuação no processo de doação de órgãos no Brasil e em outros países, grande participação em projetos no Brasil, para capacitação de profissionais pelo Hospital Israelita Albert Einstein, atuação em comitê de ensino e pesquisa assim como também sendo revisor de revista cientifica. Atuação como gerente do Banco de Olhos de Sorocaba (desenvolvimento e execução de projetos), tendo grande experiência prática e gerencial em todo processo de doação, palestrante e instrutor prático nos cursos da APABO no Brasil e Internacional. Professor Universitário, com atuação no Núcleo Docente Estruturante (NDE). 

Debora Cabral Nunes Polaz, Universidade de Sorocaba

Enfermeira Mestre em Educação nas Profissões da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP, especialista em Acupuntura (CETN), especialização em Centro Cirúrgico, Central de Materiais e Recuperação Pós Anestésica pelo Centro Universitário São Camilo de São Paulo, Pós em Docência do Ensino Superior e Técnico na área da Saúde pela INESP e em Gestão em Enfermagem, pela UNIFESP. Atuação como professora de curso Superior de Enfermagem/Saúde e Acupunturista. Teve experiências anteriores como professora de cursos técnicos e superior e como enfermeira assistencial e gestão - Unimed Sorocaba Cooperativa do Trabalho Médico, nos setores: Internações, Bloco Cirúrgico e Hemodinâmica. Pesquisadora do Grupo de Estudos Científicos em Enfermagem (GECE) desde abril de 2019. Membro da Rede Brasileira de Enfermagem em Segurança do Paciente (REBRAENSP)- Pólo Sorocaba https://orcid.org/0000-0003-4800-672X

Sheilla Siedler Tavares, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem Bacharel e Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Campus Sorocaba (1999). Especialista em Reabilitação Física, Captação, Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos e em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Atuou como coordenadora de área em Unidade de Internação Pediátrica e UTI pediátrica. Atuou como docente e na coordenação compartilhada na Universidade Paulista. Atualmente docente na Universidade de Sorocaba nas disciplinas de Neonatologia, Saúde da Criança e do Adolescente, Farmacologia Aplicada em Enfermagem, Pesquisa: Trabalho de Conclusão de Curso, Segurança do Paciente, Enfermagem Baseada em Evidênicas, Nutrição Aplicada à Enfermagem e eventualmente em Primeiros Socorros tanto no ambiente presencial quanto no ambiente virtual. Na docência atuo também nos estágios de Saúde da Criança e Adolescente 1 e 2, abrangendo Unidade Básica de Saúde e Hospital. Atuo em Pós Graduação na mesma universidade (UNISO) nos cursos da saúde sendo no formato híbrido. Tenho experiência em orietanções de pesquisas e Trabalhos de Conclusção de Curso tanto na graduação quanto pós graduação. Atuou na área hospitalar como enfermeiro assistencial nas Unidades de internação de pediatria, UTI pediátrica, Pronto Socorro Infantil, oncologia pediátrica, comissão intra hospitalar de doação de órgãos e tecidos e na auditoria. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: pediatria e UTI pediátrica, oncologia pediátrica. Mestre em Ciências Farmacêuticas, na linha de pesquisa Uso racional de medicamentos pela população, com a pesquisa sobre reação adversa a medicamentos em pediatria, na UNISO. Doutora em Ciências (2022/1) pela UNIFESP, no Departamento de Enfermagem Pediátrcia, na linha de pesquisa Fundamentos, Métodos, Processos e Tecnologia em Enfermagem e Saúde, com a pesquisa voltada ao paciente crítico pediátrico. Pertence ao Grupo de pesquisas de enfermagem em segurança do paciente, cuidados intensivos pediátricos e terapia intravenosa e medicamentosa em pediatria (SEGTEC) - SEGURANÇA, TECNOLOGIA e CUIDADO e ao Grupo de Estudos Científicos em Enfermagem (GECE) na UNISO, sendo líder atualmente do GECE e da linha de pesquisa de farmacologia. Membro da Sociedade Brasileira dos Enfermeiros Pediatras (SOBEP) e da Rede Brasileira dos Enfermeiros em Segurança do Paciente (REBRAENSP), atualmente desenvolvendo a coordenação compartilhada do Núcleo Sorocaba na Rede. Tem experiência no desenvolvimento de pesuisa clínica. 

Irineu Cesar Panzeri Contini, Universidade de Sorocaba

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PELA UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (2002). ENFERMEIRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DO HOSPITAL METROPOLITANO S/A (2004 - 2005). ENFERMEIRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DO HOSPITAL SAMARITANO DE SOROCABA (2008 - 2014). PROFESSOR E RESPONSÁVEL TÉCNICO DE ENFERMAGEM COLÉGIO TABLEAU SOROCABA ME (2007 - 2010). PÓS-GRADUADO EM AUDITORIA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE PELA UNICID (2010). PÓS-GRADUADO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO FACINTER/UNINTER (2012). PROFESSOR E COORDENADOR DE ENFERMAGEM DA ESCOLA POLITECNICA DE ENFERMAGEM ANNA NERY (2011-2012). PROFESSOR ASSISTENTE / UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO DOM AGUIRRE - UNISO (2013 - atualmente) MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE DE SOROCABA (2014 - 2015) ENFERMEIRO AUDITOR DA ASSOCIAÇÃO POLICIAL DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE APAS - SAÚDE SOROCABA (2015) COORDENADOR DO CURSO DE ENFERMAGEM - UNISO MEMBRO DO GRUPO DE PESQUISA - GECE GRUPO DE ESTUDOS CIENTIFICOS EM ENFERMAGEM PROFESSOR ASSISTENTE ANHANGUERA EDUCACIONAL - 2022 - atualmente) DOUTORANDO EM PROCESSOS TECNOLOGICOS E AMBIENTAISI - UNISO - 2022 - 2024

Published

2023-12-29

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