Eventos adversos pós imunização contra COVID-19 em adultos nos últimos 2 anos: revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.003.0003

Palavras-chave:

COVID-19, Vacina, Eventos adversos, Adultos

Resumo

Identificar a prevalência dos principais eventos adversos pós imunização contra COVID-19 nos adultos nos últimos dois anos. Trata-se de uma revisão de escopo, com visibilidade no rastreio de reações adversas ocorridas após imunização contra o SARS-CoV-2. Os estudos contabilizados foram publicados entre 2021 e 2023, tendo como perspectiva o mesmo tema do presente estudo e indexados nas plataformas da dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e a Biblioteca Virtual em Saúde Brasil (BVS). Foi realizada uma busca com os descritores: COVID-19, vacina, eventos adversos e adultos, combinados com o operador booleano AND. No geral, foram contidos 36 artigos para incidir essa revisão, os mesmos estavam, dentro dos critérios de inclusão previamente estabelecidos e com temas pertinentes ao estudo. Foi visto a maior incidência dos relatos era referido por parte de mulheres, além do imunizante da AstraZeneca ter sido referido com o maior número de notificações de reações adversas. As reações identificadas com maior ocorrência, foram de natureza leve, sendo elas locais e sistêmicas, como: fadiga, febre, cefaleia, reações no local da aplicação da vacina, como hiperemia, dor, síncope, dor torácica, reações alérgicas leves, urticárias. Nessa conjunção, os resultados obtidos corroboram para o fortalecimento das campanhas de vacinação, pois decorre de mais segurança e convicção para os profissionais esclarecerem e incentivarem a imunização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Aparecido de Souza, Universidade de Sorocaba

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Paulista Sorocaba (2006) .Pós Graduado em Docência e Pesquisa na Área da Saúde. Pós Graduado em Unidade de Terapia Intensiva. Pós Graduado em Enfermagem do Trabalho. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Sorocaba. Doutorando no Programa de Ciências Farmacêuticas - Uso Racional de Medicamentos da Universidade de Sorocaba. Atualmente é Enfermeiro Assistencial no Hospital Unimed Sorocaba. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Sorocaba nas áreas da Enfermagem na Saúde do Adulto e Paciente Crítico. Membro do Grupo de Estudos Científicos em Enfermagem da Universidade de Sorocaba. Faz parte do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso da Enfermagem. Tem experiência na área, com ênfase em UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA e EMERGÊNCIA.

Melissa Rosiane da Cruz, Universidade de Sorocaba

Graduanda em Enfermagem pela Universidade de Sorocaba, técnica em Nutrição e Dietética pela Etec Rubens de Faria e Souza.

Fernando de Sá Del Fiol, Universidade de Sorocaba

Fernando de Sá Del Fiol é Pró-Reitor de Graduação e Assuntos Estudantis da Universidade de Sorocaba, da qual exerceu o cargo de Reitor por dois mandatos (2010-2014 e 2014-2018). É também o Secretário Executivo de sua Entidade Mantenedora, a Fundação Dom Aguirre. Foi Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Sorocaba (2006-2009) e Coordenador do Curso de Farmácia (2002-2006) É atualmente professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas. É farmacêutico, com graduação em 1990. Fez mestrado, doutorado e pós-doutorado em Farmacologia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tendo suas teses de mestrado e doutorado aprovadas com as menções: "Distinção e Louvor". Em 2009 e 2011 fez aperfeiçoamento em Doenças Infecciosas na Universidade de Harvard (EUA). Foi, de 2006 a 2012, membro da CTAA (Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação) do Ministério da Educação, instância máxima de acompanhando da avaliação de Cursos de graduação e de Instituições de Ensino Superior. É consultor (avaliador) do Conselho Estadual de Educação (SP) e do Ministério da Educação (Avaliador Institucional e Avaliador de Cursos de Farmácia). Em sua carreira acadêmica, publicou 65 artigos em periódicos especializados e 43 trabalhos em anais de eventos. Apresentou trabalhos em nove congressos no exterior e 60 no Brasil. Publicou 46 capítulos de livros. É revisor de dez periódicos internacionais. Orientou 15 dissertações de mestrado e uma de doutorado. Atua na área de Farmacologia, com ênfase em Uso Racional de Antimicrobianos e Resistência Bacteriana. Recebeu, em 2012 a Comenda do Mérito Farmacêutico, maior honraria da profissão no Brasil. Em 2015 foi agraciado com a medalha da Academia Nacional de Farmácia. Em 2019 recebeu a Comenda do Mérito em Educação da Câmara dos Vereadores de Sorocaba.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>