Eventos adversos pós imunização contra COVID-19 em adultos nos últimos 2 anos: revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.003.0003Palavras-chave:
COVID-19, Vacina, Eventos adversos, AdultosResumo
Identificar a prevalência dos principais eventos adversos pós imunização contra COVID-19 nos adultos nos últimos dois anos. Trata-se de uma revisão de escopo, com visibilidade no rastreio de reações adversas ocorridas após imunização contra o SARS-CoV-2. Os estudos contabilizados foram publicados entre 2021 e 2023, tendo como perspectiva o mesmo tema do presente estudo e indexados nas plataformas da dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e a Biblioteca Virtual em Saúde Brasil (BVS). Foi realizada uma busca com os descritores: COVID-19, vacina, eventos adversos e adultos, combinados com o operador booleano AND. No geral, foram contidos 36 artigos para incidir essa revisão, os mesmos estavam, dentro dos critérios de inclusão previamente estabelecidos e com temas pertinentes ao estudo. Foi visto a maior incidência dos relatos era referido por parte de mulheres, além do imunizante da AstraZeneca ter sido referido com o maior número de notificações de reações adversas. As reações identificadas com maior ocorrência, foram de natureza leve, sendo elas locais e sistêmicas, como: fadiga, febre, cefaleia, reações no local da aplicação da vacina, como hiperemia, dor, síncope, dor torácica, reações alérgicas leves, urticárias. Nessa conjunção, os resultados obtidos corroboram para o fortalecimento das campanhas de vacinação, pois decorre de mais segurança e convicção para os profissionais esclarecerem e incentivarem a imunização.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.