Protocolo para extração de DNA de raízes de cana-de-açúcar micorrizadas visando o monitoramento ambiental
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.010.0006Palavras-chave:
Sustentabilidade Agrícola, Saccharum officinarum, Fungos Micorrizicos ArbuscularesResumo
O monitoramento da saúde dos solos onde se cultiva cana-de-açúcar é de suma importância para a sustentabilidade deste agrossistema. Uma alternativa para este processo é o acompanhamento da população de fungos micorrízicos arbusculares associados à cultura. Mas, para isto, necessita-se de eficientes protocolos para extração total do DNA das raízes micorrizadas. Assim, objetivou-se avaliar dois protocolos para extração do DNA total de raízes de cana-de-açúcar micorrizadas. A pesquisa foi realizada no município de Castelo Branco-PR, em uma área cultivada com cana-de-açúcar, a área foi subdividida em duas megaparcelas de 2,0 ha cada e foram coletadas amostras de raízes das plantas de cana-de-açúcar em 15 pontos distintos por megaparcela. Dois protocolos foram testados, o I baseado na trituração das raízes com pérolas de vidro e emprego de clorofane e o II com maceração das raízes com nitrogênio líquido e emprego do detergente SDS a 25%. Em ambos se utilizou 50 mg de raízes para extração do DNA e para verificação da qualidade do DNA extraído foi realizada corrida eletroforética em gel de agarose a 1% e revelação em transiluminador LED. O protocolo I proporcionou a obtenção de DNA em boa concentração e pureza e o protocolo II mostrou-se pouco eficiente para extração de DNA de raízes de cana, pois verificou-se muitos contaminantes em todas as amostras extraídas, contaminantes estes que podem interferir no emprego do DNA extraído para outras aplicações.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.