Sustentabilidade agrícola e saúde do solo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0001

Palavras-chave:

Manejo e conservação, Meio ambiente, Práticas conservacionistas

Resumo

O solo constitui-se em um recurso natural complexo de extrema importância para a produção agrícola, seu manejo sustentável reflete em seu potencial produtivo. Deste modo, objetivou-se identificar práticas relacionadas a sustentabilidade agrícola e a manutenção da saúde do solo, com a finalidade de gerar informações que auxiliem pesquisas futuras, bem como para nortear produtores quanto as práticas a serem implementadas visando a conservação ambiental. De acordo com o levantado a agricultura conservacionista apresenta-se como uma forte opção para o alcance da sustentabilidade agrícola, pois a degradação do solo está relacionada com modificações em seus atributos físicos, químicos e biológicos, que podem ocorrer de forma natural, ou pela ação do homem, derivada de práticas inadequadas de manejo. Dentre as ações que podem promover a saúde do solo destacam-se a adoção de plantio direto ou mínimo revolvimento do solo; a cobertura permanente do solo pelo cultivo de plantas para sua proteção e adição de nutrientes, combinados com rotação e/ ou consórcio de culturas que atuam na reciclagem de nutrientes por meio da decomposição de resíduos das plantas cultivadas, ou das plantas de cobertura; e a implantação de terraços, prática que contribui para a contenção e atraso das águas que carreiam nutrientes e agroquímicos aos mananciais hídricos. A divulgação destas técnicas amplia as alternativas na busca pelo desenvolvimento de uma agricultura sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Henrique dos Reis Bocaleti, Universidade Cesumar

Possui graduação em Agronomia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2018). Atualmente Mestrando do Programa em Tecnologias Limpas, área de Agricultura e Agropecuária Sustentável, é assessor da secretaria de agricultura da Prefeitura Municipal de Paiçandu e Cedido para o escritório da EMATER do Município de Paiçandu ? PR. Realizando o trabalho administrativo e os trabalhos a campo. Tem experiência na área de Agronomia, principalmente no cultivo de soja, milho, hortifruti e sorgo vassoura. Trabalha com agricultores familiares afim de desenvolver uma agricultura produtiva e sustentável. Tem experiência com turismos rural, cooperativismo e agroindústria. Trabalha em parceria com Universidades e órgãos de pesquisa a fim de gerar dados para obter avanços na Agricultura. 

Francielli Gasparotto, Universidade Cesumar

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2004), mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2010). Professora Adjunta do Centro Universitário Cesumar (UniCesumar), atuando como professora permanente do curso de Mestrado em Tecnologias Limpas e nos cursos de graduação em Agronomia e Tecnologia em Agronegócios. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, Microbiologia do Solo e Produção Agrícola Sustentável.

Sabrina Pariz, Universidade Cesumar

Possui graduação em Agronomia pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) (2015 - 2020). Durante a graduação, desenvolveu pesquisas relacionadas a área de fitossanidade, onde foi bolsista no desenvolvimento de um projeto vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UniCesumar. 2018 - 2019) e participou no desenvolvimento de um projeto vinculado ao Programa de Iniciação Científica (PIC/UniCesumar. 2019 - 2020). Atualmente, mestranda no Programa de Tecnologias Limpas Sustentabilidade Ambiental na linha de Agroindústria e Agropecuária Sustentável na Universidade Cesumar -Maringá (2021-2022). Bolsista do programa da Rede Paranaense de Apoio a Agropesquisa e Formação Aplicada Fundação Araucária/ Senar-PR e ICETI-Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (2021-2022).

Edison Schmidt Filho, Universidade Cesumar

Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná (1993), mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná (2001) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é coordenador e professor do curso de Agronomia, atua como membro docente no curso de Mestrado em Tecnologias Limpas (PPGTL), do Centro Universitário de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: consultoria educacional, avaliação de reconhecimento de cursos de graduação, conservação do solo, poluição do solo, meio ambiente, planejamento agrícola, readequação de estradas rurais e sistemas de monitoramento e tratamento de dados de emissão de material particulado na atmosfera.

Edneia Aparecida de Souza Paccola, Universidade Cesumar

Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Especialização em Didática e Metodologia do Ensino - Universidade Norte do Paraná, UNOPAR. Mestrado e doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em fitopatologia, atuou principalmente nos seguintes temas: Colletotrichum sublineolum (antracnose), Lentinula edodes (shiitake), fungos micorrízicos (FMA), microscopia eletrônica de varredura e transmissão e recombinação genética. Atualmente é membro do corpo docente, colegiado e NDE do curso de Agronomia da Universidade Cesumar (Campi Maringá/PR). E membro do corpo docente permanente e do colegiado do Mestrado em Tecnologias Limpas ? Sustentabilidade Ambiental da Universidade Cesumar, além de ser bolsista Produtividade do ICETI - Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação. Líder do grupo de pesquisa em Ecoeficiência Urbana. Trabalha em projetos que envolvem a Ecoeficiência Urbana como práticas de compostagem de resíduos orgânicos e a educação socioambiental para a população, uso de resíduos orgânicos para produção agrícola, estudo sócio ambiental com materiais recicláveis e com a ecoeficiência de recursos hídricos.

Downloads

Publicado

2021-03-28

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>