Sustentabilidade agrícola e saúde do solo
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0001Palavras-chave:
Manejo e conservação, Meio ambiente, Práticas conservacionistasResumo
O solo constitui-se em um recurso natural complexo de extrema importância para a produção agrícola, seu manejo sustentável reflete em seu potencial produtivo. Deste modo, objetivou-se identificar práticas relacionadas a sustentabilidade agrícola e a manutenção da saúde do solo, com a finalidade de gerar informações que auxiliem pesquisas futuras, bem como para nortear produtores quanto as práticas a serem implementadas visando a conservação ambiental. De acordo com o levantado a agricultura conservacionista apresenta-se como uma forte opção para o alcance da sustentabilidade agrícola, pois a degradação do solo está relacionada com modificações em seus atributos físicos, químicos e biológicos, que podem ocorrer de forma natural, ou pela ação do homem, derivada de práticas inadequadas de manejo. Dentre as ações que podem promover a saúde do solo destacam-se a adoção de plantio direto ou mínimo revolvimento do solo; a cobertura permanente do solo pelo cultivo de plantas para sua proteção e adição de nutrientes, combinados com rotação e/ ou consórcio de culturas que atuam na reciclagem de nutrientes por meio da decomposição de resíduos das plantas cultivadas, ou das plantas de cobertura; e a implantação de terraços, prática que contribui para a contenção e atraso das águas que carreiam nutrientes e agroquímicos aos mananciais hídricos. A divulgação destas técnicas amplia as alternativas na busca pelo desenvolvimento de uma agricultura sustentável.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.