Study of the resilient behavior of five fine soils on the island of São Luís for paving purposes

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.005.0035

Keywords:

Resilience module, Fine soils, Mechanistic analysis, Tropical soils

Abstract

The advancement of pavement mechanics made it possible to analyze the deformability of soils when applying cyclic loads, and thus better represent the field condition. With this in mind, this work aims to investigate the resilient behavior of fine soils from São Luís region, state of Maranhão, as an alternative for use in pavement layers. We studied seven soils, classified according to the MCT Methodology as: one lateritic clayey soil, three lateritic sandyey soils and three non-lateritic siltyey soils. After geotechnical characterization, specimens were molded with modified proctor energy to determine the resilience module by the repeated load triaxial test. Then, with the aid of the STATISTICA 2.0 program, statistical treatments were carried out to define the best model for predicting resilient behavior. The results showed that the models that best fit were the statistical model proposed by NCHRP (2014) and the composite model proposed by Pezo et al. (1992). All the studied samples presented Resilience Modulus values suitable for use in pavement layers. Thus, the research contributed to complete the database of the mechanical behavior of soils of the region and, then, better the accuracy of paving projects.

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Author Biographies

Gleyciane Almeida Serra, Instituto Militar de Engenharia

Atualmente cursa pós-graduanda em Geologia do Quaternário, pelo Museu Nacional/UFRJ(2020. Mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Possui graduação em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), com período sanduíche na Western Michigan University nos EUA. Foi bolsista de Iniciação Cientifica PIBITI - IFMA, PIBIC - IFMA e monitora da disciplina de Topografia. Participou do Grupo de Pesquisa de Transportes do IFMA com foco voltado para pesquisas na área de mecânica dos solos e misturas asfálticas. Tem experiência na área de construção civil desenvolvendo pesquisas com matérias visando produtos sustentáveis. Interesse na Área de Materiais e Geotecnia. 

Antonio Carlos Rodrigues Guimarães, Instituto Militar de Engenharia

Possui graduação em Engenharia de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (1996), especialização em Geologia do Quaternário e Ambiental pelo Museu Nacional da UFRJ (2007), mestrado (2001) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE/UFRJ (2009). Atualmente é professor dos cursos de graduação em engenharia de fortificação e construção, pós-graduação em engenharia de transportes e pós-graduação em engenharia de defesa, todos do Instituto Militar de Engenharia (IME). Colabora com o curso de mestrado profissionalizante em Geotecnia da Universidade Federal de Outro Preto/MG e com aulas de materiais de pavimentação e participação em projetos de pesquisa da COPPE/UFRJ. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em rodovias, ferrovias, aeroportos e portos - projeto e construção - atuando principalmente nos seguintes temas: materiais de pavimentação, mecânica dos pavimentos, solos tropicais e metodologia MCT, mecânica dos solos, solos não saturados, pavimento ferroviário e geologia do quaternário.

Maria Esther Soares Marques, Instituto Militar de Engenharia

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ (1996) e doutorado em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ (2001) com pesquisas de campo e laboratório realizadas na Université Laval, Québec. Atualmente é professora associada do Instituto Militar de Engenharia. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânicas dos Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento de solos moles, ensaios de campo, ensaios de laboratório, aterros sobre solos moles e pavimentos. Publicou dois livros em co-autoria: Aterros sobre solos moles – projeto e desempenho (2010) e Design and Performance of Embankments on Very Soft Soils (2013). Foi Coordenadora de Programa de Pós Graduação em Engenharia de Transportes de 2011 a 2014, e de 2020 até a data. É professora do corpo permanente dos cursos de Graduação em Engenharia de Fortificação e Construção, na Pós Graduação em Engenharia de Transportes e na Pós Graduação em Engenharia de Defesa do IME.

Carmen Dias Castro, Instituto Militar de Engenharia

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Passo Fundo (UPF,2001), com Mestrado (2004) e Doutorado (2009) em Engenharia de Minas na área de concentração: Tecnologia Mineral, Ambiental e Metalurgia Extrativa, pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou Doutorado modalidade Sandwich no Departamento de Engenharia Química da Universitat Politècnica de Catalunya - Universidade Politécnica da Catalunha, Barcelona (2006 - 2007), sob orientação do professor José Luis Cortina Pallás. Possui Pós-Doutorado na área de Geotecnia, realizado comitantemente com o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) e o laboratório de Geotecnia da COPPE/UFRJ pelo Programa de Engenharia Civil (PEC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob a supervisão do professor Márcio Almeida. Realizou estágio Pós-Doutoral no exterior pela University of Texas at Austin (2012), no Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura sob a orientação do professor Jorge Zornberg. Atualmente trabalha no Instituto Militar de Engenharia (IME) orientando alunos do Mestrado e Pós-Graduação. Possui experiência na área de Engenharia de Civil e Engenharia de Minas, atuando principalmente nos seguintes temas: tintas, minerais industriais, análise em componentes principais, cargas minerais, modelagem centrífuga, barreira capilar e drenagem ácida de minas (DAM), uso de resíduos na pavimentação.

Published

2020-06-05

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