Pavimento asfáltico contendo escória de ferro-níquel: uma solução viável
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0036Palavras-chave:
Escória, Ferro-níquel, Concreto asfálticoResumo
Analisando as propriedades da escória de FeNi (ferroníquel) a partir do processo de redução e sua viabilidade de utilização na engenharia de pavimentos, como agregado alternativo (miúdo), estudou-se o comportamento de uma mistura asfáltica, utilizando ligante convencional CAP 50/70, agregados naturais e escória de FeNi. Além da análise laboratorial, este estudo contemplou a avaliação e monitoramento de um trecho experimental, localizado em Niquelândia-GO. As amostras foram dosadas pela metodologia Marshall e avaliadas quanto às propriedades de resistência e deformabilidade. A distribuição de partículas de escória de FeNi foram classificadas como areia média e grossa e, de composição química inerte (ABNT - NBR 10004/2004). A mistura contendo FeNi apresentou altos valores de resistência à tração, módulo resiliente e estabilidade, podendo considerar o material uma alternativa promissora no uso em pavimentação de baixo custo, visto que, levou a resultados condizentes com o que as especificações do DNIT recomendam para utilização em pavimentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.