Estudo sobre reciclagem da escória de aciaria em camadas de pavimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.003.0015

Palavras-chave:

Escória de Aciaria, Estruturas de Pavimentos, Agregado Alternativo

Resumo

Neste trabalho são apresentados perfis padrão de pavimentos contendo escória de aciaria LD como agregado em mistura asfáltica, mistura solo-escória e mistura escória-cimento. A escória de aciaria LD, foi caracterizada fisicamente pelos ensaios tradicionais de agregados de pavimentação. Foram realizados os ensaios de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Espectroscopia de Energia Dispersiva (EDS) e Difração de Raios-X. Foram realizadas dosagens de misturas asfálticas tipo C.A.U.Q com a utilização do agregado alternativo e cimento com o uso de CAP 50/70, utilizando o método Marshall, sendo caracterizada mecanicamente, através dos ensaios de resistência à tração estática por compressão diametral, módulo de resiliência por compressão diametral e fadiga por compressão diametral à tensão controlada. Apresentam-se os resultados dos ensaios realizados com o solo utilizado na pesquisa. A mistura tipo C.A.U.Q obteve bons resultados de estabilidade, resistência à tração por compressão diametral e módulo resiliência. São apresentados os resultados do módulo resiliente das misturas solo-escória e solo-cimento. Foram elaboradostrês perfis padrão de pavimentos com a utilização do programa SisPav. Conclui-se que escória de aciaria LD é de uso favorável em pavimentos e contribui tanto economicamente quanto ambientalmente para o desenvolvimento sustentável.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Duarte Bona, Instituto Militar de Engenharia

Atualmente faz mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) voltada para a área de infraestrutura

Virlene Leite Silveira, Instituto Militar de Engenharia

Graduada em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2011), Mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia - IME (2015). 

Antonio Carlos Rodrigues Guimarães, Instituto Militar de Engenharia

Possui graduação em Engenharia de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (1996), especialização em Geologia do Quaternário e Ambiental pelo Museu Nacional da UFRJ (2007), mestrado (2001) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE/UFRJ (2009). Atualmente é professor dos cursos de graduação em engenharia de fortificação e construção, pós-graduação em engenharia de transportes e pós-graduação em engenharia de defesa, todos do Instituto Militar de Engenharia (IME). Colabora com o curso de mestrado profissionalizante em Geotecnia da Universidade Federal de Outro Preto/MG e com aulas de materiais de pavimentação e participação em projetos de pesquisa da COPPE/UFRJ. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em rodovias, ferrovias, aeroportos e portos - projeto e construção - atuando principalmente nos seguintes temas: materiais de pavimentação, mecânica dos pavimentos, solos tropicais e metodologia MCT, mecânica dos solos, solos não saturados, pavimento ferroviário e geologia do quaternário.

Camila Nascimento Padilha Silva, Instituto Militar de Engenharia

Atualmente, analista de meio ambiente na SEMA-MT. Fui Coordenadora do Laboratório de Solos, Asfalto e Concreto - Renê Oliveira Neuenschwander do Estado de Mato Grosso e professora do UNIVAG e da UNIC do Curso de Engenharia Civil. . Mestre em Engenharia de Transportes graduada pelo Instituto Militar de Engenharia, com enfoque em Infraestrutura. Engenheira Sanitarista e Ambiental formada pela Universidade Federal de Mato Grosso. Realizei pesquisas sobre a utilização de resíduos sólidos como agregados em camadas do pavimento. Todas as atividades envolvem liderança, logística, comunicação e gestão de pessoas, habilidade de negociação e visão estratégica, com forte orientação para resultados.

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Publicado

2020-04-06

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