Study on recycling steelmaking slag in pavement layers

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.003.0015

Keywords:

Steel Slag, Paviment Structure, Alternative Aggregate

Abstract

This paper presents the profiles default floors containing LD steel slag as aggregate in asphalt mixture, soil-slag mixture and slag-cement mixture. The LD steel slag, from the Atlantic Steel Company (CSA), has been physically characterized by traditional tests of aggregate paving. Were performed the testing for Electron Microscopy (SEM), Energy Dispersive Spectroscopy (EDS) and X- ray diffraction. Dosages of type CAUQ asphalt mixtures using the alternative aggregate, cement and CAP 50/70 were carried out using the Marshall method, characterized mechanically through testing of indirect tensil strength, resilient modulus, and fatigue of diametrical compression under controlled stress. Presents the results of tests performed with the soil used in the research. The mixture obtained presents good results CAUQ kind of stability, tensile strength and modulus by diametrical compression resilience. The results of the resilient modulus of the soil -gravel mixtures and soil-cement are presented. Were prepared three standard profiles floor using the SisPav program. Steel slag is a favorable LD use in pavements, contributes to economic and environmentally sustainable development.

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Author Biographies

Ana Carolina Duarte Bona, Military Engineering Institute

Atualmente faz mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) voltada para a área de infraestrutura

Virlene Leite Silveira, Military Engineering Institute

Graduada em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2011), Mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia - IME (2015). 

Antonio Carlos Rodrigues Guimarães, Military Engineering Institute

Possui graduação em Engenharia de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (1996), especialização em Geologia do Quaternário e Ambiental pelo Museu Nacional da UFRJ (2007), mestrado (2001) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE/UFRJ (2009). Atualmente é professor dos cursos de graduação em engenharia de fortificação e construção, pós-graduação em engenharia de transportes e pós-graduação em engenharia de defesa, todos do Instituto Militar de Engenharia (IME). Colabora com o curso de mestrado profissionalizante em Geotecnia da Universidade Federal de Outro Preto/MG e com aulas de materiais de pavimentação e participação em projetos de pesquisa da COPPE/UFRJ. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em rodovias, ferrovias, aeroportos e portos - projeto e construção - atuando principalmente nos seguintes temas: materiais de pavimentação, mecânica dos pavimentos, solos tropicais e metodologia MCT, mecânica dos solos, solos não saturados, pavimento ferroviário e geologia do quaternário.

Camila Nascimento Padilha Silva, Instituto Militar de Engenharia

Atualmente, analista de meio ambiente na SEMA-MT. Fui Coordenadora do Laboratório de Solos, Asfalto e Concreto - Renê Oliveira Neuenschwander do Estado de Mato Grosso e professora do UNIVAG e da UNIC do Curso de Engenharia Civil. . Mestre em Engenharia de Transportes graduada pelo Instituto Militar de Engenharia, com enfoque em Infraestrutura. Engenheira Sanitarista e Ambiental formada pela Universidade Federal de Mato Grosso. Realizei pesquisas sobre a utilização de resíduos sólidos como agregados em camadas do pavimento. Todas as atividades envolvem liderança, logística, comunicação e gestão de pessoas, habilidade de negociação e visão estratégica, com forte orientação para resultados.

Published

2020-04-06

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