Desempenho funcional, estrutural e de segurança viária de um pavimento rodoviário construído com resíduos reciclados de ardósia ao longo de três anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.004.0029

Palavras-chave:

Resíduos Reciclados de Ardósia, Sustentabilidade Ambiental, Mecânica de Pavimentos, MeDiNa

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar o desempenho funcional, estrutural e de segurança viária de uma pista em trecho rodoviário experimental, construído no Distrito de Vargem Grande, município de Papagaios, MG. O pavimento foi construído com resíduos reciclados de ardósia, material alternativo, ambientalmente inerte, empregado nas camadas reforço do subleito, sub-base, base e revestimento, e com especial atenção para última, em concreto asfáltico (CA), por ser a camada mais nobre. O desempenho da pista do trecho experimental teve como base metodológica a avaliação funcional, estrutural, mecânica e de segurança contra a derrapagem. A avaliação funcional foi realizada por meio da determinação do Índice de Gravidade Global (IGG). Para avaliação estrutural, não destrutiva, foi utilizado o equipamento FWD, para estimar o módulo resiliente de cada uma das camadas do pavimento. E para a avaliação estrutural destrutiva, foi utilizado o equipamento sonda rotativa, que permitiu a retirada de corpos de prova da camada de revestimento, e do qual foram observadas a estrutura do esqueleto mineral das misturas asfálticas pesquisadas e aplicadas em campo. A segurança viária foi verificada por meio de ensaios de campo que avaliam a micro e a macrotextura do revestimento asfáltico. Com relação aos agregados britados de ardósia, os resultados dos ensaios de caracterização foram promissores, pois esses não sofreram quebra, esmagamento ou fendilhamento pela ação do tráfego, embora tenham natureza lamelar; mostraram-se também com boa adesividade para uso em mistura asfáltica a quente (concreto asfáltico). O estado da pista como um todo, pelo baixo número de defeitos constatados, teve avaliação correspondente a “ótima”, pelo IGG (Índice de Gravidade Geral), não tendo sido observado comprometimento da pista para o usuário, quanto à derrapagem. Diante dos resultados obtidos, o emprego de agregados reciclados de ardósia utilizados nesta pesquisa apresentou resultados satisfatórios, e espera-se que seu uso seja cada vez mais incentivado em obras de pavimentação rodoviária, uma vez que, pelo alto consumo desses resíduos em obras lineares, essa providência concorrerá para a sustentabilidade ambiental e fomentará o emprego e a renda na região da extração da rocha.

 

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Biografia do Autor

Marco Antônio das Graças Antunes, Universidade Federal de Ouro Preto

Atualmente é analista do Ministerio Público do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Civil (construção, reforma, avaliação), Segurança do Trabalho (perícia) e Meio Ambiente (perícia). Graduado em Engenharia Civil pela UFMG (1981), ênfase Transportes e Estruturas, especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, pela FUMEC (1990), Especialização em Engenharia Sanitária e Tecnologia Ambiental, Área de Concentração em Tecnologia Ambiental, pela UFMG/DESA (2006). Mestre em Geotecnia - Mestrado Profissional em Gestão de Risco em Geotecnia e Desastres Naturais, pela UFOP, Escola de Minas, Núcleo de Geotecnia Aplicada (2011). Doutorando em Geotecnia de Pavimentos, UFOP, Escola de Minas, Núcleo de Geotecnia Aplicada

Antônio Carlos Rodrigues Guimarães, Instituto Militar de Engenharia

Possui graduação em Engenharia de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (1996), especialização em Geologia do Quaternário e Ambiental pelo Museu Nacional da UFRJ (2007), mestrado (2001) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE/UFRJ (2009). Atualmente é professor dos cursos de graduação em engenharia de fortificação e construção, pós-graduação em engenharia de transportes e pós-graduação em engenharia de defesa, todos do Instituto Militar de Engenharia (IME). Colabora com o curso de mestrado profissionalizante em Geotecnia da Universidade Federal de Outro Preto/MG e com aulas de materiais de pavimentação e participação em projetos de pesquisa da COPPE/UFRJ. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em rodovias, ferrovias, aeroportos e portos - projeto e construção - atuando principalmente nos seguintes temas: materiais de pavimentação, mecânica dos pavimentos, solos tropicais e metodologia MCT, mecânica dos solos, solos não saturados, pavimento ferroviário e geologia do quaternário. 

Geraldo Luciano de Oliveira Marques, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1988), mestrado em Geotecnia pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa (1993) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / COPPE (2004). Atualmente é Professor Associado IV do Departamento de Transportes e Geotecnia da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Pavimentação e Geotecnia, atuando principalmente nos seguintes linhas de pesquisa: pavimentação, Infra-estrutura de transportes, geotecnia rodoviária, mecânica dos pavimentos, materiais para pavimentos e misturas asfálticas.

Marcos Lamha Rocha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2017) e Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora, na linha de pesquisa Materiais, especializado em Pavimentação. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Pavimentação e Geotecnia, atuando principalmente nos seguintes linhas de pesquisa: pavimentação, Infra-estrutura de transportes, geotecnia rodoviária, mecânica dos pavimentos, materiais para pavimentos e misturas asfálticas.

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Publicado

2021-02-08

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